domingo, 26 de junho de 2022

REZA E CULTURA POPULAR, POR TIO CHICÓ - Roberto Flávio

 


Amo a Pedagogia e todo o seu processo de transmissão do saber, da ciência e da cultura como um todo.

A religiosidade popular se encaixa nesse universo. Conexão entre o humano e o divino, entre a finitude ou infinitude do ser com o que se tem por sagrado através de diferentes crenças, com ou sem doutrinação de igrejas ou religiões.

Neste São João, conversando com um "tio", ouvi uma reza digna de ser escrita num pergaminho e de fazer parte de qualquer museu religioso.

Marcante, profunda, um enredo do Pranto da Virgem Maria e da morte de Jesus Cristo, rezada pela fé e gravada no coração pelo que ouvia de sua mãe há décadas (de nove ou dez filhos o único que guardou fielmente e assim reza a até hoje).

Convido você a ouvir, refletir, pesquisar, e, se quiser, tentar repetir ou sair por aí na "net" reproduzindo o "Pranto de Nossa Senhora". 

Ao Tio Chicó (homem simples e sem letras), do alto seus 83 anos, minha gratidão!

Aconselho um fone de ouvido, tempo e a devida atenção.

link:



Roberto Flávio (Santa Cruz/RN, 26/06/2022)




2 comentários:

  1. Vc fez um excelente trabalho, Roberto! Resgate mais que necessário!

    ResponderExcluir
  2. Linda oração!

    Representa todo sincretismo religioso e a oralidade. Ao mesmo tempo simplicidade, religiosidade, ancestralidade e nordestinidade proferida nessa oração.

    Essa oração me transportou a outro tempo. (Profº Ari)

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”