quarta-feira, 6 de julho de 2011

TEMPO Lindonete Câmara


TEMPO


Lindonete Câmara


Ah, tempo distante presente!

Tempo daquela infância de cantigas de rodas, do contemplar o arco-íris no meio da calçada

Soltar pipas, caminhar de noite e até de madrugada

O tempo de hoje é vivido nas frestas das entreabertas janelas

Quem sabe nessa exposição o homem é atingido pelas balas perdidas

Ousadia de quem anda livremente pelas ruas, ruelas e nas esquinas da escuridão

Esse tempo, sim, é um tempo de grandes saudades

As cidades já não são as mesmas

Crianças vivem armadas e dormindo no chão

Pais violentam seus próprios filhos

Tanto física quanto psicologicamente

A infância é usurpada pela mídia, sendo literalmente esmagada

Pequenos humanos adulterados, que triste situação!

A vizinhança não conversa, se tranca e não se conhece

O pânico se espalha em atitudes desmedidas

Lugares pequenos se tornam grandes

Os valores estão invertidos e os sentimentos retraídos

O campo verdejante calmo e tranqüilo é inseguro

Quero sonhar com aquele tempo!

Mesmo que eu acorde e me veja sem razão

Com lágrimas e devaneios, verei nesse sonho liberdade

E somente dessa forma vejo solução

Exalo esse desejo arraigado no aroma

Que deleita suavemente em meu coração.

13 comentários:

  1. Lindonete,

    Texto maravilhoso. Excelente comparação entre a infância que se vivia há alguns anos e a infância de hoje. Também tenho saudades das brincadeiras de antes: futebol no campinho de barro, pipas, carrinho de rolimã, desafio de saltar calçadas,...
    Lamento muito quando tenho que ir, às nove horas da noite, buscar minha filha na praça devido ao perigo de ela vir sozinha para casa.
    Lamentável, mas estamos vivendo, mesmo aqui em Santa Cruz, os males da contemporaneidade.

    ResponderExcluir
  2. Lindo,lindo e lindo! Amei essa poesia...que saudades também desse tempo!

    Rita de Cássia

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Drª,
    Me fez lembrar e ter saudades do meu tempo de criança. Eu brincava de carros feitos de lata,quengas de coco nos pés,jogava bilocas rsrs nem sei se vc conhece isso. Eita tempo bom que não volta mais.Hoje a realidade é essa que vc tão bem colocou com sentimentos poéticos!
    PARABÉNS,seus textos são ótimos!

    Santos de São Tomé/RN

    ResponderExcluir
  4. Belo texto,Lindonete!
    Rapidinho quero lhe parabenizar pela grande habilidade. A saudade é grande,pena que as crianças de hoje não vivam mais aquele tempo de infância.

    João.

    ResponderExcluir
  5. Como diria o poeta João Paraibano: "faço da minha esperança, armas pra sobreviver, até desengano eu planto, pensando que vai nascer, e rego com as próprias lágrimas, pra ilusão não morrer".que belo texto lindonete, esse foi o meu tempo.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Teixeirinha,você além de excelente autor é um ótimo comentarista.
    Obrigada Rita de Cássia pela constante gentileza e a Santos pelo mesmo motivo.

    Lindonete Câmara

    ResponderExcluir
  7. Te agradeço João,por ter aproveitado o pouco de seu tempo para fazer seu comentário e que bom que você se identificou com o tal tempo.rs
    Obrigada Hélio,amei seu complemento.

    Lindonete Câmara

    ResponderExcluir
  8. Que lindo...esse tempo foi tão puro,as crianças hoje só querem saber de internet.
    Parabéns minha querida!

    Gorethe Maria

    ResponderExcluir
  9. Esse seu belíssimo texto Lindonete, me faz recordar dos meus tempos de menino, quando eu podia correr pelas ruas, sem medo algum, com total liberdade, sem ao menos imaginar que existia o perigo. Parabéns por mais esse excelente texto que nos faz sentir vontade de regressar no tempo.

    ResponderExcluir
  10. A infância é, talvez, a mais bela fase da vida. É um belo texto que nos dá nostalgia dos bons tempos de criança. Muito bacana.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Gorethe,Adriano e Marcelo por terem gostado e se identificado com o texto.É bem verdade,que na nossa infância,não tínhamos necessidade dessa noção do perigo e camínhavamos livremente...que saudades!

    Lindonete Câmara

    ResponderExcluir
  12. Elogio de um tempo passado para nós ..... “um momento” de vida que deveria ser abençoada para todos!!!
    Parabens minha amiga !!!

    ResponderExcluir
  13. Com certeza,amiga!
    Diferente do seu contexto mas bom para sua inteiração conosco...valeu pelo comentário. Bjss no coração.

    Lindonete Câmara

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”