Tanto e quanto é meu desejo Que não posso mais esconder Está explicito demais Já não tenho forças pra conter É como uma parte de mim E não posso viver sem Só você tem o que anelo Só você e mais ninguém
Não me negue eu imploro Dá-me sempre sem cessar Permita ao meu corpo alegria Pois apenas me sinto completo Quando em sua companhia
É disto que preciso Minha alma implora sem cansaço Preciso sentir-te perto Não deixe entre nos espaço Pois seria melhor a morte Que viver sem teu abraço
(a todos os meus amigos que me ajudaram e torcem pela minha recuperação).
O amigo de verdade Hoje em dia é incomum Porém tenho mais que um De primeira qualidade Na minha necessidade Todos como a um irmão Me deram toda atenção Por isso que eu sempre digo: SEJA QUAL FOR O PERIGO O AMIGO ESTENDE A MÃO.
Creio que faltou você saber um pouco mais a meu respeito para compreender melhor o motivo pelo qual não darei a metodologia gratuitamente:
Dos 12 aos 20 anos fiquei num convento. Fui noviça e por educação familiar e nobreza de espírito sempre fiz trabalhos voluntários, depois que sai do convento fui fazer a faculdade de psicologia e só com os portadores HIV trabalhei voluntariamente durante 7 anos de minha vida. PArei com o trabalho voluntário quando vi que este tipo de ação social nunca foi valorizada. Não faz sentido uns doando-se gratuitamente enquanto outros ganham milhões sem prestar serviço algum.
Tenho 45 anos, tenho um filho adotivo de 13 anos e quando ele tinha 4 meses me divorciei porque meu ex marido não soube ser pai. Crio ele sozinha, Nunca recebi até hoje nada de graça de ninguém.
Tenho consciência que terei que ir em vários lugares do Brasil ministrar palestras sobre a metodologia, assim como espero que o método expanda-se para outros países (que usam alfabeto para ler e escrever). Pretendo dar minha contribuição indo em todos os lugares carentes, como por exemplo em alguns paises da Africa e da América Latina gratuitamente, sem depender de ajuda financeira de ninguém para custear minhas viagens, bem como, creio que é justo valorizar esta descoberta frente a todos os investimentos feitos pelo Governo Federal com menor importância social, cito aqui os investimentos em obras públicas que apenas alguns poucos da população farão uso (estádios, trem bala RJ-SP, reformas em monumentos que apenas embezam as cidades, e veja bem que acho muito importante que seja feito tudo isto, mas não são prioridades como a erradicação do analfabetismo, tão pouco darão retorno em qualidade de vida `a nação). Com a erradicação do analfabetismo todos ganharão, desde o aprendiz que poderá fazer cursos profissionalizantes, o empresário que terá mão de obra qualificada ao Governo que não precisará dar esmolas nas tantas bolsas famílias que criaram...
Quiçá eu fosse uma empresária bem sucedida, que não precisasse me preocupar com contas no final do mês, que tivesse como garantir o futuro de meu filho, aí sim, com prazer colocaria o nome de minha empresa como patrocinadora deste nobre projeto e garantiria ainda um retorno enorme com a valorização da marca, junto ao mercado financeiro. Investem em sustentabildiade ecológica, porque não em sustentabilidade social?
Está tudo errado Gilberto... Veja quanto ganham os jogadores de futebol, quanto ganham os donos do facebook, pergunto: Eles retiram os condenados à linha da pobreza com seus trabalhos e empresas??? NÃO!!! Mas ganham fortunas e ninguém os critica...
Não creio que a questão seja o fato de eu de forma honesta e justa querer cobrar pela metodologia mas sim o fato de não demonstrarem interesse em verdadeiramente oportunizar ao cidadão brasileiro carente a chance de uma vida digna, com condições de trabalho que lhe garanta o sustento e crescimento no desenvolvimento familiar.
Ainda e assim sendo, quero deixar bem claro que não darei a metodologia gratuitamente.
A responsabilidade da erradicação do analfabetismo não é minha.
Os lucros obtidos pelo governo e pelos empresários com esta metodologia não virão para o meu bolso.
Porque apenas eu tenha que não lucrar com isto?
Tenho sonhos, projetos sociais, pessoas que amo que quero ajudar, tenho um filho que Deus me deu a Graça de criar e quero sim poder garantir o futuro dele e o meu!
Resumo de alguns investimentos:
REFORMA DA PONTE HERCILIO LUZ SC........................R$ 40 milhões
TREM BALA ENTRE RIO E SAO PAULO...........................R$ 30 BIlhões
FACEBOOK.....................................................mais que U$ 100 BIlhões
ESTADIOS PARA COPA...................................até agora R$ 26 BIlhões
JOGADOR MAIS CARO DO BRASIL ......Neymar...............R$ 151,3 Milhões
Erradicar o analfabetismo no Brasil? Não sei mas creio FGV fará o cálculo de forma honesta e transparente e deste valor quero apenas 3%! Creio que três por cento do valor dito pela Fundação Getúlio Vargas não esteja de forma alguma sendo explorativo ou exorbitante. É justo!
Gilberto:
Dra. Rita, a razão principal de a entrevistarmos tem a ver com o revolucionário
método de alfabetização que possibilita a capacidade de ler após apenas 8 aulas.
Inicialmente, gostaria que nos falasse sobre sua área de formação, crenças,
hobbies, um pouco da vida pessoal e campos de estudo.
Rita Júlio: Inicialmente, parabenizo o interesse demonstrado por
este conceituado canal de comunicação, APOESC, na pessoa do
Sr. Gilberto Cardoso dos Santos, meu entrevistador, por terem me
convidado para esta gratificante entrevista, a qual proporcionará aos
seus leitores a oportunidade de serem informados da existência deste
método revolucionário de alfabetização, o qual desenvolvi com conhecimentos e
experiências adquiridas na prática profissional de Psicóloga, por mais de 18
anos.
Respondendo a sua 1ª. Pergunta,
informo-o que cursei o Magistério no Colégio Notre Dame em São Paulo, Pela
Universidade de Passo Fundo/RS sou Bacharel em Psicologia Clínica,
Organizacional e Escolar, formada também pela UPF em Licenciatura Plena em
Psicologia, Pós Graduada em Terapia Familiar Sistêmica de Milão e Segurança
Social e sou Psicóloga Perita Examinadora do Trânsito. Sou Católica praticante
e Mariana. Meus Hobbies prediletos são pintar quadros de vidro, tocar teclado,
cozinhar e jogar tranca. Gosto muito de estudar as atualidades dos
acontecimentos no âmbito mundial quanto à política e crises por ela acarretada
na sociedade. Leio muito sobre tudo que acresce num ser humano.
Gilberto: Com que idade aprendeu a ler e como isso se deu? Quando
de fato despertou para o prazer da leitura?
Rita Júlio:
Eu fui alfabetizada na fase normal de aprendizado, na época, aos 7 anos de
idade.
Gilberto: Que
tipo de livros e autores prefere? Fale-nos de uma ou mais obras
inesquecíveis. Há alguma de cabeceira?
Rita Júlio: Testemunhos de uma Andarilha de Alcy Irene Alves
Júlio, Todos os do Augusto Cury, em especial O Futuro da Humanidade. Pai pobre,
Pai Rico; Quem mexeu no meu Queijo e Pulmão de Aço da autora Eliana Zagui, são
livros inesquecíveis e que transformam. Agora, para a cabeceira da cama
recomendo a Bíblia.
Gilberto: O alfabetizar, no sentido literal do termo, é um grande
desafio para as escolas em geral, mas principalmente para as da rede pública.
Todavia, Há um outro grave problema relativo aos que conseguem ser
alfabetizados: o analfabetismo funcional. Como você avalia isso? Que
causas e soluções apontaria?
Rita Júlio: As causas são as mesmas existentes entre analfabeto
absoluto e analfabeto funcional, afasto apenas como problema sem solução, os
casos de transtorno neurológico grave. Todos os outros casos a solução está no
método desenvolvido com a técnica que aplico. Entendo que analfabeto funcional é o produto decorrente de uma alfabetização tardia e muitas vezes sofrível a qual retirou do educando o prazer da leitura desde o inicio de seu aprendizado o que não lhe proporcionou o prazer que teria adquirido pela leitura no momento certo oportunizado de ler, interpretar e compreender as pequenas histórias infantis.
Respondendo a segunda parte da pergunta, vejo como solução a fase pré-escolar (4 a 6 anos) que é um período ideal, muito tranquilo para aprender as oito aulas, que são oito etapas, proponho ainda que lhes sejam ensinados, aplicando as seis (06) primeiras etapas no primeiro semestre e as duas últimas (7ª. e 8ª.) etapas no segundo semestre, dedicando-se este período mais a leitura de frases e interpretação de pequenos textos, bem como a iniciando com a leitura de histórias infantis ilustradas, o que facilita muito a memorização e o “conhecimento cognitivo”, e assim, ligação melhor as palavras entre si, como um todo no contexto, o que resulta no entendimento pleno do texto, seja em forma de historinhas ou de mensagens. Portanto É UMA FASE IMPORTANTÍSSIMA para formar uma pessoa com um ótimo raciocínio lógico, pois a lógica é a mãe da sabedoria.
É imprescindível lembrar que a criança quando começa a frequentar o 1º. Ano do ensino fundamental, não aprende somente o português, mas também tem outras disciplinas, como: história, geografia, ciências, matemática (a qual também necessita saber ler para entender as equações propostas), além de inglês como é o caso de algumas instituições educandários e demais disciplinas que variam de acordo com a grade curricular de cada colégio ou rede de ensino. Portanto, TEM QUE INICIAR O ENSINO FUNDAMENTAL JÁ LENDO!
O procedimento metodológico de duas horas cada aula deve ser aplicado apenas nos casos considerados drásticos como adolescentes, jovens, adultos e idosos que já perderam tempo demais da vida para ser liberado do analfabetismo.
Gilberto:
Agora passemos ao seu método. Descreva-o em linhas gerais e diga-nos que
objetivos efetivamente ele atinge.
Rita Julio: Partindo do princípio que pelas Diretrizes da Educação é
considerado alfabetizado quem é apto nos cinco itens abaixo relacionados:
1. Quem conhece todas as letras
do alfabeto
2. Quem conhece todas as sílabas.
3. Quem consegue ler e escrever
palavras soltas
4. Quem consegue ler e escrever
pequenas frases.
5. Quem consegue interpretar pequenas
frases.
ESTES CINCO itens em Oito aulas de
duas horas cada, o aluno consegue aprender! Estes cinco objetivos são
alcançados através do método que desenvolvi. É cediço que é necessário o hábito
da leitura e da escrita para redigir e interpretar "grandes textos" e
isto o aluno só consegue com a prática e o tempo.
Gilberto:
Tente traçar um paralelo entre o seu método e o famoso método Paulo Freire.
Em que convergem e em que diferem?
Rita Júlio: Paulo Freire (75) - (1921-92). Gilberto,O método dele foi criado ou pela primeira
vez aplicado em 1962, quando Paulo Freire era diretor do Departamento de
Extensões Culturais da Universidade do Recife,creio que Freire foi grande contribuinte com sua metodologia,
onde há relatos que conseguiu com seu método ensinar em 45 dias, lecionando no
período de 40 horas, não utilizava cartilha, inclusive criticava o uso
destas; bem como, já naquela época criticava o sistema educacional brasileiro.
Não entendo, o por que do nosso sistema educandário, após ter passado mais de
50 anos, da metodologia criada pelo Sr. Paulo Freire, não ter conseguido
ainda erradicar o analfabetismo. Confesso que não conheço a metodologia que ele
desenvolveu, más com certeza absoluta é diferente da minha, pois uso apostila,
seja física ou virtual.
Talvez, o método dele também seja eficiente e ele tenha
tido o mesmo problema que eu estou tendo para que os “métodos revolucionários”
sejam adotados pelos órgãos competentes e responsáveis pelas diretrizes de
ensino do País.
Ainda, veja a tecnologia como era naquela época e como é
hoje… perceba a ciência como um todo; as descobertas que existem são incríveis
e tudo vem como uma soma do que se tinha na busca da melhor perfeição. Assim
deveria estar acompanhando a educação como no conjunto, deveria estar evoluindo,
aprimorando, melhorando, aperfeiçoando, facilitando, modernizando, usando de
toda esta avançada tecnologia em prol da educação como tão bem se usa no avanço
científico e criações de eletrodomésticos inteligentes por exemplo. Para
entendermos de forma prática, basta esta comparação: Que tipo de tecnologia
existiam na época de Paulo Freire e quais inventos criados nos últimos anos,
mudaram drasticamente, facilitando a vida na era moderna em que vivemos. Ao
contrário disto, o que vemos comprovadamente é que a educação estagnou ou pior,
regrediu, se comparado à qualidade do ensino público de alguns anos atrás com o
atual. O método que desenvolvi é informatizado, dividido em oito módulos, as
aulas serão filmadas e poderão ser acompanhadas por leigos no assunto,
apenas para verificarem a correta aplicação dos sons e escrita dos alunos
no outro lado da tela. Tornando a técnica mais interessante e atrativa
para o educando, além do aluno adulto não sentir-se envergonhado de comentar
para os outros que está frequentando “aula de alfabetização”, ele pode dizer
com mais orgulho, sem estar mentindo, que esta frequentando “aulas de
informática”. Porque ele também aprende noções básicas de informática quando é
alfabetizado com esta ferramenta,mas é
bom deixar bem claro que não é necessário utilizar um computador, ou qualquer
meio informatizado, para aprender pelo método em 08 aulas, pode também utilizar
apostila (o que era contra o Paulo Freire), só que desta forma o material tem
que ser impresso, não podendo ser disponibilizado imediatamente para todo o
Brasil, tem um custo bem mais elevado do que utilizando o sistema
informatizado, além desta forma ser mais prazerosa, atrativa e divertida.
Inclusive já fiz a experiência
pratica de entregar o método para dois sobrinhos meus, o Edélsio Rivelino
Júlio(17) e a Ingrid Júlio(18), o primeiro era estudante no 3º. ano do ensino
médio e a outra, é universitária, na época tinha concluído o 1º. Fase do curso
de Negócios Internacionais; os dois tiveram êxito em alfabetizaremem menos de oito aulas, sendo:
um adolescente de 17 anos, o qual frequentava o 7ª ano do ensino fundamental em
uma escola municipal do RJ e ainda era analfabeto; a outra que foi alfabetizada
se tratava de uma Sra. de 68 anos que frequentava há pelo menos três anos o
curso de alfabetização ministrado no CREJA/RJ - Centro de Referência de
Educação de Jovens e Adultos – da cidade do Rio de Janeiro.
Me permita utilizar um pouco da metodologia de Jesus
Cristo que foi o maior Psicólogo da humanidade e quem eu admiro muito e me
inspiro; Jesus somente ensinou e transmitiu as suas mensagens por meio de
parábolas; como ele vou contar-lhe uma: Meu irmão e patrocinador Edelson Júlio
me criticou uma vez de eu ter que utilizar oito aulas para ensinar a ler, pois
ele lembrou-me e eu sei que é verdade, até já presenciei, que ensina qualquer
pessoa, com condições físicas normais, a andar de bicicleta em 15 minutos e a
nadar em 30 minutos; indagando ele então o porque de eu precisar de 16 horas
para ensinar alguém a ler? Respondi a ele que é para dar tempo de fixar a
memorização em razão de ser muita informação para alfabetizar alguém.
Retruquei-o perguntando: “Como você consegue ensinar em tão pouco tempo? Ele,
simplesmente me respondeu que determinava que seus aprendizesfizessem ao contrário do que os
outros “professores” tentavam ensinar, dizia para os que queriam aprender a
se equilibrar sobre a bicicleta “que virassem o guidão para o lado que esta
fosse cair” e não o inverso, que o inverso era somente para inclinar o corpo.
Já para os futuros nadadores que também: “não tentassem nadar como
cachorrinho”, ou seja, com a cabeça fora d´agua; pois a nossa cabeça é muito
pesada, proporcionalmente entre todos os animais, que o peso da mesma em
relação ao volume é o maior das partes humana, inclusive é a única parte que
afunda sozinha, então a solução é soltá-la na agua e virar o rosto somente para
aspirar ar pela boca, retornando com o rosto sempre reto com o corpo, ai, é só
bater as pernas e trabalhar (puxar) com os braços (mão aberta e dedos
fechados), após um tempo expira pelo nariz, dá um tempo, vira novamente o rosto
somente o necessário para a boca sair fora da agua e aspira o ar de novo,
continua tudo novamente, já esta nadando! Me disse ele: Assim como estas
situações em todo aprendizado existem “mitos” que “parecem lógicos” masnão o
sãoe estes atrapalham o
aprendizado; principalmente das pessoas que tem o raciocínio muito apegado a
lógica e são por demais fiéis as determinações de seus instrutores, com a falta
de lógica, sua cabeça não consegue compreender, e muitas vezes eles acabam desistindo;
aceitando a avaliação dos seus “instrutores” que eles “não tem dom para aquilo”
ou que “não levam jeito para esta coisa”, pior, “que ele é um aluno especial”.
O Meu método tem muito disto, tira, exclui vários MITOS
(sete) os quais atrapalham o aprendizado, a alfabetização!
Gilberto:
Já tentou levar seu método ao conhecimento dos órgãos competentes de sua
cidade, seu estado e do âmbito federal? Como reagiram?
Rita Júlio: Busco contato com o MEC há três anos. Para comprovar a
eficácia do Método me disponho a alfabetizar pessoas escolhidas e pré-avaliadas
por uma equipe de profissionais que documentem anteriormente que os
selecionados são mesmo analfabetos e que após as oito aulas sejam reavaliados
pela mesma equipe e esta também documente a conclusão obtida. A Secretaria
Estadual da Educação de Santa Catarina está selecionando três pessoas.
Quero te explicar, ainda, que o
"método" uma vez divulgado ele automaticamente pode ser usado de
forma "universal" em especial pelo BRASIL TODO sendo que seria
injusto um Município ou um Estado pagar sozinho a “conta” para todos os demais
usufruírem gratuitamente. Temos interesse que o povo receba de forma gratuita e
não passaremos para qualquer entidade/empresa que queira cobrar do educando um
direito que lhe é nato e garantido gratuitamente pela Constituição.
Pensando assim, quem deve patrocinar é o Governo Federal
ou qualquer empresa que queira fazer "investimentos sociais" assim
como fazem nos "investimentos ecológicos" e “esportivos” tirando
proveito de sua sustentabilidade ou de compromisso sócio/econômico o que lhes
proporcionam bom Marketing e valorização de suas "ações" no mercado
financeiro, pensamos em apoio tipo: Petrobras, Vale, Eletrobrás, BB, Itaú,
Ambev, etc. ou do próprio Governo Federal que gasta valores
demasiadamente superior (ao qual pretendemos pelo método) com obras
públicas com fins que possui muita restrição social ou de pouca utilidade
pública.
Gilberto: Você se recusa a disseminar o know how desse
sistema. Já foi muito cobrada e criticada por isso? Só o trará a público caso
tenha um incentivo financeiro? Por que não o divulga gratuitamente?
Rita Julio: Temos interesse em desenvolver muitos trabalhos de
filantropia e esta é a nossa chance de obtermos recursos para realizarmos também
os nossos sonhos e de mudar a vida de muitos outros infortunados, com situações
de vida mais lamentáveis ainda que a dos analfabetos. Queremos fazer
muita diferença e resolver sérios problemas sociais, os quais têm
sido dados pouquíssima atenção, principalmente quando se trata de
"inválidos socialmente". Com este método de alfabetização poderemos
tirar milhões de pessoas condenadas a linha da pobreza, proporcionar-lhes
condições de poderem participar de cursos profissionalizantes, melhorando a
carência de mão de obra qualificada que tanto tem necessitado a indústria e o
comércio, de forma que, muitas pessoas , hoje analfabetas, estão desempregados,
que possam ter emprego e com alguma qualificação profissional, que lhe garanta
uma renda melhor, com isto uma melhor qualidade de vida para ele e sua
família, poder incluí-los na era digital, contribuindo assim para
uma sensível melhora no nosso índice do IDH, o qual também é
vergonhoso para o Brasil que esta entre os 20ª maiores países de
desenvolvimento, atualmente ocupamos o 7º. Lugar no ranking do PIB mundial, mas
em contrapartida socialmente em análise feita entre 177 países, estamos na 70º
posição do IDH.
Assim também acho justo valorizar os
18 anos de minha vida profissional dedicados para aperfeiçoar a metodologia
usada nesta técnica de alfabetização e na solução do principal problema social
deste Pais atualmente, que reflete significativamente nas condições econômicas
das pessoas que se encontram nesta situação, além dos, das cifras milionárias
que o Governo desperdiça com a repetência escolar, a qual por sua vez, é a
causa principal do abandono escolar de muitos de nossos adolescentes e jovens,
muitos acabam indo para o mundo da violência, drogas, roubos, prostituição e
muitas outros atos que causam sérios problemas para a sociedade.
Podem imaginar o quanto a sociedade
brasileira ganhará com a erradicação do analfabetismo?
Gilberto: Que testemunhos sobre a eficácia do método citaria para
nós? Forneça-nos alguns links para vídeos ou textos que nos tragam maiores
esclarecimentos.
Rita Júlio: Indico que assistam aos vídeos documentários que estão
em
Gilberto:
Com base em um desafio feito por você, pergunto-lhe: Se disporia a
deslocar-se até nossa cidade para mostrar in loco a
eficácia de seu método?
Rita Julio: Sim, com muito prazer!!! Pergunto apenas: após a
comprovação em sua cidade que acesso vocês poderiam me dar junto ao Governo
Federal? Comprovar em sua cidade pode fazer o método desenvolvido
chegar ao MEC? Este é meu maior objetivo: Apresentar e comprovar ao MEC. Irei
com certeza aonde preciso for para apresentar ao Brasil esta metodologia
inovadora e eficaz.
Gilberto: Em relação aos resultados, há diferença entre
alfabetizar uma criança e um adulto? O que você prefere?
Rita Júlio:
Já ensinei com muita facilidade crianças de 05 anos, bem como, idosos de 78
anos. Crianças são mais dispersas e adultos mais concentrados nas aulas, no
entanto, crianças aprendem mais rápidas porque os adultos já aprenderam a fazer
a leitura das imagens, isto é, pela logomarca ou detalhes de desenhos nas
marcas, eles aprenderam a identificar locais comerciais (Bancos, Farmácias,
Padarias, etc.…), outro exemplo que o shampoo a tampa de abertura fica para
cima e do condicionador para baixo. Este aprendizado do adulto, aliado a baixa
estima por anos sem ter conseguido aprender no método convencional prejudica,
MAS não por muito tempo, visto que todos (volto a dizer: todos exceto os que
possuem transtornos neurológicos graves) aprendem em no máximo Oito Aulas.
Gilberto:
Nota diferença significativa entre alfabetizar um que já tentou aprender a ler
e outro que terá sua primeira experiência com as letras?
Rita Júlio: A primeira experiência com o letramento torna-se mais
difícil porque envolve coordenação motora para a escrita.
Gilberto:
Por obséquio, fale-nos um pouco sobre dislexia e disgrafia. Nós, professores,
nos deparamos com isso frequentemente e nos sentimos carentes de embasamento
teórico adequado para lidar com tais situações.
Rita Júlio: Gilberto, posso escrever sobre grandes autores que
decorrem sobre estes ditos distúrbios de aprendizado, a teoria é rica na
internet, mas vou te ser bem franca: Como psicóloga já me foram encaminhados
casos (pessoas) ditos de dislexia e disgrafia e ambos eu alfabetizei com
facilidade, então não posso falar do que na prática não conheço.
Gilberto:
Você sempre fala que seu método é eficaz com pessoas dentro da normalidade
psicológica. Entre em detalhes, por favor, a respeito disso. Que tipo de
distúrbios tem em mente ao dizer isso? Não é comum vermos pessoas mentalmente
desequilibradas e com melhor desempenho em leitura que outras ditas normais?
Rita Júlio: Quando falo, me refiro a transtornos neurológicos
graves. Não faço milagres. São os casos, por exemplo, de Mal de Alzheimer
que não pela dificuldade de memorização torna-se difícil aprenderem. Outro caso
que acontece e prejudica o aprendizado são as pessoas (geralmente os idosos)
que tomam medicamentos controlados que prejudicam a atenção concentrada, a
memória, medicamentos que possuem como reação adversa um declínio
cognitivo.
Gilberto: Acha você que a progressão continuada e a frouxidão dos
atuais métodos de ensino são responsáveis por crianças chegarem ao segundo grau
sem estarem devidamente alfabetizadas? Que pensa sobre isso?
Rita Júlio: Exatamente. Deve-se respeitar o direito da criança
adquirir este conhecimento na idade certa para a alfabetização e cobrar dos
educadores o cumprimento desta Lei.
Nesta questão habita o maior problema
no ensino brasileiro, visto que o não aprender na fase certa, gera distorção
série idade. Criaram então a progressão automática que no meu entender é
a vilã, a grande culpada da situação caótica em que se encontra a educação em
nosso país. As crianças deveriam ser "niveladas" pelo grau parecido
de conhecimento adquirido e não pela idade em que se encontram. Quantos
traumas, quanta depressão infanto juvenil estamos produzindo nas crianças e
adolescentes colocados numa mesma sala confirmando durante quatro horas diárias
que o saber do colega da carteira ao lado é maior que o delas. Quanta tristeza
e sofrimento vivem estes alunos?!!! É óbvio que na adolescência estes
mesmos alunos acabam na evasão escolar e vivam para sempre condenados `a linha
da pobreza... São culpados? NAO!!! São vítimas do sistema que vivemos, do grito
que nós "letrados" calamos, da cegueira e egoísmo de quem aprendeu e
corre em busca de seu quinhão, não se importando com a dor e sofrimento de quem
mora ao lado. Vítimas de falsos políticos, de quem ganha com a situação em que
eles se encontram...
Gilberto:
Em um dos vídeos, você diz que cada um tem seu próprio ritmo de aprendizagem.
Esse ritmo, em regra geral, estaria restrito a 08 aulas?
Rita Júlio: Cada uma das oito aulas possui duas horas. Tem vários
casos que os alunos concluem uma das aulas (etapa) em 15 minutos, outra em 45
minutos... Quando falo que o ritmo de aprendizado é diferente, quero deixar
claro que alguns aprendem muito rápido, ou seja, apenas os que mais demoram
usam as oito aulas.
Gilberto:
Ensino a partir de um sétimo ano. Os alunos chegam até mim das mais diversas
instituições com enormes dificuldades em leitura e escrita. Sinto-me quase
impotente diante da situação. Que conselhos me daria para enfrentar esse
problema? Lastimável é o quadro. Esforço-me por despertar neles o amor pela
leitura, mas não alcanço o resultado pretendido. Aprovo-os, mas sinto que saem
aquém do esperado. Help me.
Rita Júlio: Gilberto, creia que maior do que tua vontade de saber a
técnica desenvolvida é a minha vontade de contar ao mundo todo. Assim que
possível for o farei e poderás ajudar nesta nobre causa da erradicação do
analfabetismo no Brasil e assim acabar com este sofrimento em milhões de
brasileiros e de suas famílias, bem como, de educadores comprometidos como eu e
você, com o verdadeiro dom de partilhar o saber e que sofrem por não alcançarem
tal objetivo.
Gilberto:
Recomende-nos algum filme, livros, links... e escreva um ou mais pensamentos
que julga extraordinários.
Rita Julio: Isto é grave! Analisem os dados revelados nesta
reportagem abaixo:
"Brasil usa sistema de alfabetização
ultrapassado"
Falta de políticas públicas
comprometem a educação
Pesquisadores brasileiros divulgaram
um estudo mostrando que a alfabetização no país não é eficiente e provaram isto
com números: Uma pesquisa feita com 350 mil alunos de escolas públicas e
privadas de todo o Brasil, mostra que no:
SEGUNDO ANO do ensino fundamental 86,4%
dos alunos não estão alfabetizados;
TERCEIRO ANO: 73,5% também
não...
QUARTO ANO: 60,7% ainda não
aprenderam...
QUINTA SÉRIE: 50% = Metade
dos alunos não sabem ainda ler e escrever.
Em outra avaliação internacional, que analisa a capacidade
de leitura de alunos com 15 anos de idade da rede pública, detectou-se que:
1. O Brasil ficou na posição 53º. num
ranking de 65º países;
2. Numa escala de 1 a 5, a média
brasileira foi "2" ;
3. O exame mostrou que a
maioria dos estudantes não compreende textos.
O problema segundo os
pesquisadores está mais nas Políticas Públicas adotadas no Brasil e
não só na má aplicação delas, os cientistas também
perceberam que nem as diretrizes curriculares dizem o que os
professores devem ensinar e nem em que sequência.
Conclusão: "O Brasil não tem um programa de
ensino eficiente", é o que provam os dados acima, não sou somente
eu quem afirma, muitos já estão tendo coragem de falar isto abertamente, sem se
preocupar com os responsáveis, mas sim com os infortunados e necessitados.
Gilberto:
Dirija-nos suas palavras finais. Sinta-se à vontade.
Rita Júlio: Finalizo, pedindo a DEUS que derrame uma benção especial
a quem fizer chegar esta metodologia até os responsáveis pela educação no
Brasil, bem como, rezo para que Ele aja no coração e na consciência de quem
está à frente de nosso Governo, ou mesmo de alguma grande empresa, comprometida
socialmente, que estejam realmente preocupados e compromissados em resolver
este GRAVE problema Brasileiro, o qual reflete drasticamente até mesmo nos
índices de desemprego e criminalidade, além de deflagrar sérios casos de depressão
em grande parcela de nosso povo, fato que, também já temos no Brasil um
alarmante índice neste sentido.
Situações estas e outras que
serão reduzidas sensivelmente com a erradicação do
analfabetismo, inclusive com diminuição de crianças e adolescentes que hoje são
encaminhadas para Instituições tipo APAE e Centros de Educação de Jovens e
Adultos, só porque o sistema educandário atual não teve competência para
alfabetizá-los e por isso, muitos foram rotulados de “alunos especiais”, sendo
em certos casos receitados medicamentos psicotrópicos, sem que haja
necessidade, e, os quais advindos de seus efeitos diretos e colaterais,
deflagram verdadeiros problemas mentais, bem como, uma total sensação de
incapacidade, de inferioridade, de dependência, de improdutividade, de
fracasso... enfim, um enorme grau de baixa estima; com elevadíssimos custos
para a sociedade, levando ainda a família da "vítima" há também sofrer
depressão e desgaste moral e social.
Lembrem-se ainda que segundo dados do IBGE: São 14, 1
milhões de brasileiros analfabetos e 30 milhões de brasileiros analfabetos
funcionais. Eles precisam deste método. Estou fazendo minha parte e o convido
para que você que está lendo este reportagem, ajude-os também divulgando esta
metodologia que será a revolução na educação do Brasil.
Por fim, rogo que este método
seja logo adotado pelo Governo Federal ou por alguma empresa de porte - que
tenha interesse em fazer investimentos na área Sócial/Econômica. Abraçando esta
causa e oportunidade, permitindo que a mesma seja disponibilizada
GRATUITAMENTE a toda o povo brasileiro e até mesmo mundial, atitude
que, com certeza, valorizará ainda mais a sua MARCA e consequentemente
proporcionará retorno do investimento. Lembrando: investimento social também
faz parte do tripé da sustentabilidade.
Concluo afirmando que: A
ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO É POSSÍVEL SIM! E DEVE SER
TRATADO COM A MÁXIMA URGÊNCIA, JÁ FOI PERDIDO TEMPO DEMAIS PARA QUE FOSSE
RESOLVIDO ESTE GRAVE PROBLEMA E ISTO ESTA SAINDO MUITO CARO PARA O BRASIL, ALÉM
DE PREJUDICAR A NOSSA IMAGEM NO MUNDO!!!
Novamente, muito obrigada ao Sr. Gilberto Cardoso dos
Santos, agradeço também a atenção dos Srs. leitores e convido a todos a
abraçarem este projeto, ajudando no que possível for para a divulgação e assim
com as devidas parcerias, chegarmos o quanto antes na aplicação do mesmo em
nosso país.
Se alguém quiser entrar em contato comigo, utilize um dos seguintes meios: