segunda-feira, 25 de junho de 2012

SOBRE FORRAÇO 2012 (BATE-PAPO COM HÉLIO CRISANTO)


1.Hélio, como se saiu na etapa do FORRAÇO 2012 em Assu?

R: Bom, acho que fiz uma boa apresentação, porém desta vez a nossa  música não foi classificada para a etapa final no festival.

2. Por que motivo, pensa você, sua música não foi classificada?

Olha, é sempre difícil responder essa pergunta, não sei dos critérios que são usados para avaliação da musica, o festival teve grandes concorrentes com belíssimas canções e com certeza as musicas classificadas foram merecedoras da classificação.


3. Fui informado de que houve deficiência quanto aos ensaios com a banda que os acompanhou nas apresentações. Verdade isso? Isso contribuiu?

R: Quem já participou do “Forraço” sabe das limitações dos ensaios que duram em média 30 minutos para cada concorrente, e acho que isso atrapalha um pouco não só a mim, mas a todos os participantes, e esse ano não sei por qual motivo, sequer teve a passagem de som antes do inicio do festival.

4. Verdade que deram prioridade às composições que falavam sobre Luiz Gonzaga?

R: Estamos no ano do centenário do grande Luiz Gonzaga, e  nada mais do que justo as músicas que reverenciavam o rei do baião serem vistas com mais atenção e acho um fato normal e merecido.

5. Esta temática constava na inscrição? Se não, que acha dessa decisão?

R: No ato da inscrição apenas fui informado que a música finalista que melhor representasse o grande gonzação receberia um pequeno troféu da emissora.

6. Quais suas impressões sobre o festival em si, nessa etapa em Assu, e sobre a cultura local?

R: Em tempos onde o forro elétrico vem dominando os espaços, o Forraço é extremamente importante para mostrar que no nosso estado tem muita gente boa produzindo o verdadeiro forro, aquele que tem o cheiro do mato e gosto de água de cacimba, o forraço culminou com a festa do padroeiro de Assú, é uma cidade festiva e rica culturalmente, em cada esquina ouve-se o som de uma sanfona tocando o verdadeiro forró pé de serra.
 

7.Encontrou algum concorrente doutros festivais ou amigos que tornaram mais agradável sua permanência lá?

R: Fiz grandes amigos através dos festivais o que torna a nossa participação mais agradável como o grande Leão Neto, Beto Cunha, Arcésio Andrade, Valdir Luz, Magnus Araujo,  Kiko Alves e outros, e para completar a minha noite tive o prazer de reencontrar o amigo cinegrafista-poeta Zenóbio Oliveira, grande colaborador deste blog.

8. Cite nomes de alguns que foram classificados e de alguém - se porventura houver - que julgou prejudicado.

R: Alguns nomes conhecidos que foram para a final: Magnus Araújo, Beto Cunha, Leão Neto, acho que o primeiro concorrente Lupercio Albano que concorria com a música “Balaiada”, belíssima  música  por sinal, foi extremamente prejudicado pelo som mal regulado no inicio, mas isso é festival; acontece.

9. Deixe uma reflexão ou conselho para os compositores trairienses que desejam participar desses festivais. 

R:  Sinceramente, gostaria de ver mais participantes da nossa região nos festivais, não sei por qual motivo não se inscrevem, pois como bem sabemos temos grandes músicos e poetas por aqui, digo que vale a pena, apesar dos  obstáculos, é um momento muito especial para mostrarmos o nosso trabalho para todo o estado


10. De quantos festivais já participou? Pretende encarar o próximo? O que  o motiva a  participar destes eventos, mesmo tendo significativas despesas?

R: Tenho sete participações no Forraço, uma no festival da canção organizado pela assembleia legislativa e uma participação no festival de músicas do cangaço em Serra Talhada PE. O meu amigo e parceiro maestro Camilo Henrique tem me incentivado bastante a compor dando riqueza as minhas letras com o seu talento musical e isso me deixa muito feliz. Quero aqui agradecê-lo mais uma vez pela oportunidade de representarmos a nossa cidade neste festival, sabemos que as despesas existem sim, mas isso pra mim não tem preço.

6 comentários:

  1. Gilberto,
    Muito interessante o que Hélio diz nessa entrevista. Destaco o fato de que o Forraço é um dos pouquíssimos eventos em nosso estado que valoriza o forró tradicional, o forró forró.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Teixeirinha. E Hélio é um dos legítimos representantes desse estilo.

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos,

    O Meu parceiro Hélio Crisanto foi muito gentil em suas palavras. Na verdade o Forraço há muito que vem definhando. Realmente a proposta que é mostrada na mídia é atraente mas a realidade é muito diferente. Do ponto de visto técnico, individualmente e em sua maioria, os músicos que fazem parte da banda do Forraço são os melhores do estado cito: Jubileu, Bethoven, Zé Hilton, Kaká e o maestro Franklin Nogvaes, o problema está na logística dos ensaios. Para vocês terem uma ideia em cada eliminatória 16 concorrentes disputam. Cada concorrente tem em média apenas 30 minutos para ensaiar, desses 30, 15 são para os músicos aprenderem a música, os 15 restantes são para os demais ajustes. Esse é apenas um dos pontos fracos do Forraço, existem outros. Mas, apesar do nosso amigo Franklin Nogvaes nos chamar de "teimosos", por que todos os anos estamos por lá, ano que vem, se Deus quiser, estaremos lá de novo com mais uma bela canção. Quem sabe um dia a gente não chega ou quem sabe gravamos um cd só com músicas que foram concorrentes no forraço (rsrs), essa já a quinta se eu não estou enganado. Aproveito aqui para agradecer ao meu parceito Hélio por sempre confiar as suas brilhantes poesias a mim e agradecer também a todos que torceram por nós.

    Abraço,

    Camilo Henrique

    ResponderExcluir
  4. É verdade maestro, acho que fui generoso nas palavras rss os percalços existem sim mas a nossa teimosia é maior que tudo isso, acima de tudo nos divertimos com a música e isso pra mim ja é suficiente.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de parabenizá-los Hélio e Camilo por terem mais uma vez nos representado tão bem no forraço. E que mesmo não tendo sido classificados, o importante é insistir e mostrar que temos sim todos os anos uma representação da nossa cidade. Acho que os critérios adotados pelos organizadores são muito injustos, embora o tempo sendo igual para todos, sei que algumas músicas são mais difíceis de se pegar do que outras, o que conta significativamente na hora da apresentação. Parabéns de verdade e espero que no próximo lá estejam novamente para quem sabe, dessa vez, serem vitoriosos.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”