segunda-feira, 1 de julho de 2013

CRIMINALIDADE ENTRE NÓS: ATÉ QUANDO? - Gilberto Cardoso dos Santos



Os assaltos, furtos e assassinatos continuam a suceder na Cidade Santuário. Nem santa nem leve é a cruz que temos carregado ultimamente.

Isso se tornou tão corriqueiro que os blogs nem mais se preocupam em noticiar, ou as pessoas não buscam mais os blogueiros para falar-lhes de suas angústias. Alguns devem temer represálias e outros sabem que tais notícias não mais causarão impacto na sociedade. De tão comuns, não aumentam os acessos.

A polícia, penso eu, acha-se sobrecarregada com tantas queixas e denúncias. Sente-se acuada e impotente diante da criminalidade crescente. Cheia de boas intenções mas, tolhida em suas ações por leis que favorecem a criminalidade, por insuficiência em seus quadros e falta de equipamentos e armamentos adequados. Feito um bicho valente, mas ferido e atacado por hienas.

Parece-me que a própria polícia e órgãos governamentais não têm muito interesse em divulgar tais fatos corriqueiros para não piorar a imagem daqueles de quem se espera solução.

Ontem, por exemplo, uma menina de seus 12 anos voltava da igreja com uma vizinha. Para sua surpresa, foi abordada no caminho para casa por um sujeito que pediu-lhe o celular. Eram 8:30 da noite. A menina, nervosíssima ante a surpresa, disse: “Moço, eu não tenho celular”, e de fato não tinha. Tentou correr, mas o jovem mascarado a segurou pela cintura e encostou um revólver em sua barriga. A evangélica mais velha com quem ia, não resistiu e caiu desmaiada. Chegou a urinar-se de tanto medo. O cara correu (ainda bem!) levando-lhe a bolsa onde havia uma Bíblia (torço muito para que ele a abra aleatoriamente e que caia no “Não furtarás”).

Há uns 4 dias, uma colega professora foi assaltada bem pertinho de casa. Levaram-lhe um celular e tudo o que lhe restara do salário mensal. Disse-me ela:


“Parece uma piada, faz mais de 1 ano que passo a semana em Natal e nunca fui assaltada por lá, quando chego aqui em Santa Cruz sou surpreendida por 2 rapazitos em uma moto e me levam o celular e o pouco que me sobrou do salário que recebi hoje.
Aí eu te pergunto: é pra rir ou chorar dessa situação? Nossa, está ficando arriscado andar pelas ruas de nossa cidade!!!”

Cito um último caso dentre os vários que conheço:
Assaltaram na outra semana, no sábado, pela segunda ou terceira vez, a casa de verduras que fica na rua da galeria.

Estes e outros crimes ocorridos em nossa cidade não têm sido noticiados com a frequência e intensidade com que se fazia antes. Tenho certeza que muitos outros estão ocorrendo sem que a população tome ciência deles.

Esta falta de informação sobre o que continua ocorrendo em Santa Cruz pode ser fatal para alguns que porventura venham a pensar que tudo voltou à normalidade.

Há uma clássica historinha de como se cozinhar uma rã que serve para ilustrar o que pode se dar conosco: para cozer uma rã, ponha n’água fria e vá esquentando a água aos poucos. A princípio, a aguinha morna, deliciosa, faz com que a rã não salte. Como vai esquentando aos poucos, esta nem percebe e acaba morrendo cozinhada.

Corremos o risco de nos acostumar com o que ocorre em nossa cidade. O valor da vida passa a ser banal para nós também. A aparente inevitabilidade do que de mal nos ocorre pode nos levar a cruzar os braços e a aceitar o estado caótico em que ora vivemos.

De algum modo, é necessário dar um basta nisso tudo. Precisamos arrancar a cizânia antes que esta se espalhe. Políticos, policiais, juízes, promotores e cidadãos conscientes: busquemos uma solução enquanto é tempo!


5 comentários:

  1. Francisca Joseni dos Santos1 de julho de 2013 às 14:44

    Realmente é preocupante quando as coisas se tornam banais. Banalizar a criminalidade é aceitar as que fatos aconteçam sem que sejam devidamente denunciados e julgados. Esta reflexão deve (deveria) levar a ação a sociedade civil organizada (ou não) de Santa Cruz - RN. Parabéns Gilberto você mais uma vez traça linhas e entrelinhas que retratam uma triste realidade da nossa cidade.
    Francisca Joseni dos Santos (Professora)

    ResponderExcluir
  2. Bravo! Excelente reflexão!

    ResponderExcluir
  3. Caro Gilberto, sempre é bom lembrar os atos que prejudicam a todos nós.Ficar calado é o menos indicado. Por isso, sempre que posso, lembro que esses males são crias de um sistema de produção injusto. Enquanto não vencermos a ideia predominante do lucro nas relações humanas, esses males brotarão sempre. A sociedade melhor de se conviver é a da cooperação entre os seres humanos, na relações de produção. Enquanto isso não chega, esperemos que o Governo Central, que detém a grande parcela dos impostos recolhidos, invista fortemente no combate ao crime, fortalecendo os agentes policiais e mudando essa Lei fora de época, já que esse Governo é maioria no Congresso Nacional.Quantos aos Prefeitos e Governadores, pouco podem fazer sem esse apoio Federal. Por isso, não devemos nos calar e saber a fonte que resolve o problema para podermos cobrar a quem pode de fato solucionar o problema.
    Maurício Anísio.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Gilberto. Tudo isso é fruto de políticas equivocadas (ou de efeitos intencionalmente desprezados diante de faturamentos imediatos).

    ResponderExcluir
  5. Gilberto, a quem interessa esconder a criminalidade em Santa Cruz? A aparente tranquilidade pode ser fatal para o cidadão comum sim,que é a vítima maior da insegurança que toma conta da cidade. Entretanto, se os veículos de comunicação locais não estão dando o devido destaque à violência nossa de cada dia, a quem estão pretendendo proteger? A Prefeita? Os Vereadores? Ora esse argumento de que a violência é um problema só do Governo Federal é ridículo, inaceitável. Não somos idiotas ou analfabetos: a criminalidade em nossa cidade é problema sim da PREFEITA, da CÂMARA, do JUIZ, dos PROMOTORES, do DELEGADO, da POLÍCIA, do Sr. TOMBA FARIAS. Sendo assim, é preciso, é urgente que a população cobre deles as providências cabíveis. Despeço-me com o conhecido adágio popular "quem não pode com o pote, não pega na rodilha."

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”