terça-feira, 24 de setembro de 2019

As histórias de João-de-barro - Siomara Spineli



As histórias de João-de-barro 

Os livros sempre me rodearam. Isso foi muito bom. Meu amor pela literatura começou quando eu ouvia meu pai contar historinhas para dormir, na verdade, ele não lia, inventava histórias, só dormia com suas histórias. Em casa, havia uma estante com muitos livros, coleções e enciclopédias, não os lia, apenas os infantis, mas todos os trabalhos da escola eu pesquisava nos livros da estante do meu pai. Ainda criança, sempre brincava que vendia livros, fazia cartões e etiquetava os preços. Foi quando descobri ela...ela, que tanto encantou minha vida. Uma máquina de escrever da minha mãe. Comecei a criar minhas próprias histórias, ilustrar minhas próprias capas, não sabia desenhar bem, mas tentava do mesmo jeito. Tinha uns oito anos de idade. Depois me encantei pela leitura com A moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo e não parei mais, muitos livros e autores influenciaram minha escrita, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, José de Alencar, Machado de Assis, Vitor Hugo, Shakespeare, Camilo Castelo Branco... mas o principal deles, foi o meu pai. Ele e suas histórias de João-de-barro, um passarinho que sempre ajudava alguém, sempre solícito e cordial, como meu pai. Também as suas engraçadíssimas historinhas do Pequeno Polegar, que ele mesmo inventava, narrava com maestria as confusões que ele criava. Sempre li muito a Bíblia, os valores cristãos permearam minha vida e consequentemente, minha escrita. Meu pai deu-me asas com suas histórias, deu-me luz para que pudesse ser guiada, mesmo sem saber que fazia isso, a Bíblia deu-me um coração humano além de uma infinidade de coisas que transcendem a imaginação. A leitura é revolucionária! Mario Quintana já dizia  "Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas, os livros só mudam as pessoas."
Em um mundo superficial, onde as pessoas entram e saem da vida das outras deixando estragos em vez de consertos, a leitura é uma argamassa que entra na vida de todos para causar muito mais que reflexão, entra na vida das pessoas para trazer a humanidade desgastada ou perdida. A leitura é um ato de amor próprio. Como diz o poeta Theo G. Alves "...o poema é sempre uma violência..." em um mundo que não sente.
Leia para uma criança se a ama.
Dê de presente livros para pessoas especiais.
Leia junto de pessoas as quais você quer por perto por toda a existência.
Ler é trazer para si o infinito.






5 comentários:

  1. Muito bom❤Me traz grandes recordações da infância!

    ResponderExcluir
  2. Essa Foi uma das melhores histórias que já vi!! Aluna:Flavia yuska que escreveu♡

    ResponderExcluir
  3. Joaomaria.dantas@mail.com6 de fevereiro de 2022 às 13:22

    Parabéns. Realmente "os livros mudam as pessoas que podem mudar o.mundo"

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”