domingo, 21 de julho de 2019

POEMAS EM DEFESA DO NORDESTE



O Leão do Norte e Seu Rugido

Vocês tão ligado? 
Que o que nois chama de “Nordeste”
Na real foi inventado?
Porque tu, paulista, não se considera
Sudestino?
Mineiro, carioca tem Identidade própria. 
Mas é tudo a mesma merda
Esses tal de nordestino?
Só pra começo de conversa
Nordeste tem nove Estados diferentes 
Nem vem dizer que não sabia
Sul e sudeste tem IDH foda
Mas não tem aula de geografia?
De onde venho a gente diz
Oxe, eita carai, misericórdia, minha fia
É pra ter um ataque ator de novela
Quando imita nosso sotaque
É que pra vocês nois é caricatura
Num interessa de onde venho
Me chamam de paraíba
Me respeita, boy
Sou da terra de Capiba
Mestre Vitalino, Paulo Freire, Manuel Bandeira.
Brega, frevo, coco de roda, maracatu, cultura
popular pulsante, Ilha de Itamaracá, Luiz
Gonzaga, lá do Exu, Pernambuco
Só dá tu.
Só dá o sabor da morena tropicana, peço
Mais Felipe Santana dançando ciranda na praia
Do Janga.
Boa Viagem, Várzea, Boa vista
Beberibe que acomodou painho, Aurora para
Acomodar artista.
Olinda, teu sol, teu mar faz vibrar meu coração.
Dá gosto tomar uma cerveja antes do almoço
Para ficar pensando melhor.
Meu peito é Manguebeat pulsando Chico Science,
Karina Buhr, Siba e Mombojó.
Respeita a capitania que foi explorada desde
o início para arrancar cana-de-açucar.
Respeita a capitania de Zumbi dos Palmares,
Símbolo da negra luta.
Passei não só pra dar um cheiro, mas pra ser bem direta, depois de muito castelar num verso de Miró da Muribeca.
Respeita o Nordeste todinho.
As mina guerreira, as mina poeta.
E quando for imitar sotaque de pernambucano, não,
Não esqueça:
Esse é o povo mais guerreiro e vaidoso...
Em linha reta.

Bell Puã

################################################



 AQUI NÃO 

Eu falo mainha, painho, titio
Eu ando de chinela, eu tempero o Brasil
Meu T nao é mudo e so falo o que deve
Eu ja nao tenho mais medo do mundo 
Eu tenho uma raiz que me rege
Eu sou da paz e lhe recebo la em casa, mas se eu ficar brava aí minha vista logo embaça porque sou parente de Lampião e num aceito conversa torta
Um povo arroxado nao tem quem aguente 
O fraco da gente é só cuscuz e farofa
Sempre vai ter quem se deixa levar pelas as arezias e ilusões dos salvadores dessa Pátria dos Barões
Deixe que tá! 
Ser capitão do mato é uma saída dos covardes, eles só esquecem que igualdade é a única e verdadeira verdade 
A gente nao volta mais pra senzala, nem pra cozinha, nem pro armário e eu
BERRO BEM ALTO QUE É PRA VOCÊ ME OUVIR
FASCISTA, SANGUE RUIM, CABA DE PÊA SE SAIA, PEGA O BECO DAQUI!
Eu dou nó em pingo d'água, eu belisco azulejo, eu tiro leite de pedra e pra fome e seca eu não deito.
Meu coração emocionado que só me obriga dizer:NÃO TEM NADA NESSE MUNDO QUE EU NÃO POSSA FAZER!
Eu nao quero ser rica e eu lhe digo novamente: Eu quero beber, eu quero comer, eu quero ter casa pra morar e paz pra minha gente! 
MEU POVO É FORTE, MEU SOTAQUE É LINDO, NÃO MEXA COMIGO QUE EU SOU NORDESTINA!


#################################################################





#################################################################

Sou Arlindo Tadeu Hagen,
um camarada de sorte.
Nasci em Minas Gerais
mas tenho um chamego forte
com todos os municípios
da "Paraiba do Norte"

#################################################################

EITA POVO ATREVIDO!

Eita povo atrevido
É o povo nordestino
É homem, mulher, menino
Nos enchendo de orgulho
Se afirmam sem barulho
Enaltecendo a nação
Veja Luís, Rei do Baião
O escritor Jorge Amado
Eita! Torrão abençoado
Pra ter gente de expressão

Luís da Câmara Cascudo
Historiador com vez e voz
Veja Rachel de Queiroz
Nossa escritora mais Famosa
Castro Alves, Rui Barbosa
Engrandeceram a Nação
O Padre Cícero Romão
Que elevou nossa Fé
Patativa do Assaré
Virgulino, o Lampião

Rico em musicalidade
O nordestino deita e rola
Fizeram e fazem escola
Na música ele se agiganta
Dança, batuca e canta
Cresce, voa e levita
Ousa, caminha, acredita
O nordestino é um instrumento
E quando chega o momento
Rasga o peito e a alma grita

Dominguinhos, Sivuca
Quem houve se apaixona
Vira amante da sanfona
Torna-se ouvinte exigente
Ver o mundo diferente
Da música vira parceiro
Um viva à Jackson do Pandeiro
E a sua musicalidade
O nordestino é na verdade
Um orgulho brasileiro

Rico em ritmos vários
Transpira sempre poesia
Segue na noite e no dia
Levando a vida a cantar
Vive a solfejar
Sempre uma nova canção
No litoral, no sertão
Ou num terreiro de macumba
É no compasso do Zabumba
Que bate o seu coração

Mão de obra propulsora
Do nosso desenvolvimento
Desde o descobrimento
Ele se fez presente
Sua história é comovente
Por isso “Cabra da Peste”
Seja no Sul ou Sudeste
Sempre forte e viril
Que seria do Brasil
Se não existisse o Nordeste.

#################################################################

 NORDESTINOS, SIM, SENHOR, POR QUE, NÃO?


Nordestino com orgulho,

amor e consciência.
A ponto de nós compreendermos,
o ruim que vem de longe.

Nordeste só nos orgulha,
lisonjeia e presenteia
o país com grandes nomes,
a saber: João Gilberto,
Gilberto Gil, Zé Ramalho,
Djavan, Gal Costa,
Luis Gonzaga dentre tantos outros.

Nordestino com orgulho, sim,
e de tantos nomes literários: José Lins do Rego,
Gracilano Ramos, Raquel de Queiroz,
Jorge Amado e José de alencar.

Só eles já valem
para não sermos discriminados,
pelo contrário exaltados,
enaltecidos, queridos
e tecidos por uma nação,
que tem identidade e
marca próprias!

Eis como somos grandes,
efervescentes e emergentes
na histórica e cultura brasileira,
notadamente, pela resistência política,
cultural e o folclore produzidos
que, um simples presidente leigo,
não é capaz de destruir o presente
e o passado, que foram lapidados,
por homens fortes!

Assim sai de sua ignorância
e conheça a nossa história,
pois quando a "Sua Excelência"
conseguir fazer isso,
ficará, tremendamente,
envergonhado e sem norte!

Acaso, já ouviu falar em Luis Gonzaga,
Romero Brito, Câmara Cascudo,
Luís Inácio da Silva, pois uma simples
perseguição política, deste último,
não apagará o brilho
de quem fez história!

Vem, Presidente,
conhecer o Nordeste,
o berço do Brasil,
com as belezas das praias de Iracema,CE,
Ponte Negra, RN, Porto de Galinhas, PE,
além da arquitetura do Farol da Barra, BA,
Elevador Lacerda, BA, o Theatro José de Alencar, CE,
o ponto natural Moro do Careca,RN.

Portanto, só alguém daqui
é capaz de defender,
enaltecer e mostrar para o país, Brasíl,
que, aqui, também, é nosso!

Assim é uma região plural, diversificada,
porém está agraciada por:
culturas, pessoas, artes,
literatura e identidade próprias,
por conseguinte quem é a "Sua Excelência"
para falar mal do que não sabe?

Dessa forma, somos um povo forte
que, poucos gritos, vindos:
do "Sul, Sudeste,
Centro Oeste ou Norte"
não atrapalham a quem,
já nasceu, para ser histórico
grande, forte!.

Aqui, não se fala em cortar direitos,
portar armas, nem tão pouco
em discriminação de pobres.
Apenas, em resistência,
crescimento, identidade
e amor ao próximo,

Nordeste, a nossa casa,
o nosso norte!

Parte do Brasil: inteligente
e forte!

Manoel Guilherme de Freitas, São Francisco do Oeste, RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”