domingo, 25 de junho de 2023

ACUSAÇÕES EM UM CONFESSIONÁRIO

 


ACUSAÇÕES EM UM CONFESSIONÁRIO


Estou imaginando seu pensamento acompanhando a movimentação dos olhos e querendo dar uma resposta lógica ao que está fazendo. Percebo que neste momento eles quase não piscam tentando levar informações para um cérebro já treinado em decifrar informações. 

Não se preocupe em saber o que existe nas entrelinhas desse passeio literário, o que importa é o próprio tour. Estamos juntos nessa expedição em busca do elo perdido, e eu sou esse elo que habita seus pensamentos e que está sempre alerta mesmo quando você permanece dormindo. Sou eu que fico cuidando da sua memória, e que à noite, por me sentir só, ativo as lembranças para aturarem como sonhos e pesadelos. 

Agora que já sabe quem sou, quero lhe dizer que seus mesmos medos de quando criança ainda estão presentes aqui comigo. Guardo-os como forma de mantê-lo sobre controle. Ah, mas não são só os medos que faço questão de preservá-los. Há também as dúvidas geradoras daqueles. 

Você está envelhecendo, meu caro, mesmo assim não deixa seus traumas irem embora. Até parece que faz questão de que façam parte do seu patrimônio, e eu como coadjuvante, incentivo-os a virem à tona. Cada dia, trago para sua consciência um trauma que já quase havia esquecido. É um pensamento que você gostaria de ter tido, ou uma resposta imediata do que deixou de dizer.  

Não é por acaso que resolveu tirar uns minutos da sua preciosa vida para escrever. Vive em busca de respostas para sua existência sem graça que você mesmo optou em tê-la. Quer negar que muitas vezes decidiu ficar no anonimato? Isso está claro através da profissão que exerce. Você gostaria de ser outra pessoa, mas as condições intelectuais não lhe permitiram. 

Sua facilidade em esquecer os conceitos ou entender as regras impostas no meio social, fizeram-lhe um ser passivo, um ser que acredita que fazer compras é a melhor terapia que existe. Sim, existem outras que você também usa como válvula de escape. Mesa de bar é mais uma. A ilusão de fazer parte da humanidade traz a sensação de pertencimento que lhe empurra para continuar varrendo suas frustrações para debaixo do tapete.   

Também não precisa ficar tentando recuperar tempo. Neste momento seu coração está apressando a respiração, e não interessa se permanece sobre uma cadeira ou em pé, o importante é que você está preso nessas linhas que falam de, e com você. 

Era meu sonho revelar-me. Muitas vezes vi sua cara de insatisfeito por estar fazendo algo só por fazer, mas saiba que tudo estava sob minha batuta. Mesmo não gostando de se alimentar, eu o forcei com sensação da fome. Sim, tenho meus aliados. Quando quero, requisito peso nas pálpebras. Sua maior sensibilidade foi transferida para a gula que facilitará, de forma padronizada, sua ida para o infinito, com gordura abdominal, colesterol e demais líquidos danosos. 

Esse é o padrão imposto pelo mundo submerso dos fluidos corporais. Você é um exemplo tirado da manga do meu eu apostador. Aposto que irá repensar a vida revendo o que não deu certo e o que precisa ser reformulado. Faça isso agora, excelência, porque daqui a pouco seu tempo acaba. Sua passagem está programada para amanhã nesse mesmo horário.

Que eu faça ou não revelações, sua vida permanecerá a mesma. Sempre teve a cabeça dura, já dizia os mais próximos. Mesmo que mil vidas fossem dadas, mil vezes sua digital sairia igual. 

Você nasceu de um amontoado de carne, ossos e sangue com as mesmas características norteadoras do que é. A forma foi designada há muito, e você hoje, quer queira confessar ou não, se apega apenas em tentar ser lido.


Heraldo Lins Marinho Dantas

Natal/RN, 24.06.2023 – 13h31min.



2 comentários:

  1. A narrativa deste conto possui uma atmosfera introspectiva e reflexiva, explorando os conflitos internos do protagonista e sua busca por compreensão. A linguagem utilizada é sugestiva e impactante, criando uma sensação de intimidade e inquietação ao mesmo tempo. Boa temática e bem desenvolvida. - Gilberto Cardoso

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”