APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


sábado, 28 de maio de 2011

ENTRE SISTEMAS - Teixeirinha Alves


ENTRE SISTEMAS

Adolescente, eu era socialista. Achava que o Socialismo era o melhor dos mundos. Mas descobri que a igualdade preconizada por este sistema é ilusória, inatingível e absurda (ninguém pode ser forçado a ser como os outros!). Não esquecendo que o Socialismo Real (Cuba, URSS, China,...) foi um fracasso, um atraso para as populações dos países que o adotaram, com “minusculinhas” exceções.

Comecei a ver no Capitalismo o nosso maior acerto histórico. Neste se valoriza a iniciativa, a individualidade, o “homem que se faz por si mesmo”. Embora ocorram padronizações/imposições, especialmente na área do consumo. Entretanto sempre se pode escolher entre uma mercadoria e outra (ou nenhuma).

Todavia “capitalista” não é um rótulo adequado para mim, pois sou daqueles que consomem pouco, não só devido às limitações financeiras, mas porque utilizo os produtos que compro até o fim, até a “última gota”, e não me encanto com o belo mundo das propagandas.

Por tudo isso, entre ser socialista ou capitalista, prefiro ser eu mesmo.

Teixeirinha

p.s.: Conheço muito “socialista” que se “lambuza” nas benesses do Capital, num corriqueiro exercício de hipocrisia.