domingo, 1 de abril de 2012

REFLEXÕES NO DIA DA MENTIRA - Nailson Costa

 
Hoje, dia da mentira, faz 31 anos que, por essas horas, 9h04 min, eu via a minha casa, ali, na Rua Elói de Souza, parcialmente destruída. Via as minhas roupas, meus discos, minhas fotos, meus sonhos, pegando carona na enxurrada que escapava pelas frestas e empenos da porta principal rumo à calçada. Via as pessoas escor...regando nas lamas e outras atoladas até a metade das pernas. Umas rindo da própria desgraça. outras sem acreditar no que via, outras dando ataques histéricos. Ouvia barulhos de casas caindo. Hoje, dia da mentira, fui à missa de ramos pra cumprir com a minha obrigação de cristão e, também, dar um pouco de alegria a minha velha mãe, já que ela só tem as missas como sua razão de vida .Ouvi e vi muito na igreja. Vi muita gente, muitos romeiros, muitos ramos, muita gente bonita e feia também. Ouvi muitas asneiras, ouvi, também, uma boa homilia do padre Vicente, que falou dos reis e de seus impérios de opressão, de corrupção e descasos para com os mais humildes. Falou o reverendo da falta de hospitais e de médicos, da falta de honestidade desses reis, enfim, desses seus impérios passageiros e ilusórios, e arrematou, num desfecho previsível e agradável aos ouvidos, ao afirmar que o verdadeiro rei é JESUS CRISTO. Aprovei. Senti muitos aromas também, bons e ruins. Perfumes baratos e alguns poucos caros; e, o que mais me incomodou, o perfume das piscinas de criação de camarão, que fica ali ao lado do Santuário, esse sim, deu o que falar! Pense num perfume forte! Aí eu fiquei pensando, por que o império de Santa Cruz não consegue acabar com esse mau cheiro, com essas muriçocas, com essa falta d'água, com esse descaso para com o bem estar da cidade? Quase não me concentrei na missa com os romeiro e turistas perguntando o que era e de onde vinha esse mau cheiro. Hoje é dia da mentira, mas acredito que Padre Vicente disse uma verdade na missa. Hoje é dia da mentira, mas é verdade que faz 31 anos da grande enchente. Hoje é dia da mentira, mas é verdade o que vai sendo dito aqui!

4 comentários:

  1. É ISSO AÍ MEU CARO,HOJE É DIA MESMO DA VERDADE,ASSIM COMO TODOS OS DIAS.

    LUÍS

    ResponderExcluir
  2. Grande Nailson, texto tocante, fui lendo e passando um filme em minha memoria, pois também fui vítima dessa terrivel enchente.

    ResponderExcluir
  3. Grande Nailson, texto tocante, fui lendo e passando um filme em minha memoria, pois também fui vítima dessa terrivel enchente.

    ResponderExcluir
  4. eita, o dia da mentira! é velho viu!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”