terça-feira, 10 de maio de 2011

Desejo Reprimido






Desejo Reprimido

O celibato imposto ao clero católico é um sério problema para a Igreja porque se exige do ordenado a repressão de uma necessidade inata, que só “perde” em “força vital” para as exigências do estômago e do sono.
Atualmente é ainda mais difícil o cumprimento dessa exigência devido ao sensualismo do mundo em que vivemos: belos corpos cada vez mais expostos nas ruas, nos templos religiosos, na mídia etc., em roupas mínimas, “agindo” tentadoramente sobre qualquer cérebro humano que os veja.
O religioso, para cumprir seu voto de castidade, precisa agir autorrepressivamente, “bloqueando” seus desejos carnais; algo que considero muito difícil de ser conseguido, mas não descarto que muitos consigam, em detrimento de si mesmos como seres “pulsantes” que são.
Abolir o celibato seria “desmoronar” um dos principais esteios doutrinários da Igreja, causando-lhe uma transformação histórica, que poderia resultar em certa desmoralização. Mantê-lo causará, ao longo do tempo, maiores problemas relativos ao (des)controle sobre seus membros.

Teixeirinha Alves da Silva Santa Cruz/RN




8 comentários:

  1. Amigo leitor, no último parágrafo do texto, onde se lê "doutrinário", leia-se "doutrinários". Coisas de quem digita às pressas...

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, que bom que você percebeu o quanto era inadequado a imagem postada anteriormente para ilustrar a matéria de Teixeirinha, que aliás, trata tudo sempre com muita seriedade e propriedade. Antes cedo do que tarde!
    Marcos Cavalcanti

    ResponderExcluir
  3. Marcos,

    Grato por você ler meus textos.
    Saiba que também sou leitor assíduo dos seus. Também me "choquei profundamente" com a primeira ilustração. Mas o amigo Gilberto a alterou rapidamente, para meu grande alívio!

    Abraço! Grande poeta Marcos Cavalcanti!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Explicações a Marcos e a Teixeirinha:

    Na difícil missão de ilustrador
    eu provei que não fui bem adequado
    o desenho de um padre excitado
    exibindo um volume assustador
    arrepios causou no escritor
    mas não foi meu intuito magoá-lo
    a imagem cruel daquele falo
    mesmo sob a burca da batina
    com o texto de fato não combina
    e por isso tratei de retirá-lo.

    Eis a imagem para os que não a viram e estão curiosos no seguinte link:

    http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSurmvxPhDS8tPL02ia80jf-ZfnWzWPOg_aBHEnn9BguA93R9ix

    ResponderExcluir
  6. BELO TEXTO DO MEU GRANDE AMIGO TEIXERINHA ALVES.PARABÉNS AMIGO PELO TRABALHO.
    EDGAR SANTOS

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”