terça-feira, 7 de junho de 2022

CINDERELA AO CONTRÁRIO - Heraldo Lins

 


CINDERELA AO CONTRÁRIO

    

Aos catorze anos fora expulsa de casa. Onde iria morar...? Seu admirador a recebeu, deu-lhe as chaves da casa e três filhos. Separou-se. Trabalhava em tudo que aparecia, até de segurança, dando baixa quando recebeu uma facada nas costas. Só não foi a óbito devido à gordura protegendo o pulmão. Ainda bem que não perfurou aquele que é bombardeado, a cada meia hora, com fumaça. 

Nariz afilado, sorriso fácil, sua altura a deixa bem confortável. Não é feia, mas o corpo avantajado atrapalha um pouco. Queria possuir sonhos que tanta gente falava que precisava ter para seguir um rumo certo. 

Queimava-se ao sol gritando na porta da loja para que os clientes entrassem. No final de semana, trabalhava preparando sanduiches, embalando-os para os motociclistas entregarem. Ganhava pouco, mas pelo menos conseguia comer à vontade. Quando não estava sacolejando dentro dos coletivos, assistia jogos de vôlei. Pensava que se tivesse oportunidade seria jogadora profissional. Queria pular, cortar a bola, porém, sabotava-se. Roupas apertadas chamavam a atenção para as pernas longas, se não eram torneadas, pelo menos, bem apropriadas para o esporte. 

Aniljara, quando distante das filhas de olhos azuis, mostrava-as em fotos guardadas no celular. Ao ficar cuidando de idosos, fumava escondida. Dizia que ia à rua fazer algo e aproveitava para tragar, vício adquirido no Bar do Priquito. Esse bar era a sua diversão. Disse-me que difícil era a noite em que não havia briga de faca. Ela estava sempre por lá. Dizia-se consumidora de homem, seu passatempo preferido. Vinte e oito anos bem ou mal vividos, não se importava com esses conceitos bestas. 

Estava se sustentando em pé, e para ela já era o bastante. Nem pensava o que pretendia fazer amanhã. As coisas iam surgindo, e assim tinha sua vida na ponta dos dedos. O que ganhava, gostava de dividir com as vizinhas carentes. Um pouco mais de carência, torna-se-ia miserável. 

Tinha disposição para trabalhar, igual a seu pai com três mulheres e uma ruma de filhos. A mãe herdara a profissão de amante vinda da linhagem materna. Tudo seguia normal. O pai, muito bruto, era das forças do governo. General? Comandante mais novo até então formado pela academia. Vinte e três anos já estava no comando naval. Ela se parecia com ele e orgulhava-se do pai mulherengo. Acreditava estar indo à forra ao usar os homens como o pai fizera com as mulheres. 

Não sabia dizer um não, e quando as madames a contratavam como cuidadora aceitava o desafio de comer sem parar. Suas empregadoras compravam pães, bolos, doces e satisfaziam-se vendo-a comer até limpar a mesa.  

Sua experiência nos livros foi passageira. Lembra-se da história de um homem que comia por vinte. Todas as suas narrativas são bem alimentadas. Disse que adora misturar feijão com rapadura. Sobre suas taxas, acha que estão a mil. Quem se importa com isso..? Nunca vai ao médico, com exceção quando precisou ser costurada. Evita marcar consulta porque ouviu falar que eles arranjam doença para o paciente. Eu disse que era melhor ir, e que só se deve guardar dinheiro, doença não. Respondeu-me sem pestanejar: como não tenho dinheiro, guardo doença mesmo. 

No final da entrevista, pedi-lhe para definir sua vida num poema. Ela recitou, de autoria de Bráulio Bessa, o seguinte:


“A vida é uma corrida

Que não se corre sozinho

E vencer não é chegar,

É aproveitar o caminho

Sentindo o cheiro das flores

E aprendendo com as dores 

Causadas por cada espinho


Aprenda com cada dor,

Com cada decepção,

Com cada vez que alguém

Lhe partir o coração.

O futuro é obscuro

E às vezes é no escuro

Que se enxerga a direção”.


Heraldo Lins Marinho Dantas

Natal/RN, 06.06.2022 -  11:45



2 comentários:

  1. Parabéns, Heraldo. - Gilberto Cardoso dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Gilberto. Cada dia um desafio em trazer algo novo. A luta continua.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”