segunda-feira, 1 de julho de 2019

GRANDE EVENTO NO JUVENAL PÉ DE COPA


Bom dia, meus povo! será lançado sábado em Santa Cruz

            A literatura do Rio Grande do Norte está muito viva – talvez mais do que nunca em sua história – e não apenas em Natal e Mossoró. Do interior, surgem novas vozes retratando a riqueza cultural das suas cidades, muitas delas com qualidade de criação e de linguagem em alto calibre.

            Julho, por exemplo, traz para os leitores potiguares um exemplo dessa produção: Bom dia, meus povo!, do jornalista Rosemilton Silva. Bom dia, meus povo! (assim mesmo, com o plural do possessivo misturado com o singular do substantivo), conta histórias de Santa Cruz, a cidade polo do Trairi. Os dois livros do autor (“Crônicas da Casa de Maria Gorda” e “Bom dia, meus povo!) foram editados pela Z Editora, do jornalista Osair Vasconcelos.

Bom dia, meus povo! é o segundo do jornalista santa-cruzense Rosemilton Silva. O primeiro, Crônicas da Casa de Maria Gorda, lançado 2018, obteve sucesso a ponto de ter uma segunda edição no mesmo ano. As crônicas de Rosemilton, tanto no primeiro quanto no novo livro, relatam acontecimentos do dia a dia da Santa Cruz dos anos 50 até os anos 80.

            As histórias são ricas em humor e lirismo, com toques de leve nostalgia de tempos os quais, em qualquer cidade à época, corriam mansos, com forte integração entre os moradores, num convívio rico de fatos e entrelaçamento humano. Ao narrar esses acontecimentos, Rosemilton tornou Maria Gorda, a dona do cabaré mais concorrido da cidade, num personagem que traz sempre uma visão à parte dos que os seus conterrâneos viam. Personagem real, Maria Gorda convivia em meio aos moradores de Santa Cruz e se destacava no dia a dia pela personalidade agregadora, pacifica e bem-humorada.

             Se as histórias por si só já não fossem bastante atraentes, Rosemilton ainda as enriquece com uma linguagem coloquial rica, engraçada, resgatadora de palavras perdidas no tempo e que faziam a graça e humor do falar popular do interior. A linguagem leva o leitor a mais ouvir do que a ler, tal a fidelidade do autor na transcrição das falas e na própria narrativa que faz. E assim, ele começa as histórias sempre com a saudação Bom dia, meus povo!

            Rosemilton Silva é um veterano jornalista e passou por praticamente todas as redações de Natal – de rádio, jornal e televisão – nos melhores tempos do jornalismo potiguar. Foi primeiro bancário, mas aprendeu cinegrafia e assim começou a carreira que se estendeu através das rádios Cabugi, Tropical e Cidade, além de montar as de Santa Cruz e Ceará Mirim. Formado pela UFRN em jornalismo, trabalhou no Diário de Natal, A República, Tribuna do Norte, Dois Pontos, RN Econômico e Foco. Também prestou serviços às Tv´s Universitária, Potengi e União. Nos últimos anos, Rosemilton Silva especializou-se em jornalismo automobilístico na televisão.

Serviço
Bom dia, meus povo!
Lançamento: 06 de julho (SÁBADO)
Local: Clube Juvenal Pé de Copa
Horário:  18h30


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”