APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


sábado, 27 de outubro de 2012

Modernismo no Litoral Sul Potiguar - Epitácio Andrade

Visita a Fazenda Bom Jardim - Lugar de Memória da Viagem Etnográfica de Mário de Andrade 

                        Como parte do trabalho de pesquisa sobre a influência modernista no litoral sul potiguar, em setembro de 2012, um grupo de ativistas culturais, formado pelo escritor Dudé Viana, pelo médico psiquiatra Epitácio Andrade e pelo artista circense Alberi Silva, visitaram a Fazenda Bom Jardim, localizada a 03 km da sede urbana do município de Goianinha, distante 50 km da capital, que se constitui num lugar de memória da idílica viagem etnográfica do escritor modernista paulistano Mário de Andrade, no final da década de 20 do século passado, ao nordeste brasileiro.
Dudé Viana, Alberi e Epitacio Andrade na Faz. Bom Jardim

                        A Fazenda Bom Jardim é um complexo arquitetônico histórico que pertenceu ao crítico literário Antônio Bento e testemunhou o encontro do escritor Mário de Andrade com o cancioneiro popular Chico Antônio, durante sua incursão exploratória ao universo cultural nordestino, no final de 1928 e início de 1929. 
Vista Panorâmica do Engenho Bom Jardim
                         Os pesquisadores visitaram a sede da fazenda, onde é preservada o mobiliário colonial e seu acerco de utensílios e peças museológicas, o antigo engenho, o casario e o secular açude, que guarda relatos lendários.
Pesquisadores no secular açude do Bom Jardim
                           Acerca das lendas que florescem sobre a Fazenda Bom Jardim, os pesquisadores encontraram nas circunvizinhanças a octogenária Dona Maria de Lourdes, que afirma ouvir as estórias do Bom Jardim desde infância e as relata com tranquilidade e lucidez.  
Ativistas com contadora de estórias
                            Durante a incursão investigatória ao complexo histórico da Fazenda Bom Jardim, os ativistas culturais descobriram a cantora Dona Nazaré que tem um repertório de músicas que foram interpretadas pelos cancioneiros Eliseu Ventania e João Liberalino, além de canções de inspiração indígena. 
Pesquisadores com cancioneira
                            O trabalho de campo da pesquisa sobre o legado modernista no litoral sul potiguar, na etapa referente a visita a  Fazenda Bom Jardim, recebeu o suporte operacional do sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte Sebastião Avelino da Silva e o registro fotográfico é creditado a Ito Ferreira e Andrade.
Sgt Avelino com estudiosos da cultura popular
                           Depois do trabalho exploratório na Fazenda Bom Jardim, o pesquisador social Epitácio Andrade e o estudioso da cultura popular Dudé Viana tiveram uma reunião de planejamento de atividades com Jack d'Emília, articulista do Festival Literário Alternativo da Praia da Pipa (FLIPAUT), previsto para o período de 21 a 25 de novembro próximo, com o objetivo de agendar e viabilizar a apresentação do relatório final da pesquisa sobre o legado modernista no litoral sul do Rio Grande do Norte.
Epitácio Andrade, Dudé Viana e Jack d'Emília