APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

"A Saga dos Limões Será Relançada em Natal"



(Capa do Livro)

Inserido na programação da 40ª edição da Feira Lítero-poética do Colégio CEI-Mirassol (Centro Educacional Integrado), em Natal, capital do Rio Grande do Norte, nos dias 16 e 17 de maio, a partir das 11 horas, haverá o relançamento do livro "A Saga dos Limões - Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante", do médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio de Andrade Filho.
(Reunião de planejamento do evento)
O convite ao escritor para participar da 40ª Feira Lítero-poética, que ocorrerá no auditório do CEI-Mirassol, partiu do professor de língua portuguesa Jerônimo Linhares Braga e da coordenadora geral da unidade educacional Rosângela Siqueira.

(Colégio CEI-Mirassol)
A Feira Lítero-poética celebrará os 40 anos de serviços educacionais do Colégio CEI-Mirassol e contará com grandes nomes da cultura potiguar. Particularmente, para o relançamento de "A Saga dos Limões" estão convidados: o escritor Emanoel Amaral e o pesquisador Aucides Sales, consultores da obra; o diagramador Alessandro Amaral; os músicos Cláudio Saraiva e Dudé Viana; além de representantes da Família Limão.

(Pesquisador Epitácio Andrade com "A Saga dos Limões")
 
"A Saga dos Limões" é um ensaio historiográfico sobre o segmento étnico, representado pela Família Limão, constituído por remanescentes indígenas e descendentes de ex-escravos, que resistiram ao recrutamento forçado para a Guerra do Paraguai (1865-70), participaram da Insurreição dos Quebra-quilos (1874-75) e enfrentaram o cangaceiro Jesuíno Brilhante (1844-79).

(Aucides Sales e Cláudio Saraiva) 
 
Do quadro de pesquisadores da Fundação Cultural José Augusto, Aucides Bezerra de Sales foi um dos pioneiros a introduziu nas pesquisas sobre o cangaço "Brilhantes X Limões", conteúdos que envolvem a etnicidade da Família Limão. Na ocasião do evento de relançamento, Aucides Sales fará intervenções orais e apresentará um interlúdio musical com o cantor e instrumentista Cláudio Saraiva.

(O autor com o diagramador Alex Kidd)
 
O design gráfico Alessandro Amaral, "Alex Kidd", foi convidado para fazer uma exposição sobre o trabalho de confecção do livro, desde a criação da capa e a elaboração das "orelhas" de autoria do antropólogo Geraldo Barboza, passando pela montagem da "folha de rosto" e a formatação página a página, até chegar a tomada de preços nas editoras para impressão e o registro na biblioteca nacional.

(Músico Dudé Viana)
O cantor e compositor Dudé Viana foi convidado para fazer dois interlúdios musicais, apresentando as canções: "Outdoor de Cultura Popular", de sua autoria que homenageia o folclorista Luís da Câmara Cascudo, e "Cantofa e Jandi", romance de cordel de Aucides Sales que versa sobre a guerra contra os índios pajeús.

(O autor, uma peça museológica e Emanoel Amaral)

A intervenção oral do escritor e desenhista Emanoel Amaral deverá abordar uma retrospectiva dos trabalhos de pesquisa para a elaboração de "Jesuíno Brilhante em História de Quadrinhos", a partir do ano de 1981, quando resgatou na zona rural de Patu, no médio-oeste potiguar, "a chave e o cadeado" da fortaleza do coronel João Dantas de Oliveira, principal articulador da emboscada fatal, comandada pelo cabo Preto Limão, que ceifou a vida do cangaceiro Jesuíno Brilhante, em dezembro de 1879. 

(Professor Jerônimo, o autor e membros da Família Limão)

O evento de relançamento de "A Saga dos Limões", nos 40 anos do Colégio CEI-Mirassol em Natal/RN, terá como convidados especiais representantes da Família Limão que, segundo o autor, compõe o patrimônio histórico nacional.

Texto: Epitácio de Andrade Filho, Médico Psiquiatra e Pesquisdor Social