O ano de 2012, nos trará boas novidades em relação à educação; uma delas , é a lei federal que obriga todas as escolas públicas do Brasil a implantarem o ensino da música na grade curricular como disciplina optativa, tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental. Como apreciador da música, entendo como positiva a aprovação da lei, mesmo sabendo das dificuldades para implementá-la, tendo em vista que estudos científicos comprovam que a música contribui para o desenvolvimento cognitivo e afetivo do ser humano, aumentando suas qualidades morais, intelectuais e psicológicas, além de aflorar a sensibilidade. Tal medida, também irá dar oportunidade de trabalho aos profissionais da música, capacitados para exercer sua função, só ficamos um pouco céticos em relação à quantidade de professores disponíveis no mercado para atender a demanda, e que tipo de música será ensinada aos alunos. Ficam alguns questionamentos.
Hélio Crisanto
Concordo com vc cara!
ResponderExcluirUma voz anônima!
Também concordo plenamente com seu texto, Hélio. Acredito e espero que nesse concurso público tenha vagas para professores preparados no que diz respeito a música.
ResponderExcluirLindonete Câmara
Hélio,
ResponderExcluirSuas observações são muito pertinentes sobre esse tema. Tenho a mesma preocupação que você: será que haverá professores suficientes com formação adequada para as aulas de música? Será que não ocorrerão adaptações esdrúxulas, como docentes de uma outra área assumindo essa disciplina? O tempo dirá. Mas torçamos pelo melhor!
Espero que venha mesmo professores bem capacitados p/ dá essas aulas de música!
ResponderExcluirRita de Cásia
Iniciativa boa se os meios para o aplicar seguem !!!Concordo com você !!
ResponderExcluirA aprovação da lei é um grande avanço,mas a situação ideal ainda está muito distante.O ex-presidente lula vetou na lei a cláusula que tratava da obrigatoriedade do diploma de licenciado para os futuros professores. É um fato que não existe profissional qualificado para dar conta da demanda de escolas no Brasil. Portanto, pouca coisa irá mudar.
ResponderExcluirDiogenes
Essa era uma notícia que nós musicistas aguardávamos há muito tempo, felizmente agora a recebemos de braços abertos. A falta de professores licenciados em música realmente é uma preocupação, muito embora se olharmos para o mercado de trabalho encontraremos muitos profissionais "competentes" na àrea da música que não possuem a graduação mas que tem o nível técnico de música, aqui mesmo no nosso estado temos grandes músicos exercendo a profissão autonomamente e que tem "apenas" o nível técnico, eu digo apenas porque todos nós sabemos encontramos por aí, pelas esquinas da vida, também alguns "professores formados em música" que não tem competência nem talento e às vezes nem o compromisso. Espero que as escolas possam enxergar esses músicos que estão ociosos e que elas possam dar uma oportunidade.
ResponderExcluirCamilo Henrique