sábado, 30 de novembro de 2019

LEGIÃO URBANA - Homenagem em cordel



Poema autoral onde cito os títulos de todas as canções da maior banda de rock nacional de todos os tempos.
Legião Urbana!

"Cordel Legionário"
Autor: Robson Renato

Eu não sei como SERÁ
Que essa DANÇA dos meus versos
Poderá me acompanhar
Desbravando multiversos
Pra PERDIDOS NO ESPAÇO
Enxergarmos tons diversos.

Mas sem medo de versar
Percebi que AINDA É CEDO
Pra viver sem me arriscar
Acovardado e com medo
Se o PETRÓLEO DO FUTURO
Já queimou nosso segredo.

Por isso, senti que posso,
Viver sem pedir esmola
E gritar: somos SOLDADOS
Da GERAÇÃO COCA-COLA!
Decifrando o TEOREMA
Que aprendemos nessa escola.

POR ENQUANTO, sigo em frente,
Aprendendo a cada passo,
Pois o BLUES do meu caminho
Traz a força do compasso
Que no REGGAE dos meus sonhos
Reproduz o que não faço.

Mas foi QUASE SEM QUERER
Que amargurei corações,
Fiz igual ao DANIEL,
Que NA COVA DOS LEÕES,
Fez da FÁBRICA da fé
Um poço de salvações.

A METRÓPOLE do medo
Trouxe ao jovem reprimido
Uma MÚSICA URBANA
Rompendo o TEMPO PERDIDO
Pra gritar que somos ÍNDIOS
Procurando algum sentido.

Ouvindo Renato Russo,
Marcelo, Rocha e Bonfá,
Desbravei meus sentimentos,
Trouxe o rock para cá
E no ACRILIC ON CANVAS
Subi meio tom em lá.

Esperando ANDREA DORIA
Naveguei nos pesamentos
Coloquei PLANTAS EM BAIXO
DO AQUÁRIO dos tormentos,
Renovando a minha força,
Remontando pensamentos.

EDUARDO me falou
Que sem MÔNICA não vive
E escutando a Legião
Relembrei um amor que tive
E conheci mil lugares
Que nunca sequer estive.

E foi DEPOIS DO COMEÇO
Que minha força biônica
Partiu de ANGRA DOS REIS
Numa viagem platônica
Aportando na obscura
CONEXÃO AMAZÔNICA.

Mas EU SEI que progredir,
Sem viver o MAIS DO MESMO,
É buscar o crescimento
Sem chorar jogado à esmo
E fugir do mal do TÉDIO
Desbravando todo o sesmo.

Pois a QUÍMICA da vida
Demonstra que a decadência
Deve ser eliminada
Eximindo a displicência
Num FAROESTE CABOCLO
Que perpasse a nossa essência.

Porém, QUE PAÍS É ESSE
Onde HÁ TEMPOS, PAIS E FILHOS,
Batalham por igualdade
Tentando mudar os trilhos
Mas são sempre perseguidos
Pela força dos gatilhos?

Os MENINOS E MENINAS
Sofrendo em SETE CIDADES
Esperando um FEEDBACK
Das nossas autoridades
E o vagão das DUAS TRIBOS
Descarrilhando maldades.

Mas sei que SE O SOL BATER
NA JANELA DO SEU QUARTO
E as canções da Legião
Deixarem seu peito farto
A coragem nascerá
Na força de um novo parto.

Somos jovens e podemos
Resgatar nosso Brasil,
Já gritei para MAURÍCIO:
Seja forte e varonil!
Pois não serei para sempre
LOBISOMEM JUVENIL.

Versei no MONTE CASTELO
Conjugando o verbo amar,
Compus trovas e sonetos
Galopando à beira mar,
Mas sofri muito ESPERANDO
Esse MEU AMOR PASSAR.

Pois a força desse amor
Deve ser nosso legado
Pra mudarmos esse MUNDO
Que ANDA TÃO COMPLICADO
No TEATRO DOS VAMPIROS
Do fantoche alienado.

Dessa fonte SERENÍSSINA
Surge a força do METAL
Que lutando CONTRA AS NUVENS
Num gesto descomunal
Apazigua nossas dores
Num VENTO NO LITORAL.

Vejo um norte pra seguir
Nos acordes legionários...
Subindo A MONTANHA MÁGICA
Fui na ORDEM DOS TEMPLÁRIOS
E aprendi na L' AGE D'OR
Acordes imaginários.

Quando ouço LOVE SONG
Aperto meu coração...
Em COME SHARE MY LIFE
Resgato a recordação
Dos amores que vivi
Nas canções da Legião.

DO ESPÍRITO que bebe
NA FONTE da PERFEIÇÃO
Surge a paz que traz OS ANJOS
Ofuscando a solidão
PelOS BARCOS da bondade
No mar da renovação .

Posso VINTE E NOVE vezes
Ouvir UM DIA PERFEITO
E VAMOS FAZER UM FILME
Tocar dentro do meu peito
Mas se fosse SÓ POR HOJE
Não estaria satisfeito.

Descobri que sou capaz
Ouvindo O DESCOBRIMENTO
E os problemas DO BRASIL
Ficam claros no momento
Que o GIZ da criticidade
Rabisca meu pensamento.

Se LA NUOVA GIOVENTÚ
Ouvir toda a melodia
Que LOVE IN THE AFTERNOON
Retrata com tal magia
Saberá que a Legião
Na verdade é poesia.

PASSEIO DA BOA VISTA
Rompe a dor da TEMPESTADE
E lendo O LIVRO DOS DIAS
Tomo um gole de saudade
Mas QUANDO VOCÊ VOLTAR
Matarei minha vontade.

Conhecendo A VIA LACTEA
Viajei nos sentimentos,
Percebi que L'AVVENTURA
Troxe nobres pensamentos,
E foi LONGE DO MEU LADO
Que LEILA viveu tormentos.

Disse ALOHA quando vi
O tamanho do presente
Quando ouvindo A Tempestade
Fiz da MÚSICA AMBIENTE
Um hino pra minha vida
Cantado dali pra frente.

NATÁLIA nasceu sabendo
Ser filha d'um legionário
Pois ESPERANDO POR MIM
Marcou no seu calendário
Que no dia DEZESSEIS
Estaria em meu cenário.

A MÚSICA DE TRABALHO
Cantei pra vencer o mal,
Meu espírito cresceu
Sendo um SOUL PARSIFAL,
E cantando MIL PEDAÇOS
Quebrei meu emocional.

Mas em 1° DE JULHO
O SAGRADO CORAÇÃO
Matou AS FLORES DO MAL
Pra nascer OUTRA ESTAÇÃO
E com DADO VICIADO
Viciei na Legião.

Com CLARISSE e MARIANE
Enfrentei A TEMPESTADE
Acordei ANTES DA SEIS
E senti que a liberdade
Só servia pra aumentar
As mazelas da saudade.

Ouvindo LA MAISON DIEU
Fui sentindo a Legião
Curtindo RIDING SONG
Alegrei meu coração
E quase morri de medo
Na TRAVESSIA DO EIXÃO.

E sem COMÉDIA ROMÂNTICA
Conheci a dor que encerra
Numa música chamada
CANÇÃO DO SENHOR DA GUERRA
Mas só vi quem sou ouvindo
MARCIANOS INVADEM A TERRA.

Renato Rocha e Bonfá
Renato Russo e Marcelo
Fizeram RIDING SONG,
Primeira de um disco belo,
Que serviu pra registrar
A grandeza deste elo.

SCHUBERT LÃNDLER veio
Com perfeita sintonia
Ao lado de HIGH NOON
Mostrar toda sinfonia
Da canção instrumental
Repleta de nostalgia.

Uma banda que ficou
Marcada pela grandeza
Com letras bem trabalhadas
Nos arranjos da leveza
Que deixou nessas canções
Muitas fontes de beleza.

HOJE À NOITE NÃO TEM LUAR,
Mas trago a recordação...
Pois se a dor me visitar
Maltratando sem perdão,
A saudade não me engana
Pois a LEGIÃO URBANA
Alegra meu coração.

Robson Renato
Robson Renato
Poeta Cordelista, Sonetista e trovador.
Instagram @PoetaRobsonRenato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”