terça-feira, 14 de dezembro de 2021

NO SERTÃO ANTIGO ERA ASSIM! - Jair Elói de Souza


NO SERTÃO ANTIGO ERA ASSIM!

MÃE-DA-LUA (NO SERTÃO) E URUTAU (AVE FANTASMA - NA CAMPANA GAUCHA):

"Conta uma famosa lenda boliviana, que na densa mata habitava a bela filha do cacique de certa tribo, enamorada por um jovem guerreiro da mesma tribo, a quem amava profundamente. Amava e era amada.
Ao saber do romance, o pai da menina, enfurecido pelo ciúme, usou suas artes mágicas e tomou a decisão de acabar com o namoro da maneira mais trágica: matar o pretendente. Ao sentir o desaparecimento de seu amado, a jovem índia entrou na selva para procurá-lo. Enorme foi sua surpresa ao perceber o terrível fato.
Em estado de choque, voltou para casa e ameaçou contar tudo à comunidade. O velho pai, furioso, a transformou em uma ave noturna para que ninguém soubesse do acontecido. Porém, a voz da menina passou à ave. Por isso, durante as noites, ela sempre chora a morte de seu amado com um canto compassado e melancólico."
Tempos idos, no Sertão da minha infância, quando a nossa mãe domava nossas peraltices, com o alerta de que o "papa-figo" chegara na freguesia ou lobisomem passara a fazer ronda noturna na cidade. Certa noite, indo à "Cachoeirinha de Tia Melada Velha", em companhia de meu avô Eloi de Souza, na frondosa copa de uma oiticica centenária, escutei seu choro, era igual a uma criança. Arrepiava aquele canto sinistro.
Meu avô, uma magna estação da oralidade histórica do Sertão, para domar o meu sobrosso, narrou: "Esse choro, é de criança que morrera pagã, e para amenizar o seu sofrimento, chora todas as noites, pedindo rezação de missa, pra poder entrar no céu".
Por isso, que o Sertão antigo, era mítico. Uma Civilização que estamos a esquecer.

J.E.S.


Jair Elói de Souza
É professor da UFRN e advogado; Especialista em Direito e Cidadania; Ocupou importantes cargos no RN; É prosador, poeta e profundo conhecedor da cultura sertaneja."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”