sábado, 6 de outubro de 2012

SETE ANOS DE SAUDADE - Nailson Costa


Foto: No próximo domingo, 07/10, celebraremos o sétimo aniversário de vida eterna do estimado Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa, um homem cuja história se confunde com a da nossa querida Santa Cruz. Monsenhor Raimundo foi um homem que não se restringiu à sacristia. Pelo contrário, tinha visão alargada, olhava longe. É muito conhecida sua luta pela construção da adutora que ainda hoje abastece Santa Cruz de água, recurso natural de primeira necessidade. É bom dizer que também não se curvava a políticos que tentavam se utilizar da Igreja para faturar politicamente. É realmente um exemplo que não pode sair de nossa memória! Monsenhor Raimundo, porque foste vela que se consumiu para dar luz ao povo de Santa Cruz, Deus te dê o convívio de seu eleitos. Amém.
Como domingo é dia do pleito eleitoral, não teremos tempo para as grandes homenagens, e domingo é a data da partida de Mons. Raimundo, então, antecipo as minhas hoje mesmo. Sete anos de saudade de Mons. Raimundo. Ele, na mais sublime de minhas convicções, faz muita falta à Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia e na vida de muitos de seus discípulos, como eu, por exemplo. Dedico este poema ao grand
e sacerdote, homem e ser humano que nos deu a honra de sua companhia. Neste poema, faço um diálogo, uma brincadeira séria, com poema POEMA DE SETE FACES de Carlos Drummond de Andrade, e mostro quem de fato é um verdadeiro Raimundo. Ei-lo:

RAIMUNDO, PADRE NOSSO DE CADA DIA!

“Mundo mundo vasto mundo,
Se eu me chamasse Raimundo
Seria uma rima, não seria uma solução.
(...)Mais vasto é meu coração.”

“Mundo mundo vasto mundo.”
O Raimundo que quero que veja
É Raimundo da Santa Igreja
Um mundo de oração.

Ave Raimundo cheio de graça
O Senhor está conosco em sua clara homilia
Mas o poeta Drummond em sua rica poesia
Não rimou o Raimundo dum profundo saber.

Mundo, tão vasto mundo,
Raimundo amigo, sacerdote, monsenhor
Pontual, confessor, sincero, professor
Vasto mundo, mais que rima pode ser.

Raimundo do mundo de Rita Santa
Cruz de nosso dia-a-dia
Raimundo, Jesus e Maria
Quão poético descrever!

Santo bordão de Raimundo de luta!
Bendita a adutora presente!
Voto sim na água benta da gente
Milagroso Raimundo também!

“Mundo mundo vasto mundo”
O mundo no verso ou na prosa
De Raimundo Gomes Barbosa
Carlos agora um relato tem.

Raimundo, Raimundo, vasto Raimundo,
O mundo de Carlos foi perdoado
E por Raimundo abençoado
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
AMÉM.

Um comentário:

  1. Nailson,

    Parabéns por essa criativa "paródia" do texto de Drummond, homenageando nosso ilustre e inesquecível pastor. Monsenhor merece todas as nossas homenagens!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”