sábado, 4 de outubro de 2014

INTRIGAS ENTRE O MIM E O ME - por Nailson Costa

       

MIM e ME são irmãos, filhos do EU, unidos, porém diferentes. Por favor, não confundam MIM com ME. MIM é forte (tônico). ME é fraco (átono). MIM sempre vem regido de preposição e gosta DE MIM, obedece A MIM, morre POR MIM e dorme “COM MIM” (opa!!!! Errado), dorme COMIGO. ME não precisa de preposição, mas AMA-ME A MIM, vem sempre antes dum VERBO, no meio dum VERBO ou depois de um VERBO. Veja: Eu ME valorizo; Valorizar-ME-ia se falasse corretamente; Valorizo-ME sempre ao falar corretamente. Portanto, não confundam os irmãos MIM e ME, filhos do EU, pois, apesar de serem irmãos, são diferentes em suas e nossas fonologias, morfologias e sintaxes. Nunca mais errem! Acertem sempre! Vistam-se bem! Asseiem-se bem! Comportem-se bem e votem bem [...] De repente (nunca DERREPENTE) e com certeza (nunca CONCERTEZA), os amigos terão um futuro melhor e a minha amiga desamarra as amarras da intriga!

Um comentário:

  1. Valeu, Gil! Gostei da retirada da parte política, pois este espaço tem que ser assim mesmo, isento de preferências partidárias. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”