terça-feira, 6 de setembro de 2011

O PODER DAS PALAVRAS - Gilberto Cardoso dos Santos


Uma antiga funcionária, hoje aposentada, retornou à escola para rever os colegas. Estava visivelmente emocionada e abraçou-me, perguntando: “Lembra de uma carta com uma poesia que você fez pra mim quando eu ainda trabalhava aqui? “

Lembrava-me da carta, sim, embora não recordasse de nenhuma das palavras que escrevi para aquela ex-colega e funcionária exemplar sobre quem me senti um dia inspirado a escrever.

“Guardo até hoje aquela carta”, acrescentou ela. Fiquei pensando então na importância que aquela simples página de valor insignificante passou a ter para aquela senhora depois que nela tracei algumas linhas. Os anos se passaram, a folha amareleceu, mas ela a guarda com carinho. Certamente, durante todos esses anos, pôs muita coisa fora, mas a carta não, jamais. Fiquei curioso para reler o que escrevi e, enquanto me dirigia à secretaria, o celular dela tocou. Enquanto ouvia o que era dito, se pôs a chorar. Espantado, perguntei-lhe o que estava acontecendo.

“É que hoje é meu aniversário, Gilberto. Meu genro, que mora em Goiás, acabou de ligar e me disse umas palavras bonitas.”

Entendi melhor o porquê de sua ida à escola naquele dia. Aquela mulher sofrida, massacrada pelos anos, por uma profissão que não lhe deu o devido valor e pelas cicatrizes deixadas por um casamento malsucedido necessitava, justificadamente, de palavras de afeto e de reconhecimento.

Eu e outros colegas fizemos-lhe felicitações e ela retornou para casa com ar de felicidade.

Depois disso, pus-me a refletir sobre a importância das palavras. Somos possuidores de um poder magnífico, capaz de influenciar poderosamente a vida dos que nos cercam. Com palavras de elogio e incentivo, podemos erguer os desalentados e fazê-los sorrir. Com palavras de gratidão podemos trazer alegria e incitar pessoas à prática do bem. Palavras de reconhecimento de culpa podem cicatrizar feridas aparentemente incuráveis. Palavras de perdão podem produzir ondas de paz e alívio, atando corações com laços inquebráveis. Palavras de amor têm poder hipnótico. Esforcemo-nos, eu e você, para usar positivamente o dom da fala, trazendo paz, ânimo e alegria aos que nos cercam.

10 comentários:

  1. Lindo texto Gil !! Parabens !!!
    Concordo plenamente com vc mas como disse Boudha
    "As palavras têm o poder de destruir e de tratar, quando são justos e generosos, podem alterar o mundo. “
    Dá tambem a refletir sobre a ausencia de palavras !!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gilberto,pelo lindo e maravilhoso texto! É bem verdade sua reflexão.
    Devemos ter muito cuidado e sabedoria para nos direcionar aos nossos semelhantes.Devemos pensar antes de falar ou mesmo escrever. A mensagem tem poder de construir e destruir,de amar e também de desamar...É realmente um instrumento de dois gumes.

    ResponderExcluir
  3. QUE TEXO LINDO,GILBERTO!
    CONCORDO PLENAMENTE COM SUAS PALAVRAS.
    A PALAVRA TEM PODER!

    LIDIANE

    ResponderExcluir
  4. Aí sim,é CULTURA,informação,boa leitura.
    Parabéns e concordo que as palavras tem poder.

    João

    ResponderExcluir
  5. Um texto desse vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  6. Gilberto,

    Texto magnífico sobre o poder das palavras, elaborado por um maestro das palavras como você.

    Concordo plenamente com o que escreveu!
    Na palavra impressa (bons livros) e na palavra falada (bons amigos), muitas vezes busco, e encontro, alívio para minhas dificuldades pessoais.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Caros amigos, gostaria de aproveitar a audiencia desse blog tão conceituado para fazer um pedido as autoridades de santa cruz, a falta de segurança em nosso municipio é desesperador e ultrapassa o absurdo, isso aqui virou praça de guerra e um antro de marginais, ninguem pode mais sair de casa a noite, foram registrados dez assaltos a mão armada nas ultimas 24 horas, cadê a justiça meu deus, cadê os 50 policiais que foram formados ha poucos dias?? estamos a mercê da impunidade, por favor, isso é muito sério, façam alguma coisa por nós.

    Francisca Lúcia

    ResponderExcluir
  8. Esse texto ficou muito bem elaborado. Parabéns escritor! As palavras tem muito poder!

    Tânia de Serra Caiada

    ResponderExcluir
  9. Muito agradecido fiquei a todos pelo incentivo.

    ResponderExcluir
  10. Vossas palavras certamente me alegraram!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”