segunda-feira, 24 de junho de 2019

XEXÉU QUIXOTE E SEU ESCUDEIRO GELSON PANÇA - Gilberto Cardoso dos Santos


XEXÉU QUIXOTE E SEU ESCUDEIRO GELSON PANÇA

Sempre admirei a relação respeitosa de Gélson Luís Pessoa com o poeta Xexéu.  Gelson soube reconhecer a grandeza poética de João Gomes Sobrinho e o escolheu como mestre. Sem dúvida foi uma  escolha mutuamente lucrativa, pois em Gelson Xexéu encontrou o melhor de seus discípulos.

Semelhante aos escribas da antiguidade, que se punham a registrar as preciosas palavras de filósofos e rabinos - tal como Paulo aos pés de Gamaliel - Gelson voluntariamente ouvia os sábios versos entesourados na prodigiosa memória e os registrava no papel. Posteriormente, os digitalizava. Tudo isso requeria tempo, dinheiro, deslocamento e paciência, mas Gelson jamais recuou da missão que impusera  si mesmo. O eterno aprendiz se comparou a Sancho Pança seguindo Dom Quixote. Quem acompanhou os esforços feitos por ele e se convenceu da genuinidade de seu respeito e admiração; quem, como eu, conhece a fundo a história do Cavaleiro Andante e seu fiel escudeiro, depressa percebe a pertinência da analogia.

Foram anos, quiçá décadas, de dedicação quase incondicional à causa do inspirado guia. Batalhava para que seus cordéis fossem publicados; promovia eventos em sua homenagem; não esquecia de suas datas natalícias; na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza", fez-se presente e, por fim, juntamente com Marcos Medeiros - outro escudeiro de Xexéu - realizou o sonho de ver um livro dele publicado.
Se é verdade que anjos se acampam ao redor dos seres humanos, não tenho dúvida que um dos anjos de Xexéu chamava-se Gelson Pessoa.

Poucos sentiram tão profundamente a sua morte quanto ele. Ligou para mim em 29 de maio para dar-me a fatídica notícia. Dias antes ligara  convidando-me para o aniversário de 80 anos e contrastante era o modo como agora falava.  Recente fora a publicação de seu livro; os recursos arrecadados seriam utilizados para reformar a casa/gaiola do pássaro humano.

O fã incondicional, dando admiráveis sinais de humildade, gratidão e reconhecimento, buscou expressar em versos o que sentia pelo Vate das Lajes e daí nasceu o  cordel "Sendo Xexéu Dom Quixote Seu Sancho Pança eu seria":


Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria
Gélson Pessoa

Santo Antônio é a cidade
Que com certeza tem sorte
De ter um filho ilustre
Xexéu um poeta forte
Que hoje é Patrimônio
Do Rio Grande do Norte.

Ele é Patrimônio Vivo
Que nos causa alegria
Um poeta que escreve
Com muita sabedoria.
Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.

Ewerton Lemos falou
Numa conversa outro dia
Xexéu sendo Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.
Então eu observei
Que isto aconteceria.

Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria
Pois acompanho seus passos
Com a maior alegria
Sem o seu ensinamento
Lhe digo neste momento
Poeta eu não seria.

No caminhar cultural
Encontrei Xexéu um dia
E tive a felicidade
De ter sua companhia.
Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.

Caminhando com Xexéu
Eu formulei parceria
Porque ele me ensina
A versejar todo dia.
Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.

De Xexéu sou aprendiz
No ramo da poesia
Ele me ensina sua arte
Com a maior maestria.
Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.

Enveredei com Xexéu
No mundo da fantasia
E aprendi muitas coisas
Que antes eu não sabia.
Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.

Lendo versos de Xexéu
Era como eu aprendia
E hoje Xexéu já ler
Versos da minha autoria.
Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.

Xexéu me deu seu aval
Quando leu minha poesia
Eu todo lisonjeado
Ouvia o que ele dizia.
Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.

Depois que avaliou
Meu verso e minha poesia
Xexéu então me falou
Que meu verso tem valia.
Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.

Com a sua avaliação
Aí eu vi que podia
Fazer verso de cordel
Do jeito que eu queria.
Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.

Quando xexéu improvisa
Parece trazer magia
Palavra na sua boca
Se transforma em poesia.
Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.

Eu fico admirado
Xexéu fazendo poesia
Eu comparo com Beethoven
Fazendo uma sinfonia.
Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.

Com Xexéu eu aprendi
Fazer boa poesia
Mas com este professor,
Quem é que não aprendia?
Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.

Para ser seu Sancho Pança
Tenho que ter parceria
Eu encontrei em Xexéu
O Amigo que eu queria.
Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.

Xexéu no seu alazão
Tendo a musa como guia
Eu montado num jumento
Sendo a sua companhia.
Sendo Xexéu Dom Quixote
Seu Sancho Pança eu seria.

Xexéu é o Dom Quixote
Que Wetinho me dizia
E eu sou o Sancho Pança
Dentro da minha poesia.
Se Xexéu é Dom Quixote
Sou Sancho Pança hoje em dia.

 Parabéns a Gelson pelo importante trabalho desenvolvido até agora. Que continue a crescer junto e a promover mais e mais o nome deste que, indiscutivelmente, foi um dos maiores nomes da poesia popular nordestina.

Gilberto Cardoso Dos Santos - Santa Cruz, 25.06.2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”