domingo, 29 de março de 2020

EXPECTATIVAS PARA O FIM DA PANDEMIA - Por Joseni Santos

O texto abaixo faz parte de um projeto idealizado por Júlio César, psicólogo que consiste em "escrever um texto onde, baseados em nossas experiências de vida, relataremos o que entendemos que irá acontecer após a decretação do final da pandemia." Você que nos lê sinta-se convidado a fazer parte desta ideia. - Gilberto Cardoso dos Santos



O QUE ESPERO ENCONTRAR COM O TÉRMINO DA PANDEMIA?

“Abraçar o Senhor, para abraçar a esperança. Aqui está a força da fé, que liberta do medo e dá esperança” Papa Francisco em 26.03.2020 – Basílica de São Pedro


Após este tempo incerto e perigoso pelo qual estamos passando espero que esta pandemia deixe como legado a vontade e a prática de sermos humanos.
Que sejamos melhores pessoas e que de acordo com este novo olhar eu possa ter respeito pelo outro, pelo meu irmão, em todas as dimensões sejam elas políticas, sociais, religiosas, entre outras, e que eu possa ter empatia pelo outro, que eu possa me colocar no lugar daquele que sofre e daquele que pensa e age diferente de mim.
Que sejamos solidários sempre, nas nossas ações, nos nossos sentimentos, que possamos repartir com o outro, com quem precisa o nosso amor, o nosso abraço, o nosso pão na mais fina acepção da palavra.
Espero também que os nossos ditos “heróis” brasileiros sejam mais solidários no “dar e repartir o pão”.
Por onde andam os nossos milionários jogadores de futebol e grandes artistas de renome nacional que tanto recebem dos seus fãs e muito têm e que possivelmente poderiam dividir um pouco neste momento?
Hoje, domingo – 29.03.2020, pelo que consta na imprensa digital os únicos nomes brasileiros que se dispuseram a diminuir sua conta bancária através de doações ou do seu trabalho foram a Xuxa, Ivete Sangalo e Gustavo Lima. Por onde andarão os demais?
Ressalto que sou contra a propaganda do que se dá, no entanto, este momento é especial como os artistas e jogadores de futebol em geral são formadores de opinião e há pessoas que gostam de imitá-los é de bom grado que eles publiquem suas boas ações e quem sabe assim, outras pessoas o imitarão.
Espero também que depois desta pandemia eu tenha aprendido a lição de que devo ter cuidado ao escolher os nossos representantes, sejam eles de qual esfera for, do vereador ao Presidente da República, independente da bandeira do partido deste representante, eu aprendi que preciso olhar o histórico deles, as proposições postas no seu possível mandato e quais modelos de economia eles defendem.
Preciso entender que, apesar de muitos não gostarem e se absterem de falar sobre política e/ou economia, eu tenho que me apropriar destes conceitos, pois a qualidade da saúde, da educação, da segurança e outros serviços dos quais preciso passam pela chancela destes que eu ajudei a colocar no Poder. Ele decidirá por mim.
Espero também ter condições para defender a educação, a ciência, a saúde e a pesquisa, pois estes serviços são fundamentais na hora que qualquer um de nós estiver à mercê de qualquer doença, independente da nossa religião, raça, opção sexual e preferências partidárias.
Espero valorizar além da ciência e da pesquisa o SUS, que é a mola mestra e propulsora para a saúde do povo brasileiro. Eu, você, nós, eles dependem deste Sistema, independente da nossa condição social.
Espero também que o Estado se faça presente em ações em diversos âmbitos que possam minimizar o caos econômico que a pandemia deixará e que estas ações beneficiem a todos.
Espero que os gestores públicos valorizem os funcionários públicos em suas diversas matizes e, também fortaleçam os trabalhadores da rede privada e autônomos através de políticas públicas, sociais e trabalhistas que os respeitem e deem dignidade.
Espero ter aprendido a valorizar mais a família, os amigos, a paz, a fraternidade, o trabalho, o amor, as relações sociais e a união.
E que tenhamos fé, independente da religião que professemos.
E que todos nós, juntos, possamos contribuir e buscar uma sociedade mais justa, solidária e igualitária para com todos.
Será um sonho? Uma utopia? Uma quimera? Só o tempo dirá...

Francisca Joseni dos Santos
Professora
Psicopedadoga

3 comentários:

  1. Caríssima Joseni, gostei muito de seu texto. De modo objetivo você expôs o que espera de si e da humanidade após esta experiência tão marcante e inesperada. Parabéns pela substancial contribuição para com o projeto do psicólogo Júlio César.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Joseni, vc já é uma maravilhosa, engajada com as lutas sócias, etc. É bem verdade que podemos e devemos nos esforçar para melhorar sempre mais. Bjo

      Excluir
  2. Parabéns querida professora Josenir,obrigada por contribuir com esse belo texto,pontuou bem o que espera no final dessa Pandemia, e deixou o seu recado para a sociedade em geral,que no momento o mundo precisa de pessoas comprometidas ,responsáveis... e mais amor com o próximo. Bjs,Barby.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”