quinta-feira, 31 de maio de 2012

BOA NOTÍCIA PARA OS DISTRAÍDOS


Mentes distraídas são capazes de reter mais informação


Fonte: CIÊNCIA HOJE 

Maior memória operacional relacionada com mente dispersa.
Há pessoas que até se distraem com uma mosca; no entanto, isso não é sinônimo de falta de concentração ou capacidade. Segundo estudo publicado recentemente na Psychological Science, pessoas distraídas são mais criativas, porque acumulam mais informação.

Os investigadores Daniel Levinson e Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA e Jonathan Smallwood, do Instituto Max Planck (Suíça) chegaram à conclusão que existe uma relação entre uma memória mais operacional e a tendência do cérebro em dispersar-se quando realiza tarefas diárias.

A equipe de investigação reuniu um grupo de voluntários a quem foi pedido realizar tarefas simples, como apertar um botão ao ler determinada letra num ecrã ou ao ritmo de cada inspiração. E mediante as atividades em que se dispersavam mais, os investigadores passaram mediam a memória operacional, através da memorização de séries de letras enquanto resolviam problemas matemáticos. As conclusões do estudo relacionaram a maior memória operacional com a tendência da mente para se dispensar.

Segundo Jonathan Smallwood "os resultados sugerem que as atividades rotineiras, como andar de automóvel ou tomar banho , provavelmente, são realizadas através da memória operacional". E Daniel Levinson explica que "funciona como se a atenção estivesse tão absorvida por outros pensamentos que não sobrasse espaço para recordar o que pretendiam fazer".

Um comentário:

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”