domingo, 6 de outubro de 2019

Ler é fundamental - João Maria de Medeiros


Ler é fundamental

Vou tratar neste momento sobre um assunto dos mais importantes que aqui já escrevi: a importância do ato de ler. 
Eu vivi meus primeiros dias de vida no Sítio Várzea Grande, na fazenda de mesmo nome, de propriedade de meu bisavô Manoel da Costa Palma, que veio de Araruna na Paraíba, onde fincou morada ali até seus últimos dias de vida, por volta de 1968.

Cresci ali naquela fazenda ouvindo de meu pai, José Estevam Dantas, cantar à noite antes de dormirmos cordéis famosos , como "A Chegada de Lampião no Inferno" dentre outras histórias de valentia. Eu acabava adormecendo com aquela melodia. Bom lembrar que meu pai, por sinal, é parente do Maestro Felinto Lúcio Dantas e de  Tonheca Dantas, músico(autor de Royal Cinema).

Sabendo que aqueles versos cantados, meu pai tinha aprendido lendo cordéis famosos da época, tomei gosto pela leitura. Ao ir à escola meu objetivo principal era ser como ele: um devorador de Cordéis. Ao crescer, ao aprender a ler , me tornei um assíduo  leitor  de histórias do cangaço em cordéis e histórias em quadrinhos. As mais lidas naquela época ainda lembro: "Histórias do Faroeste" , "Tex" e "Zagor"

Ao ingressar no Ensino Médio, meu sonho era ser professor, uma profissão que sempre me encantou desde meus primeiros dias na escola pública!!
Eu dizia à querida mãe: " Um dia serei professor"! E não é que passei no primeiro concurso que fiz ,  no ano de 1988?

Em fevereiro do ano seguinte (1989) eu entrava nas salas de aulas como professor; um sonho realizado!

Anos depois , ingressei no Curso de Letras, através de vestibular dificílimo, no Campus do Ceres(UFRN), em Currais Novos, a Princesa do Seridó.

Lá fiz grandes leituras que  nunca esquecerei , como "A História da Riqueza do Homem" , de Léo Ruberman , que foi me  emprestado por Ronaldo Gomes, atual Secretario de Cultura daquela bela cidade( homem forte do "Caçuá de Mamulengos") e "As Veias Abertas da América Latina", de Eduardo Galeano, só pra citar algumas.
Percebi a grandeza de poetas como  Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, Augusto dos Anjos, Patativa do Assaré, dentre tantos "outros.
 Livros importantes como obras machadianas, como "A Cartomante" e outras. A história de  "Luzia-Homem" e  outros livros   também nunca irei me  esquecer.

Não quero aqui me esnobar, crescer, nem aparecer. Quero prestar um serviço, demonstrar que, através do meu  empenho, destas minhas importantes leituras, consegui alcançar meus objetivos.
Quem lê conhece outros  mundos mesmo sem sair de casa, melhora a escrita e a argumentação. Digo aqui que a leitura é fundamental e que, quem  seguir , pelo menos um pouco do que eu fiz, não se arrependerá.

A Leitura engrandece a alma ( Voltaire).

João Maria de Medeiros é professor e cronista.


6 comentários:

  1. Belo incentivo, João Maria. Um bom exemplo vale muito. Parabéns pelo belo testemunho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns quanto orgulho, com certeza sua família é muito orgulhosa de voçê!!

    ResponderExcluir
  3. "Os estudos são amaros, mas seus frutos são saborosos", dizia meu pai, Eloi de Souza, do Clã dos Gonçalves da Ribeira do Piranhas. Inda infante, ouvia atentamente, mas, não tinha a dimensão daquela que seria uma simples frase. Com o dissipar dos tempos, entendi aquele recado. Desasnado na tabuada e na carta do a,b,c..., fui seguindo a estrada nem tanto de fácil travessia. fui ouvindo o palear nos velhos copiares, nas "bocas de noite", dos meus ancestrais e dos mais velhos. No estalo de folha ressequida, cheguei a Universidade como pupilo e nunca mais a deixei. Tudo isso motivado pelo sublime costume de menino sertanejo, pobre, de fazer da leitura uma estação de rico outono. Abraço João Maria.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Dr. Jair Elói de Souza e aos outros que não consigo identificar!
    Muito grato pelas palavras.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”