sábado, 9 de junho de 2012

CONSIDERAÇÕES SOBRE O AUTO DE SANTA RITA - Débora Raquiel


O que considerar depois de trancos e barrancos... de nossa inexperiência frente à um projeto tão grandioso,onde os grandes nomes do estado é que estiveram a frente, não nós que somos crianças ainda, com um ideal de gênio,e vencemos! Considerar que emprestamos dinheiro para que o Auto acontecesse, que ficamos sem comer na hora certa, perdemos o sono, voltamos dentro de um carro apertado com tantos metros de tecido, que levamos chuva, sol, que nos desgastamos que sofremos que falamos mal, que choramos em algum momento que não cabe dizer aqui. Nós construímos juntos à decisão, e nós falhamos por não entendermos a real diferença entre projeto e convênio. Nós falhamos também quando nos predispomos a nos lançar sobre um projeto quando não havia perspectiva de cachê ou salário, falhamos quando berramos aos quatro cantos que nosso trabalho seria feito por amor a cultura, principalmente quando há escassez e limitação de recurso, quando o ideal aqui seria trabalhar colaborativamente...e não é de admirar que financiamento para a cultura é, e, sempre será um nó!

No que concerne aos 20%, e quanto a dois ou três artistas que se manifestaram contrários... trabalharemos dias a fio na Casa de Cultura, como fizemos desde o dia 29 de Março de 2011, com muito afinco, ao lado de grandes entidades culturais, para devolver tostão por tostão, o que é direito de vocês. Até dezembro de 2012, que é quando minha missão terá sido cumprida, estaremos lá de sol a sol frente à missão que abraçamos e escolhemos.

No mais, queridos artistas, evitem os burburinhos, não maculem o nome da casa que por si só já padece pelas intempéries do poder público que engatinha- Lutemos sempre pelo bem da cultura, pois a realidade não espera que os homens elaborem seu conceito.

É justamente esse estranho poder que a cultura tem que me faz prostrar-me ante ela, o de respeitar cada discurso colocado, sem contestação, aqui fica meu breve silêncio...são as atitudes e os valores que auxiliam pessoas a superarem relações conflituosas.

Sim, nós somos mais que uma soma de indivíduos! Mostramos isso no palco, e agora na vida real, onde somos também atores sociais de nossa própria história.

Mesmo depois dos dias difíceis, onde experimentamos a insatisfação de alguns, a injustiça de outros, também pudemos gozar do amparo, apoio e expressão de:- Força guerreiros, a luta não acaba aqui. Esses seres sobrenaturais que nos auxiliam, esses mentores que nos circundam em forma de gente, presto aqui meu sincero agradecimento.

Minha visão essencialista sempre foi e será assim, nosso pacto federativo é com a cultura!
O que considerar depois de receber um email da Secretária Isaura na manhã de hoje, que dizia exatamente assim: Parabéns a todos vocês de santa cruz, pelo belo e brilhante trabalho. O Auto de 2013 já está garantido. Honrem os Natalenses no Teatro Alberto Maranhão com este maravilhoso espetáculo. Posso confirmar a data dia 17 de Agosto?
Relembrando o discurso do começo: “Utopia=Um lugar a se chegar! E chegamos!!! Débora Raquiel S.Lopes.

Um comentário:

  1. Débora, sua gestão na Casa de Cultura há de deixar uma marca muito forte. Lamentaremos, certamente, caso seu trabalho seja interrompido em dezembro. Você tem se doado a essa causa sem quaisquer recompensas financeiras.
    Parabéns pelo que tem feito até agora!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”