sábado, 9 de junho de 2012

O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS - Nailson Costa

Perguntam-me muito quem é o brasileiro de todos os tempos. Machado de Assis, disparado, pelo menos pra mim. Tenho lido alguns autores por esse mundo afora. E são poucos os que releio. E quando isso faço, nada de novo acho. Diferente com o meu amigo Machado. Releio sempre Machado e sempre acho algo de novo que mereça uma resenha literária nova. E isso me fascina. Sempre há algo de inédito em sua obra. Basta olhar com atenção. Nenhum brasileiro me é tão surpreendente quanto Machado. Acabei de ler uma obra inédita, o livro mais vendido da lista de Veja. Nunca mais o lerei. Água com açúcar. Machado é o brasileiro de todos os tempos.

5 comentários:

  1. É BOM MESMO,NAILSON. VC TEM BOM GOSTO,CLARO.

    ResponderExcluir
  2. nailson é nailson,o resto é resto. valeu cara,esse poeta aí é o bicho de bom. dou maior valor.

    ResponderExcluir
  3. Nailson,

    Você continua sendo nosso grande professor. Principalmente quando escreve coisas maravilhosas como esse texto.
    Machado é Machado!!! Tornei-me leitor de fato devido ao meu contato adolescente com as obras desse inigualável gênio. Nunca mais larguei os livros, e estou sempre voltando a Machado. Caminho com ele nas ruas do Rio de Janeiro do Século XIX: em um pulo vou do Cosme Velho à Enseada de Botafogo. Acompanho-o em suas profundas análises psicológicas, rio com seu humor sutil e inteligente e enriqueço minha sociologia com sua visão crítica da hipócrita sociedade em que ele vivia (em que ainda vivemos!).
    Quero que Deus me dê tantos anos de vida quanto a vontade que tenho de reler “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, meu livro predileto.

    Parabéns, eterno professor Nailson!

    ResponderExcluir
  4. E isso significa dizer que os Senhores concordam comigo. Um abraço!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”