segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SOBRE O "RECITANDO O SERTÃO" NO AVOANTE - Wescley J. Gama


"O Trairi e o Seridó se encontraram em uma noite de muita música e poesia. o Grupo APOESC, recitando o sertão, encantou e embeveceu a todos que estiveram presentes ao espaço AVOANTE de Cultura, em Currais Novos/RN, na noite de 29 de outubro de 2011. Foi uma Noite memorável, com abertura do Grupo Casarão de Poesia, recebendo amigavelmente Hélio Crisanto e companhia: Gilberto Cardoso, Débora, Eduardo, Chagas, Zé Paulo e Adriano Bezerra. Impressionou-me profundamente o lirismo e a sinceridade dos versos que se fizeram ecoar pelas veredas currais-novenses, através da arte trazida da cidade de Santa Cruz por todos esses artistas citados acima, provocando um abraço fraterno entre as culturas das duas cidades, enunciando um novo tempo de poesia como sensibilização e transformação para o bem, para a verdade, para a força condensadora e potencializadora que a arte pode ter. Hélio Crisanto cantou e recitou com bastante competência, sendo acompanhado pela segunda voz vibrante e segura de Gilberto Cardoso, que também recitou bonitos versos. Na Zabumba, Eduardo marcou a batida percussiva com muita veemência e ritmo. Zé Paulo trouxe sua contribuição tocando um violão de som limpo e preciso, deixando os cantores à vontade para passear sobre as melodias, com suas vozes de sertão bendito. Durante o show, algumas participações especialíssimas: Adriano Bezerra, recitando versos próprios com muito sentimento e métrica perfeita; Débora, fazendo performances no palco e na plateia, introduzindo literalmente o público dentro do espetáculo; e seu Chagas, fazendo um repente na viola mais afinada que eu já vi em minha vida. Os Sertões do Seridó ficaram mais ricos nessa noite de sentimento e arte. Os laços ficam mais fortes entre as duas cidades e os artistas que as compõe. Não tenho dúvida que outras experiências virão, pois no coração de cada artista está a vontade de agir na sociedade e na vida através de uma arte não apenas contemplativa, mas verdadeiramente transformadora. Parabéns meus amigos! Vida longa à poesia potiguar!

Wescley J. Gama"


VEJA MAIS SOBRE O EVENTO EM http://apoesc.blogspot.com/2011/10/em-currais-novos-na-penultima-etapa-do.html

http://apoesc.blogspot.com/2011/11/recitando-o-sertao-em-currais-joao.html



3 comentários:

  1. Wescley, nós agradecemos por essas palavras incentivadoras. Sua participação, bem como a de seu grupo, foi fundamental para que o evento tivesse sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Wescley " Vida longa à poesia potigar "!!!Parabens para a APOESC ,você e seu grupo que são os dignos representantes desta cultura Nordestina cuja aprecio a riqueza e a singularidade .É ela que faz de vocês seres humanos tão cativantes .

    ResponderExcluir
  3. Poder cantar e recitar no palco onde já se apresentaram Cristal e Kátia de França foi um momento indescritível. A voz harmoniosa de Paula Érica em dueto com o grande artista Wescley gama fizeram a abertura do espetáculo, fazendo com que aumentasse a nossa responsabilidade pelo nível de suas apresentações. Anunciada a nossa chegança, aboios, rimas,repentes, música regional Brasileira, treatralizações, sons cristalinos emanados dos dedos de Zé Paulo, tomaram conta do evento, arrancando da platéia calorosos aplausos e manifestações de contentamento a cada apresentação. Gratos a todos pela receptividade na capital da xelita.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”