sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

SE OS CANTOS FOSSEM NATALINOS E CRISTÃOS! - Jair Eloi de Souza



SE OS CANTOS FOSSEM NATALINOS E CRISTÃOS!

Fala-se das eras que os pastores, na solidão das noites, vigilantes com seus rebanhos! Os lobos já existiam. Foram atraídos por estrela luminosa, que apontava para o oriente, uma divina luz, não em si, só um astro, mas, algo mais emblemático!
Surfaram as eras no pergaminho da historicidade dos povos. Naquela noite nascera um menino, como um outro qualquer, no seio daquela gente aldeã. Mas, ante a sanha escravocrata de Roma, estava ele fadado a morrer por ser o primogênito, como muitos foram trucidados pelo elmo e a espada dos sátrapas provincianos a serviço do império latino.
A perseguição àquela família de vestes e costumes simples, gente que vivia as agruras da miséria face as orgias dos clãs dominantes a serviço de Roma, trouxe para a História do Mundo Ocidental, a ideia do justo, a ressonância do grito dos oprimidos, a utopia de que há um ser para apascentar até os beligerantes e isso é possível.
Mas, se os cantos fossem acordes, natalinos, vestidos dos ensinamentos deixados pelo menino que se fez homem. Ah! A historia tinha a nomenclatura razoável: PAZ!
J.E.S.


Jair Elói de Souza
É professor da UFRN e advogado; Especialista em Direito e Cidadania; Ocupou importantes cargos no RN; É prosador, poeta e profundo conhecedor da cultura sertaneja."






Um comentário:

  1. Mais um texto primoroso, de um homem que valorizanossa nossa língua, nossa terra e nossa gente como poucos desta aldeia!!
    O nosso homem do direito e das letras, demonstra a cada prosa ou poesia ser como o vinho.

    João Maria de Medeiros Dantas

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”