terça-feira, 11 de abril de 2023

SEUS OLHOS - Siomara Spineli



Seus olhos


Quantos versos escreveu Vinícius

Antes de se apaixonar?

Quanto escreveu Machado

Antes de se encantar?

Quanto sentimento teve o Suassuna

Antes de desencantar?

Quantas lágrimas derramou Lispector

Ao se narrar?

O peso do Augusto me sufocou.

Quanto preciso eu despistar, fugir, me ocultar para não ver esses olhos que me querem atar?

O coração do poeta tem um perímetro que não se mede, é infinito!

É infinito o amor que quero guardar

Dentro de umas páginas, na estante da sala.

Não consigo contê-lo.

Quem sabe me guiem as trilhas de Crisanto, o Hélio, por entre os cantos dos pássaros potiguares,

Quem sabe de Cardoso, o Gilberto, descobrindo as histórias dos bichos, perceba eu que os animais são mais humanos que muitos seres, 

Entendendo assim nossa complexidade, é normal uns versos tropeçarem no batente antes de irem ter contigo.

O Guimarães já advertia "viver é muito perigoso" e é porque ele nunca viveu perto dos seus olhos. Oblíquos olhos que cativariam inexplicavelmente o oceano inteiro se pudessem. Camões saberia explicar, sim, na sua língua maleável e dotada de uma eternidade tão nítida, saberia dizer como encerro ou me queimo de uma vez, já que é dor que desatina sem doer. Eu cuido que ganho em perder.


Siomara Spineli




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”