terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

QUAL O SEU SORRISO? - Maria Goretti Borges




 "Soprando a última velinha dos cinquenta, uma constatação: as dúvidas são muitas, as certezas, pouquíssimas. Procuro compreender a diversidade humana a partir da diversidade também existente em outras espécies. A engenhosa obra criacionista ou evolucionista torna-se efetivamente mais compreensível pela diversidade do que pela singularidade, como querem alguns. Quem conseguiria transformar todas as plantas a ponto de deixá-las da mesma cor, com os mesmos frutos e finalidades? Aplique-se o mesmo questionamento para os animais. O homem lança mão de sua inteligência, uma contradição, para proferir o discurso da padronização do homem, vale salientar: daquilo que compraz o seu projeto de poder e dominação. Nas muralhas construídas pelo discurso da desfaçatez, mas com tijolos de furos, a luz penetra. Penetra porque é da luz, seja em forma de clarão ou timidamente!

Entre rios poluídos, aeronaves, ouro e diamantes, um fio de luz chega ao povo Yanomami. Soterrados por treze dias em meio a escombros, um raio de luz chega a uma família turca. E assim, a vida segue o seu curso! Nas tantas batalhas travadas, umas acompanhadas, outras solitárias, perguntas sem respostas, dias de choro, outros de risos, seguimos nós, as Marias e os Josés.

Se encontrasse com Deus, sorriria. Não com a risada de Fafá de Belém, nem com o sorriso disfarçado da Monalisa ou com o sorriso espontâneo de uma criança. Sorriria com o sorriso de uma aluna do 9º ano. Um sorriso difícil de descrever: o sorriso daquela aluna que estudou, mas sabe que não foi suficiente para passar por média. Aquele sorriso que pergunta: "Estou em recuperação, tenho chance de passar de ano?" O sorriso que diz: "Muito difícil aquele assunto da prova, era aquele mesmo?" Um sorriso nem alegre nem triste, que confessa, questiona e também constata: o Senhor é quem sabe! Um sorriso sem medo, sem desespero. Preocupado, porém esperançoso! Passar por média na escola da vida não é nada fácil, é uma missão árdua. São muitos nomes, sobrenomes e pronomes para pronunciar. Muitas chaves, parênteses e colchetes para abrir e fechar. Mares, marés e maremotos para enfrentar. Também temos muita beleza para apreciar, muito amor para compartilhar, uma vida para viver e muitas notas para recuperar. Uma longa passarela que alterna em sua composição terra firme e areia movediça. Equilíbrio é a palavra-chave para a travessia, sigamos!"

Goretti Borges

Educadora e gestora escolar do IESC




4 comentários:

  1. Prezada Maria Goretti Borges,

    Hoje é um dia especial, não só para você, mas para todos aqueles que têm o privilégio de conhecê-la ou que fazem parte de seu convívio. Nesta data, comemoramos o seu aniversário, e eu não poderia deixar de registrar o meu apreço e admiração por você.

    Como educadora e gestora escolar, você tem mostrado um espírito humanista e solidário, sempre buscando o melhor para os seus alunos e para a comunidade escolar. Além de leitora voraz, é uma grande incentivadora da leitura e dona de um bom gosto musical invejável. Suas escolhas dizem muito a seu respeito!

    Eu a conheço há décadas e desde então tenho a honra de tê-la como amiga e parceira em diversos projetos. Admiro muito o seu brilhantismo como escritora de crônicas e textos reflexivos, tão bem aceitos pelos leitores do blog da APOESC.

    Aproveito para compartilhar duas frases que sempre me inspiram: "A felicidade não é algo feito. Ela vem das suas próprias ações" (Dalai Lama) e "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" (Nelson Mandela).

    Hoje você aniversaria, no entanto nós é que somos presenteados com tão belo texto! Parabéns por mais essa crônica!

    Por fim, gostaria de desejar um feliz aniversário, repleto de amor, saúde e realizações. Que este seja mais um ano de muitas conquistas e aprendizados.

    Parabéns, Maria Goretti Borges!

    Atenciosamente,
    Gilberto Cardoso dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada meu querido amigo, a honra e satisfação é toda minha! Um grande abraço 🫂

      Excluir
  2. Bela homenagem Poeta Gilberto. Parabéns e felicidades para Goretti.

    Joseni.

    ResponderExcluir
  3. Justa e linda homenagem, é uma grande pequena mulher.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”