sábado, 6 de abril de 2024

INTERLIGADOS PELO CLIMA

 


INTERLIGADOS PELO CLIMA


Nas zonas de guerra, o fogo explodindo tem o papel de aquecer e destruir, não só quem está perto. A necessidade dos ares-condicionados que o digam. A conta de energia sobe. Corre-se para dentro dos compartimentos refrigerados enquanto as explosões continuam a aquecer o planeta. Todos pagamos pela guerra que, apesar de estar longe, manda seu recado pelo bafo quente como se fosse um telegrama climático. 

Ninguém pode fugir dos conflitos já instalados nos campos de gelo, nas areias dos desertos ou nos morros do Rio. Somos todos coadjuvantes desse inferno que já está mostrando sua cara através da elevação da temperatura. 

Mais e mais explosivos são criados e detonados a cada segundo. Enquanto estamos aqui lendo, mais focos de destruição contra o clima da terra permanece em atividade. Só um cego não ver que as bombas estão chegando até nós através do ar aquecido por elas.  

A indústria da destruição dá emprego. O comércio de armas prospera. Não dá para fazer poesia com tudo isso. Calor é a linguagem da natureza gritando que paremos com isso.  

Os vídeos viralizam quando um caça é abatido ou um tanque é explodido, mas ninguém conta que aquela área aquecida amanhã virá bater na sua e na minha porta nos obrigando a correr para o refúgio da sala climatizada. 

A conta de luz sobe novamente, para deleite dos vendedores de energia. Para muitos, as guerras precisam continuar, só assim se faz valer a indústria dos ventiladores, refrigeradores e armamentos. 

Transformamos nossas casas em bunker contra o aquecimento global, só que na feira não tem ar refrigerado; no roçado, também não; na praia, o ar que nos chega é trazido por correntezas aquecidas pelos testes nucleares feitos no pacifico. Será que há alguém com interesse em ler ou reler a obra de Dante?   


Heraldo Lins Marinho Dantas

Natal/RN, 06.04.2024 - 07h25min.




Um comentário:

  1. “INTERLIGADOS PELO CLIMA” é um texto necessário, pois aborda de forma impactante a conexão entre conflitos bélicos, aquecimento global e ações humanas. O inferno de Dante está às portas. - Gilberto Cardoso

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”