terça-feira, 26 de outubro de 2021

UM POUCO DA COLETÂNEA "CONCERTO DE PALAVRAS"






UM CONCERTO, UM REGENTE E VÁRIAS PARTITURAS (Prefácio de Valdenides Cabral

Qualquer tentativa de compreender o que é a música [...] permaneceria inacabada se não se explicasse as profundas emoções que se sente ao escutar obras capazes até de fazer correr lágrimas. 

Claude Lévi-Strauss

 

Eis que estamos na antecâmara de uma ópera peculiar. Ao atravessarmos esta primeira página, todos os sentidos atentam para um Concerto de palavras regido pelo Maestro, Paulo Caldas e sua orquestra literária.

A cada página uma partitura diferente compõe a presente coletânea, fruto de uma criação intensamente vivenciada dentro do ambiente virtual da Oficina Literária, como pede o momento. Uma coletânea onde cada autor imprime suas particularidades de mundo através do ritmo das palavras que escolhe. Um conto, uma crônica, um poema... escrevivências de mundos, seleta de verdades literárias compartilhada, aprimorada e entregue ao leitor para deleite e reflexão.

Quando falo em verdades literárias é sobre a capacidade que temos, enquanto escritores, de batizarmos os nossos escritos, de podermos falar de nós e do outro. Ora representados por um eu confessional, por um eu lírico, ou por um homo fictus e vivendo dentro de um universo poético a construir uma sinfonia harmoniosa de palavras, somo aptos a despertar no leitor um estado de encantamento, uma identificação capaz de o levar a novas leituras, a descobrir sentidos plurais. E, conforme nos diz Barthes, “o plural do texto deve ser, efetivamente, não à ambiguidade de seus conteúdos, mas ao que se poderia chamar de pluralidade estereográfica dos significantes que o tecem (etimologicamente, o texto é um tecido)”. (BARTHES, 2004, p. 70).

Neste Concerto de palavras, nós, que fazemos a Oficina Literária Paulo Caldas, entregamos ao leitor um pouco do nosso ser encarnado na linguagem literária.

 

Recife, 13 de agosto de 2021


Pós-Doutora em Letras pela UFPE (2007). É professora Associada da UFRN, atuando na Pós-Graduação. Publicou "Pulsações", pela Annablume (SP), Poesia Menor, pela Editora Scortecci (SP) e O Corpo Erótico na Poética de Gilberto Mendonça Teles, pela Edições Galo Branco (RJ) e Pontos de Passagem, pela Scortecci (SP). Em 2013 publicou O Retórico Silêncio, pela EDUFRN. Em 2017 publicou, Pulsar, novo livro de poemas, pela Scortecci (SP). Em 2020 entrou para a Oficina Literária Paulo Caldas, participando da Coletânea Caleidoscópio. É membro da União Brasileira de Escritores/RN.



A FACE DE ANTEROS

(Poema de Valdenides Cabral)

Qual foi a vossa perdição, eu vos direi: não

soubestes amar; faltou-vos arte; é a arte que faz perdurar o amor. (Ovídio)

 

 

Antes

 

a ti mil palavras

digo ao ouvido

e mãos triunfantes

escalam pontes e

rochedos

em frenesi.

Vênus não tem pressa

e o ponto que procuras

esconde-se

ante a doçura do bordado

magistral da natureza.

Louca e bárbara

ateio ao teu corpo

a chama de Hefesto

e moldo a face secreta do desejo.

 

Durante

 

Com tal ternura

o Amor me abraça

código morse combinado

braile reconhecido no toque

do prazer que me pertence.

Cativo me segue

espada em punho

a me salvar

da Paixão.

Sob custódia

me possuis

lanço a rede de desejos

e perpetuo o amor.

Teu ser matizado de Luz

reflete a face de Anteros.

Fora o teto de estrelas que nos cobre

nada mais.

 

Depois

 

O que faço das noites em claro?

Demoro o olhar na parede fria.

Seguro o estilete

risco teu nome na dureza do concreto

Enquanto penso

o tempo foge

foge a espera

o amor adivinhado.

Sopro das letras

o pó

o sentido esvaziado

e talvez acrescente:

nunca te fui fiel.

Repouso o estilete

no peito

leme

à deriva



“Concerto de palavras” é o título da coletânea anual de textos, em prosa e verso, da Oficina Literária Paulo Caldas.

O livro tem a presença de 25 participantes, o prefácio da professora Valdenides Cabral, as orelhas assinadas pelos escritores Alexandre Medeiros e Márcia Balazeiro Coelho, e contracapa de Aderson Simões Belo.

Na apresentação, Paulo Caldas afirma: “sou corta jaca das letras e melodias, alcoviteiro de quem se aprochega, flerta e se entrega às maravilhas de sons e versos por vocação, impulso ou fuga do ócio, daí a ousadia de reger a oficina, estúdio onde sob harmonias e batutas solidárias, escrevemos as partituras das canções desta coletânea, juntos num palco feérico de cortinas abertas para o nosso concerto de sentimentos e emoções”.

A edição, que comemora os 12 anos de atividades da Oficina, traz o projeto visual da artista gráfica Bel Caldas e a primorosa impressão da FacForm Impressos Limitada.

Os interessados poderão comprar o livro diretamente com o escritor Paulo Caldas pelo messenger na página oficial da oficina no Facebook , e ainda saber mais sobre a oficina literária pelo instagram oficial da oficina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”