sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

MINHA GRATIDÃO POR SANTA CRUZ - Maria Stella Dantas


Caro Gilberto,

Sou descendente de nordestinos, nasci e vivo no Rio de Janeiro. Não tive a oportunidade de conhecer meu avô, vaqueiro afamado no Brejo Paraibano, mas  recebi de presente há anos sua certidão de casamento, onde cita seu local de nascimento: Santa Cruz do Inharé.  O que não sabia é que duas décadas depois essa preciosa informação iria me levar a uma grande  e feliz descoberta de minhas raízes. Meu bisavô João Pinheiro migrou do Seridó (Fazenda Chapado  - Tangará) para a Paraiba em 1922 e faleceu em 1964, era também vaqueiro e muito famoso pelo seu aboio mavioso e cheio de encantamento. Cresci escutando muitas estórias de seus feitos como derrubador de gado, curador de rastro e vaquejadas. Mesmo morando no Sudeste sempre tive uma ligação muito estreita com o Nordeste e uma admiração enorme pelos vaqueiros.

Dos costumes do interior guardo o de ter uma costureira, gostar de escolher tecidos e modelos. Uma das peças que ainda me falta é um colete de couro com os ornamentos de vaqueiro. Para tal resolvi pesquisar na internet roupas de vaqueiro e uma foto de um chapéu de couro colorido me chamou a atenção. Ao clicar fui direcionada para o blog da Cidade de Barcelona, o qual fala sobre o vaqueiro e ao lado da tal foto havia um tópico sobre O Aboio do Vaqueiro, uma transcrição fiel do livro Retalhos do Meu Sertão de José Fernandes Bezerra.  O texto citava João Pinheiro como extraordinário aboiador do Rio Grande do Norte, as vaquejada que ele participava em Santa Cruz e imediatamente me lembrei que essa era a cidade que meu avô havia nascidoLi o relato com mais calma e ao ver o nome da fazenda tive a certeza de QUE tratava-se de meu parente. Quanta alegria!!!

 Desta forma saber que meu avô nasceu em Santa Cruz fez toda a diferença para que  lesse o texto com mais atenção e descoberto a grande habilidade de meu ascendente!



Em novembro desse tive a oportunidade de conhecer essa cidade charmosa, sua feira enorme, diversificada e farta, pessoas acolhedoras e o imponente Santuário de Santa Rita de Cássia com sua maravilhosa vista para a Serra.  Além do que através de uma entrevista na Rádio Comunitária de Santa Rita consegui contatar parentes desconhecidos que ainda moram em Santa Cruz.

Um abraço.

Maria Stella Dantas
Secretaria da Diretoria
Bio-Manguinhos/FIOCRUZ





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”