APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


sexta-feira, 29 de julho de 2011

A minha ilha, a Guadalupe - Joelle Legrand






A Guadalupe, ilha mais vasta das Pequenas Antilhas,a mais bonita também ,
estira as suas asas de borboleta entre o Oceano Atlântico e o mar das Caraíbas


Karukera (a ilha das belas águas), como é chamado em crioulo,é para o pintor um sonho em verde
espalhado com notas de orquídeas, de ibiscus ....
Dominada pelo vulcão Soufrière,ela oferece uma multidão de paisagens e surpreende pela diversidade dos seus sitios naturais .
Em alguns momentos, passa-se do azul turquesa do mar ao verde da floresta tropical,das longas praias de areia branca à uma decoração selvagem varrida pela ondulação do oceano. Ao encanto das pequenas casas coloridas opõe-se a elegância das luxuosas residências crioulas .
Na variedade geográfica acrescenta-se a variedade da população , real mosaico étnico consistiu em índios, pretos , brancos e mulatos.
Guadalupe, colónia francesa desde 1635 tornou-se um departamento francês em 1946 . É assim que no seguimento da mutação do meu pai nestes céus luxuriantes, tive o imenso privilégio de passar lá a minha infância e a minha adolescência. Foi lá que construí-me através da cultura francesa e crioula .

Mas, esta ilha seria apenas uma bonita carta postal sem a gentileza dos seus habitantes e sem esta arte de viver onde a festa, a música e a dança ocupam um grande espaço .
Seguidamente, era o regresso na França….período doloroso em que senti-me desenraizada e onde realmente compreendi o sentido da palavra "exílio".