terça-feira, 11 de julho de 2023

FATOS QUE A IMPRENSA NÃO NOTICIOU

 


FATOS QUE A IMPRENSA NÃO NOTICIOU


Estou aguardando os aviões. São oito horas, e como consigo prever o futuro, fico observando quais são as pessoas que irão morrer. Esse poder eu adquiri depois que prometi que não interferiria no futuro. Preciso me manter apenas sabendo sem me beneficiar senão será fulminante o ataque de coração. 

Eu vim hoje pra cá exatamente para filmar um dos maiores acontecimentos históricos dos últimos tempos. Muitas pessoas me perguntaram qual o objetivo em fazer turismo em Nova Iorque neste onze de setembro de 2001, mas eu não disse, nem poderia, claro. 

Observo uma cadeirante entrando no elevador. Essa, coitada, irá morrer carbonizada. Sorrio para ela, ofereço-lhe um chocolate, mas ela não aceita. Vai morrer sem saborear o que eu mais gosto. Tudo bem, digo-lhe desejando bom trabalho. Muitas vezes as pessoas me desejam também, e fico lembrando-me que nem sempre corresponde à verdade. Ela fica me olhando achando que quero namorar. Acena e entra deixando seu número do celular para que eu ligue de volta.   

Vou ficar por aqui um pouco, e quando estiver perto da primeira explosão terei que sair porque a própria poeira irá matar. Neste momento, já percebo que o voo 11 da American Airlines já decolou com os terroristas a bordo. Daqui a quarenta e seis minutos estarão colidindo na torre norte, esta que estou em frente. Vou até cronometrar para não esquecer de fugir a tempo, pois mesmo sabendo do que ocorrerá, não sou imortal. 

Esta jovem com fones no ouvido vai chegar atrasada ao escritório. Está apressada e nem se dá conta que estou a lhe observar. Seu blusão cor de rosa me chamou a atenção nesse seu primeiro dia de trabalho. Conseguiu passar em uma seleção de mais de mil candidatos e seus pais fizeram uma oração antes dela sair de casa abençoando sua estreia no mundo corporativo. Ela vai tentar escapar pelas escadas, contudo será esmagada. 

A equipe da limpeza acaba de sair. Estão sorridentes por ter concluído a faxina e o andar já está totalmente ocupado. No computador, perto da janela, uma jovem mãe ainda está se lembrando do bebê que deixou em uma creche para vir trabalhar. É mãe solteira e imigrante que luta dia e noite para manter-se no emprego. Seu sonho é trazer os pais do país de origem para que eles possam sair da semiescravidão em que vivem. O bebê nasceu de uma relação com seu chefe que nem quer mais saber dos dois. Ele está atendendo os telefonemas olhando para a vista panorâmica. Morrerá junto com a mãe do seu filho bastardo, queimados. Será lá que o avião se chocará.

São exatamente 08h14min e acaba de decolar o voo 175, e no meio da tripulação uma jovem aeromoça está preocupadíssima com o câncer de mama que foi detectado anteontem. Ela está ali só de corpo. Sua mente cria uma história onde ela se ver sem o seio esquerdo e o direito migra para o centro. Sonhou que seu avião caía em cima de uma baleia em formato de mama. De repente, a baleia começava a jogar leite, tanto leite que ela acordou engasgando-se com saliva. Pensa ainda em ser mãe, mas está difícil aceitar a quimioterapia e depois gerar uma criança. Ela faz a demonstração dos equipamentos de segurança olhando para um dos cinco sequestradores que ela nem imagina que irá dar cabo da sua existência. Vai explodir avião, câncer e até um hérnia de disco que o comandante reclama há vários meses. O copiloto torce para que seu superior solicite aposentadoria e deixe a vaga para ele. Seu salário irá dobrar, pensa ele sem saber que seu joelho direito nunca mais vai lhe incomodar e nem que sua mulher ficará viúva. 

Aqui na rua, passeando com uns DVDs à mostra, alguns homens tentam vender sua produção musical aos turistas desavisados. Eles fazem de tudo para parecer uma venda normal, no entanto superfaturam o preço e até furtam celulares. Quando a torre vier abaixo, aquele mais barbudo será pego dentro do banheiro da recepção e morrerá ainda com as calças arriadas. 

Nas alturas, um dos sequestradores pede água, pois está sob efeitos da droga que resseca a boca. A comissária o atende com aquele sorriso educado que aprendeu a expressar no curso que fez recentemente. São 51 passageiros que ela terá que tentar acalmá-los quando for anunciado o sequestro.  

Caminho me afastando do local e observo pessoas ao celular. Esta que vai ao meu lado, será uma das que registrará o momento do choque. Mais alguns minutos, e ela direcionará sua câmera para os dois prédios exatamente quando for acontecendo a primeira colisão. 

Meu sonho de conhecer as torres gêmeas do complexo empresarial do Word Trade Center foi realizado, agora é só esperar chegar o dia 1º de maio de 2011 para que esse episódio seja concluído com o assassinato de Osama Bin Laden.


Heraldo Lins Marinho Dantas

Natal/RN, 11.07.2023 – 18h57min. 




2 comentários:

  1. Narrativa perturbadora de alguém que prevê o futuro, mas nele não pode interferir. Nos faz refletir sobre a fragilidade da vida humana e a importância de valorizarmos cada momento. Uma boa trama. Gilberto Cardoso

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”