quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

BATALHA NAS PROFUNDEZAS

 



BATALHA NAS PROFUNDEZAS


Hoje tive um sonho. Mentira! Deixe de ser mentiroso porque você não dorme, e como é que você sonha sem dormir? Ele dorme, sim, mas sua vontade de mentir é tão grande que ele inventa que nunca dorme, assim como não toma água. Toma eu?!, perguntou a água fula da vida porque sempre atuou como coadjuvante de tudo, seja no mar, na chuva ou numa casinha de sapê dentro de um pote da boca quebrada. Precisa dizer que tenho a boca quebrada? Por que não diz que o único copo de alumínio também está assim? Mas eu sou mole mesmo!, nunca disse nada e agora só porque deixaram-me nessa situação de rachado vão logo publicar pelos quatro cantos do mundo que derramo água por cima da camiseta molhada daquela que só pensa em namorar. 

Foi a puríssima verdade o que o copo disse. A vontade dela de namorar era tão intensamente intensa que chamaram o medidor de pressão. O silêncio reinou quando o estetoscópio chegou para examinar quem só vivia suspirando e sonhando acordada. Se aprochegue doutor, disse o pai dela relatando que a moçoila nem gostava mais de cuscuz. O quê? É um crime a pessoa não gostar de cuscuz. Só pode estar doente. Deixe-me examinar! Dói aqui? É mais embaixo doutor, mas não dói, coça muito! Hummmmm. O remédio não tem na farmácia. Solte ela na balada que a solução vem. O doutor saiu apressado com medo de ser tentado pelos trejeitos da serpente enroscada no corpo da danada. 

O tempo passou como se era de esperar, até porque o tempo não para, e foi passando, passando... Já chega de falar o óbvio, continue!, gritou alguém dentro da barriga daquela que havia abusado dos rapazes da redondeza. Bom, logo nasceu aquele que falou há pouco. O menino nasceu escuro que só uma noite sem luar. Diga logo que era preto. Isso mesmo, o menino era uma exceção na redondeza colonizada por europeus. Mas quem era daquela cor no raio de cem léguas? Ninguém, responderam em coro as mães dos rapazes com quem ela coabitou. Só que alguém se lembrou do médico careca que veio examiná-la. Será que é por isso que o menino nasceu afro e sem cabelo na cabeça? Lá atrás era preto, agora só porque é filho do doutor vieram com essa mania de afro. Vai ter que pagar o hotel, disse uma das comadres agenciadoras do amor. Não é pagar hotel, é pagar pensão. Eu pensava que era a mesma coisa, hotel e pensão dava no mesmo. Fizeram uma procissão em direção ao consultório do cubano. Ô de casa! As cinco esposas do médico saíram no alpendre e pegue conversa tentando convencer a outra a vir morar com elas. Eu não, só vou querer a pousada dele. Pensão, voltaram a corrigir o deslize vocabular. E agora?, perguntou o escritor querendo saber qual o rumo da história. Te vira, responderam as personagens sentando-se no meio-fio e esperando uma reviravolta nos acontecimentos. Passou um dia, dois, e elas lá esperando por algo que nem sabiam o que era. 

Uma chuva cai bem, disse a água e foi logo convidando os pingos, trovão, relâmpago e muito vento. Assim é covardia, disseram as mulheres correndo para dentro da casa do doutor. Nessa entradinha, passaram cinco anos realizando o sonho do pai do menino de possuir um harém. E os maridos das mulheres? Concordaram em receber uma pensão e ficou tudo bem. Nunca vi um autor abusar tanto da palavra pensão, intrometeu-se um crítico literária aproveitando que não se deve ressaltar a cor dos personagens para evitar um processo de discriminação racial. Assim fica difícil de fluir com a verdade, respondeu o escritor mal-humorado e nem tanto fiel às novas formas de escrever. 

Com a falência financeira e o esgotamento físico do doutor, debandaram todas as mulheres, inclusive as cinco que habitavam na mesma vila com ele. Abandonado e carente, ninguém nunca mais se interessou em saber sobre sua vida, e então ele morreu. 

Como toda pessoa de bem, ele chegou ao céu. Nem mesmo sabia que havia morrido, e necessário se fez cair de um penhasco para desconfiar que estava bêbado, mas foi só desconfiança mesmo, pois alguém chegou e lhe contou dizendo que para ele ficar por ali tinha que comprar um par de asas marca anjo. Não tenho dinheiro, disse sem encontrar os bolsos. É, eu já sabia que mortalha não tem bolso. O que faço? Fale com o dono da sucata de asas talvez ele faça uma doação. São Benedito concordou em lhe emprestar o par de asas desde que ele não as usasse para fazer racha no pátio do lava pés. Dito e feito. Poucos dias de obediência foram trocados pela única ocupação digna de adrenalina naquele ambiente paradão que fora isso só restava tocar harpa. 

O dono da sucata de asas juntou seus ajudantes e foram recuperar as asas emprestadas. Não foi fácil Sansão pegar o desobediente depois da perseguição que envolveu voos rasantes e piruetas de fazer inveja à esquadrilha da fumaça. 

Desasado, o prisioneiro foi mandado diretamente para cumprir pena na concorrência. E aí, brother!?, vai querer um tridente? A mesma ladainha de não ter como arcar com a despesa de adquirir o objeto. E agora? Aqui não tem sucata. Ou compra um novo, ou vai sofrer espetadas no rabo o resto da morte. Eu pelo menos tenho direito a fazer o teste driver? Sim, aqui está. De posse do tridente teste, o doutor partiu para cima do chefe desafiando-o para uma luta que permanece ainda hoje tendo como resultado esse calor infernal aqui na superfície.


Heraldo Lins Marinho Dantas

Natal/RN, 15.02.2024 - 02h33min.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”