sexta-feira, 31 de julho de 2020

COMPROMETI MEU FUTURO, FIQUEI PRESO NO PASSADO (autor: Gilberto Cardoso dos Santos)




COMPROMETI MEU FUTURO, FIQUEI PRESO NO PASSADO
(autor: Gilberto Cardoso dos Santos)

Ao amigo Nelson Almeida

Feito Esaú que vendeu
Sua primogenitura
Num momento de loucura
Em que o instinto o venceu
Feito um peixe que mordeu
A isca e foi colocado
Dentro do aquário apertado
De adolescente imaturo
Comprometi meu futuro
Fiquei preso no passado.

Feito Ícaro eu voava
Qual águia, com altivez
Mas do sol da insensatez
Sem pensar me aproximava
Eu, que tão livre me achava
Me vi ao solo lançado
Feito um Crusoé ilhado
Em vão socorro procuro
Comprometi meu futuro
Fiquei preso no passado.

Hoje colho as tempestades
Dos ventos que semeei
Infantil fui, sei que errei
E dei guarida a maldades
Desse tempo, sem saudades
Desejo ser resgatado
Mas me sinto limitado
Por intransponível muro
Comprometi meu futuro
Fiquei preso no passado.

Como Nietzsche descreveu
Na lei do eterno retorno
A consciência, qual forno
Totalmente se aqueceu
E num loop me prendeu
Clamo e não sou escutado
Da cicatriz do pecado
Brota pus e um sangue escuro
Comprometi meu futuro
Fiquei preso no passado.

Você que tem liberdade
Use-a conscientemente
Não proceda loucamente
Fazendo o que tem vontade
Manchei minha identidade
Por causa de um passo errado
Portanto tenha cuidado
Com tudo que seja impuro
Comprometi meu futuro
Fiquei preso no passado.

Espero ansiosamente
Que algum milagre aconteça
Que Deus de mim não se esqueça
Me restaure mais à frente
Que me faça paciente
De algum modo consolado
Que eu me sinta perdoado
E do seu amor seguro
Pois maculei meu futuro
Fiquei preso no passado.

Um comentário:

  1. Parabéns Gilberto pela beleza na construção do poema! Livreno-nos de qualquer forma de prisão. Goretti Borges

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”