sábado, 6 de janeiro de 2024

HOMENAGENS À PROFESSORA JOSA



ACRÓSTICO PARA JOSA 

(Gilberto Cardoso dos Santos)


Jovial no dia a dia

Otimista e tolerante

Sorridente, atenciosa

Entusiasta e brilhante

Nobre em suas atitudes

Educada e confiante

Inteligente e bondosa

Delicada e carinhosa

Essencialmente elegante.











~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Porque levaram o riso da Professora Josa*


Terna no seu olhar... O riso franco, afável, Como se fosse o cénico de pétalas Que se desprendiam de um bouquet, Que era sua alma bela! Passou lições, da forma inolvidável, De vida. De repente, saudade, sem saber porquê!


à Professora Joseneide Dantas de Araújo

(In memoriam)

J.E.S. (Jair Elói de Souza)








*****************************************

Joseneide Dantas de Araújo foi minha primeira professora em uma escola pública. No início dos anos 80 fui matriculado em uma classe especial na escola municipal Theodorico Bezerra em Santa Cruz, RN. Lembro que já era alfabetizado, pois meu pai pagou uma jovem para ensinar a mim e a meus irmãos. Na época e escola Theodorico só tinha duas salas de aula. Gostava de Josa como minha professora, pois ela não castigava os alunos fisicamente, o que era ainda comum naqueles dias. E também não era contra a leitura dos marginalizados gibis que eu comprava em uma banca na feira livre ou no comércio de seu Lins. 

Jose Edmilson Felipe da Silva











*****************************************


Procurei uma foto da saudosa amiga Joseneide Dantas de Araujo sem um sorriso no rosto, mas não encontrei. Esta marca ou legado, ela deixou: alegria sempre. Sorrir é encantador. E como diz a palavra ENCANTA A DOR. Por isso, nossa inesquecível amiga, nos deixa a certeza de que ser uma professora é muito bom. Ser uma filha é melhor ainda. Ser uma irmã é maravilhoso. Ser uma tia é perfeito. Ser uma sobrinha é muito lindo. Ser uma vizinha é mais que colorir a vida. Ser uma pessoa que sabe sorrir, é mais que brilhar. É sorrindo que evitamos as rugas. É sorrindo que atraímos coisas boas. É sorrindo que dizemos ao mundo que chorar faz parte, mas sorrir faz amigos. Sorriso é dom de quem espalha amor em forma de cor. Josa de Lelê nos ensinou que sem alegria a vida não te guia. Sem amor, nada se cria. Sem amizades, não existe um dia. A saudade e a falta vai ser enorme pra quem conviveu com ela nos últimos anos da sua vida. Eu convivi com Josa quando morávamos na mesma rua Augusto Severo, nos anos 70 e 80. De lá pra cá nos encontrávamos na Escola Isabel Oscarlina Marques e nas oportunidades que a sociedade nos proporcionava. Era sempre a mesma pessoa: calma, alegre e cheia de vida. Vai com Deus. Descansou desta vida. (Bernadete em 04/01/2024)

Bernadete Oliveira













*****************************************

Querida tia Josa, obrigado por toda contribuição na minha educação, vocês professores do Brasil são mais do que educadores, desempenham papel que se assemelha a assistente social, psicólogos, vocês suprem todas nossas necessidades, muitas vezes faltando tanto pra vocês mesmo! Desde que tive chance de conhecer outros sistemas de educação, sou ainda mais grato a vocês professores, querida tia Josa, Muito obrigado, vocês São verdadeiros heróis com giz e lousa na mão! vocês são quem podemos confiar fora de casa! Obrigado por tudo. Tenha um bom descanso, trago na memórias nossas maravilhosas aulas de ciências, e a lembrança dos seus lindos olhos verdes cor de esperança! Nunca será tarde pra dizer: muito obrigado!

Rafael Pierdi














**********************************************************************

Josa minha amiga de sempre Não fui te ver Não era daquele jeito, Não tive coragem. Quero lembrá-la daquela forma Bondosa, firme na fé na alegria e no encanto de seus gestos, suas atitudes amiga...aaah amiga professora, obrigada senhor pelo tempo e oportunidade de teve de conhecer um ser tão intensa e generosa. CHEIA DE AMOR..eu sou prova de sua intensidade de amar..fica na paz amiga..te ❤️

Ione Medeiros





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”