domingo, 6 de junho de 2021

CARTA EM VERSOS A DONA CÍCERA

 




VERSOS A DONA CÍCERA - Gilberto Cardoso dos Santos

 

Dona Cícera Simões,

Eu fiquei muito contente

Ao ver a senhora lendo

De modo tão envolvente

Os cordéis que escrevi

E no passado me vi

Assentado num batente.

 

Lembrei-me de uma vizinha

Que lia cordéis pra nós

E eu escutei a voz dela

Na sua bonita voz

Cheia de paz e doçura

Nos enchendo de ternura

Na realidade atroz.


A leitura é um refúgio

nesses tempos tão cruéis

E a vida de Fabião

Um dos grandes menestréis

da poesia popular

não poderia faltar

No meu Maço de Cordéis.


Adorei também ouvir

Dona Cícera Simões

Lendo sobre Piabinha

Que encantou a multidões

E deixou lembranças boas.

De animais e de pessoas

Busquei extrair lições.


Ao ver a senhora lendo 

Bastante me comovi

Vejo que alcancei o alvo

daquilo que pretendi

Busquei com simplicidade

Atingir qualquer idade

Quando esse livro escrevi.


A senhora para mim

É uma bem-aventurada

É mãe de Paula Belmino

Por tantos admirada

E sua netinha Alice

Também demonstra meiguice

Com certeza é muito amada.

 

Vejo que a senhora entende

Da importância da leitura

Pois nos traz felicidade

Nos momentos de amargura

Um livro que nos cativa

Mantém a memória viva

Melhora a nossa cultura.

 

Poder ouvir a senhora

Foi um enorme prazer

Lembrou-me da avó que tive

E que já não posso ter

A senhora é excelente!

Quem sabe se um dia a gente

Não irá se conhecer?

 

Tudo de bom lhe desejo

Nesse tempo tenebroso

Paz, saúde, vida longa

E um abraço carinhoso

Na mãe, na filha e na neta

São os votos do poeta

E fã Gilberto Cardoso.


Video:


https://youtu.be/ICDjgy04Ljs


Adquira meus livros pelo zap 84 999017248, pelo facebook.com/gcarsantos ou email: gcarsantos@gmail.com





 

6 comentários:

  1. Fiquei encantado por vários motivos, dentre eles quero externar: Dona Cícera ainda vivendo o seu tempo com a leitura (não é matando o tempo); O encantamento visível da mesma viajando por dentro da poesia que estava lendo (ela até sorri por mais de uma vez); O quão é significante a poesia, o cordel, o livro, a própria leitura na construção e reconstrução das histórias reais ou fictícias. Enfim, ousando atualizar Lobato, “uma nação se faz com pessoas e livros”.

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, se ela já ficou encantada com o livro, imagine quando leu essa homenagem exclusiva? Que lindo texto!! Parabéns pra vc e pra ela, por ser a heroína relatada por Paula Belmino!!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha. Eu imagino o tamanho da alegria de dona Cícera recebendo essa homenagem. Maravilha. Parabéns ao poeta e a leitora dona Cícera.

    ResponderExcluir
  4. E viva dona Cícera, que na sua plenitude juvenil deságua um mar de sabença sobre nós. É disso que precisamos, porque teimam em acabar com nossa cultura com ajuda, inclusive, do poder público. Parabéns, dona Cícera. Obrigado, mestre Giba.

    ResponderExcluir
  5. Excelente cordel numa linda homenagem à mãe da nossa querida poeta Paula Belmino...Valeu, amigo... Viva a leitura!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”