domingo, 24 de janeiro de 2021

TROVAS SOBRE BEBIDA - Diversos autores

Sequência de trovas publicadas no grupo NÓS, OS TROVADORES que tem por regra a postagem de uma imagem inspiradora que norteará a produção dos versos.

     DRINK - obra de Pawel Kuczynski

Se a cada desilusão

eu na pinga me afogar,

de tanto cair no chão,

não saberei levantar.

Melanialudwig - Rio Preto - SP

2

A mesa não quebrarei,

não beberei por paixão.

Lúcido, superarei

A dor da vil traição.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

3

Mais um gole, mais um dia,

que uma garrafa me diz:

"Eu sou melhor companhia

que a ingrata que não te quis!"

 Janilce

4

Se me jogo na folia

e passo a noite bebendo,

quando chega o outro dia

na ressaca me arrependo.

Gilberto Cardoso dos Santos PB RN

5

Essa tal de cachacinha

deixa o sujeito no chão,

muita gente perde a linha,

e com as calças na mão!

Gleyde Costa, Campos dos Goytacazes

6

Nunca mais bebo, meu povo!

Diz o beberrão, sem graça,

mas volta a beber, de novo,

depois que a ressaca passa.

Julimar Vieira

7

Quando eu estou num churrasco

não fico a comer cenoura ,

bebo sem fazer fiasco,

mas não dispenso uma “loura”

 Ariete Regina

8

Na madrugada, tão fria,

o torpor da embriaguez

enche- me a alma de alegria,

ao crer que és minha, outra vez.

Márcia Jaber

9

Sou muito grato à bebida,

pois me leva ao infinito...

com meia caixa ingerida

eu fico rico e bonito.

(Mário Moura Marinho)

10

Quando eu demoro bebendo,

a mulher liga e me apronta...

então eu venho correndo,

quem quiser que pague a conta.

(Mário Moura Marinho)

11

Aqui em casa ninguém bebe,

mas a garrafa esvazia.

É um mistério, se percebe,

pois aumentou nossa  azia.

Melanialudwig

12

Uma coisa aqui ressalto:

a bebida não me enjoa,

ela me faz subir alto,

parece que a gente voa...

(Mário Moura Marinho)

13

O bêbado faz comédia,

sem querer vira palhaço;

porém vive uma tragédia,

cada vez mais no fracasso.

Gilberto Cardoso dos Santos PB RN

14

No doutor vovô não ia.

_Melhor remédio? Aguardente!

Isto sempre ele dizia

e morreu...foi de repente.

Silvia Irati Pr

15

Se ele morreu de repente,

de dor não sentiu a dose,

pior é ficar demente

ou sofrer com a cirrose

Ariete Regina

16

A garrafa de bebida

era só uma ilusão 

de álcool... Proibida!

Cirrose? Não morre, não!

Dalva Saudo

17

Pinga pinga vai pingando,  

vai mais um, mais outro gole...

e qdo o fim vem chegando  é  a garrafa que te engole.

Alba Chistina

18

Eu me enterro na bebida 

para esquecer o passado,

não do tempo bom da vida,

mas do que eu deixei fiado.

(Mário Moura Marinho)

19

Beber pouco, não condeno!

Eu só acho muito feio,

quando se torna veneno,

pra quem deixa de pôr freio.

Malu Bontorin

 20

É tão pau d'água, mas tão,

que, se acaso, alguém lhe xinga,

responde, de supetão:

- Fui batizado... com pinga !

(BessanT)

21

Agora falando sério,

uma lembrança me veio...

muitos já no cemitério 

porque bebiam sem freio.

(Mário Moura Marinho)

22

E para me despedir

paro com a bebedeira,

mas antes deu ir dormir

vou tomar a "saideira".

(Mário Moura Marinho)

23

Para salvar minha sina,

Eu bebo o vinho da adega.

É uma bebida divina

que só melhora com brega.

(Nelson Almeida - Natal - RN)



Um comentário:

  1. Trovas elaboradas virtualmente, mas que deram a familiaridade de que todos estivessem juntos em volta de uma mesa. Foi muito bom!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”