domingo, 1 de janeiro de 2012

NEC - UMA ESCOLA QUE SE ETERNIZA (Marcos Cavalcanti)

Origem das fotos: www.ivanilson.com

O ano de 2011 juntou suas capas. Virou história! Hoje suas páginas registram, infelizmente, no capítulo dedicado à educação de Santa Cruz, o canto de cisne do  NEC - Núcleo de Ensino à Criança – Escola que vi nascer na rua Cosme Ferreira Marques, pelas mãos e inteligência de Ana Valeska, educadora que inovou em matéria de metodologia pedagógica para o ensino infantil em nossa cidade. Escola que tinha em sua estrutura física o aconchego de um lar, em cujo espaço se espraiou por mais de uma década, a dedicação, o zelo, o divertimento, o companheirismo, a sabedoria e as lições que fizeram dela uma referência para a educação infantil de Santa Cruz.
Abraçada que foi pela professora Valteísa Santiago, o NEC consolidou passo a passo a sua reputação, o seu estilo de bem-ensinar.  A história do NEC e de Valteísa se misturam de tal maneira que é impossível separá-las. Tão pouco saberia  dimensionar em palavras a dor da professora quando teve que tomar a dura decisão de fechar as portas de sua amada escola. A tristeza certamente toma conta  também dos professores e funcionários que lá deram a sua contribuição, que lá aprenderam e ensinaram. Em suas memórias ficarão registrados os desfiles cívicos do 7 de Setembro, as comemorações dos dias das mães, dos pais, do São João, as colações de grau, as semanas culturais, as reuniões de pais e mestres, os aniversários comemorados e as horas e horas em sala de aula exercitando a nobre missão de ensinar.
O NEC finda enquanto estrutura organizacional, enquanto entidade jurídica dedicada à educação. Os seus quadros não abrigarão mais as letras, os desenhos e a lições; suas classes não ouvirão mais a pergunta ou resposta de uma criança ou de um professor; seu pátio não verá mais a algazarra dos recreios; suas paredes ganharão novas tintas e estas apagarão as imagens e desenhos que ainda agora povoam o imaginário dos que com eles conviveram ano após ano, mas ninguém poderá arrancar da história da vida, o que se eterniza pela memória indelével  e afetiva dos que viveram nela, a experiência “Nequiana”.
Se o instituto Cônego Monte foi e será sempre a escola de minhas reminiscências,  o NEC será o das lembranças de minha filha Nadiajda.  Lá, minha pequena construiu suas primeiras amizades, teve a sua primeira professora, foi oradora de turma, brincou, chorou, sorriu, aprendeu e se encaminhou para uma nova etapa de sua educação. E saiba, amiga Valteísa, que este texto de homenagem, de agradecimento, é fruto  da conversa e da saudade de dois pais, de dois ex-professores que tiveram em comum a vivência cotidiana com esta inesquecível escola, que a ela confiou plenamente os seus filhos e que colheu os bons frutos que esta grande árvore soube ainda mais adoçar. Pronto dona Terezinha (minha inesquecível professora de português no colégio do Padre), está feita a nossa homenagem, está feito o nosso agradecimento a todos que fizeram a história do NEC – Núcleo Eterno da Criançada.

Marcos Cavalcanti  

5 comentários:

  1. Quero agradecer, em nome de toda família que fez o NEC, ao Marcos Cavalcanti por esse texto tão inspirador e emocionante. Apesar de não ter muito tempo na escola, considero-me agraciado por ter trabalhado numa escola tão íntegra e humana. Encerramos a trajetória com a cabeça erguida e a certeza do dever cumprido para com a sociedade. Nós, educadores, percorreremos outros caminhos, mas jamais poderemos esquecer o NEC, ele estará constantemente em nosso imaginário e na nossa prática, como referencial e ideal. Parabéns a todos os educadores e alunos que passaram pelo NEC, vocês, com certeza, viveram uma experiência única de Educação.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ivanilson pelas palavras! e aproveito para uma correção meu amigo Gilberto, o nome da escola é Núcleo de Ensino à Criança. Pensei ter mandado a versão corrigida. Corrija-a por gentileza!

    ResponderExcluir
  3. Marcos Cavalcanti,
    Lamentei profundamnte o fechamento do NEC.Lá estudaram também minhas duas filhas: Lana, que hoje é estudante de Nutrição(UFRN-FACISA) e Lorrane, que cursava a 3a série . Esta última fez-me descer as lágrimas no dia em que a Prof. Walteiza fez o anúncio do fechamnto do NEC.Disse Lorrane: "Painho tenho más notícias. Walteiza fechou o NEC. Onde eu vou estudar, Painho?"
    Marcos, aquelas palavras me encheram de tristeza. Aquela escola marcou muito nossas vidas.
    De qualquer modo, prabenizo a todos os funcionários pelas presteza do bom atendimento ao público que lá frequentava.A eles todos o nosso carinho, mas especialmente ao porteiro Joca, exemplo de pessoa paciente e dedicada.
    Que Deus lhes encaminhem para outras tarefas e que continuem seguindo pelo caminho que fizeram do NEC exemplo de boa escola na nossa cidade.

    João Maria de Medeiros

    ResponderExcluir
  4. Como os demais também venho demonstra minha tristeza pelo NEC ter fechado suas portas, uso das palavras do Prof. Alessandro quando disse sabiamente, que Santa Cruz envés de estar progredindo estava regredindo na educação por estar perdendo tal instituição.
    Eu como educadora que fui no NEC, está instituição me acolheu e que foi minha "oficina", certamente me deixou marcas, a lembrança dos sorrisos dos pais, estes que vinheram chorando me agradecer pelo carinho, eu somente os agradeço pela confiança prestada na instituição e em mim como incentivadora do conhecimento de seus filhos. Como poderia esquecer meus pequeninos, o geitinho que cada um me tratava, os abraços apertados, as palavras de carinho, o amor que sentia exalar quando diziam, titia você é bonita, tia eu te amo. Também não esquecerei dos seus momentos de travessuras que com poucos minutos era esquecido e já estavam lá denovo aprontando.
    Continua...

    ResponderExcluir
  5. continuação...
    Como poderia eu encerrar minhas palavras sem falar daqueles que como eu prestaram serviço ao NEC, a querida Ilda e Edilza que sempre nos recebia com sorrisos, aos professores que não éramos apenas colegas de trabalho, e sim amigos.A Coordenadora Josélia e a Diretora Walteiza que muito me ensinarão. Joca, este como esquecer suas gracinhas.
    É com lagrimas nos olhos que termino aqui meu “pequeno comentário” gostaria de falar de cada aluno, cada professor, cada evento que organizamos, mas eles concerteza ficaram guardados em nossa memoria.
    Laíz Jéssica, Prof. Nível I e II mat/vesp.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”