APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


sábado, 12 de novembro de 2011

A SAGA DOS LIMÕES no FLIPAUT 2011


Na festa de encerramento do 2º FLIPAUT – Festival Literário Alternativo da Pipa, na noite do dia 20 de Novembro, serão lançados na paradisíaca praia do litoral sul potiguar o livro “A Saga dos Limões –Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, do Médico Psiquiatra e Pesquisador Social Epitácio de Andrade Filho e será exibido o Documentário “Cangaço e Negritude”, produzido pela Rede Potiguar de Televisão (RPTV).



"A Saga dos Limões - Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante" é um ensaio historiográfico que resgata o segmento étnico representado pela família Limão, cujos membros ganharam notoriedade por terem sido os principais algozes do Cangaceiro Potiguar Jesuíno Brilhante (1844-79). Invisibilizados e marginalizados pela literatura dominante, o ensaio lança um novo olhar sobre a história da negritude dos Limões, atribuindo-lhes um papel pró-ativo, ao enfrentar o cangaço, participar da Insurreição dos Quebra-quilos e resistir ao recrutamento forçado para a Guerra do Paraguai.



"Cangaço e Negritude" é um documentário, no formato de um conjunto de reportagens, produzido pela Rede Potiguar de Televisão (RPTV), sobre o lançamento do Livro "A Saga dos Limões", em várias cidades do Rio Grande do Norte, como Currais Novos, Acari, Caicó, Messias Targino, Patu (onde nasceu o "Cangaceiro Romântico") e na Capital do estado, Natal. O documentário tematiza a interface do cangaço de Jesuíno Brilhante com o resgate histórico da negritude sertaneja.



Conforme Jack D’Emília, articulador do evento, no domingo, 20 de novembro, ás 18:30h o livro e o documentário serão apresentados ao público na Praça de Pipa, durante a Comemoração do Dia da Consciência Negra, que encerra o 2º FlipAut! - Festival Literário Alternativo.
Livro “A Saga dos Limões”