domingo, 30 de junho de 2013

Enchendo a Garrafa de Areia - João Estevam Fernandes Neto


O dia 29 de Junho de 2013, entrou para as páginas do livro da minha vida com um dia a ser lembrado, neste dia dei mais um passo em direção ao aperfeiçoamento das técnicas da nobre arte japonesa, me graduei ao 4º kyu (faixa roxa) de Aikidô.

“Joguei mais um punhado de areia”, como diria o sábio mestre que comparou o desenvolvimento em uma arte marcial a encher uma garrafa de areia. “Se colocar a garrafa em pé e jogar um caminhão de areia em cima, muito pouca areia entrará na garrafa e pode ser que até quebre a garrafa. É necessário enchê-la aos poucos.”

A troca de faixas ocorreu no Dojo da ACAN em Natal/RN, durante a viagem, nossa pequena comitiva, discutiu, dentre outros assuntos, sobre nossa motivação em seguir esse caminho marcial. Eu particularmente
admiro muitas artes marciais, e já pratiquei algumas, mas o Aikidô que é o caminho da harmonia, bem poderia ser chamada de caminho da Superação. E essa palavra bem define esta nobre arte.

De quando iniciamos os treinos há uns três anos até hoje percebemos a nossa constante evolução e de nossos colegas de treino, em cada exercício, rolamento, aplicação, toque, postura, movimentação, e até na respiração. Estamos em constante superação.

Como futuro físico, não posso deixar de enxergar toda a dinâmica envolvida em seus movimentos circulares, aplicações de toque e conservação de energia, que tornam ainda mais bela e maravilhosa a nobre arte.

Há que se destacar também a imensa sorte que nós praticantes das terras do Inharé temos em possuirmos tão dedicado mestre. Nosso Sensei James Carlos da Silva Araújo – 4º Dan na ACAN/RN. Muito obrigado, Sensei pela paciência e por acreditar em nosso grupo. Muito obrigado por me ajudar a encher de forma correta minha “garrafa de areia”. 

Um comentário:

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”