domingo, 13 de junho de 2021

Lindonete Araújo, Poetisa Santa-cruzense, ganha Concurso de Poesias em nível nacional

 










Lindonete Araújo, Poetisa Santa-cruzense, ganha Concurso de Poesias a nível nacional 

 

Com muita satisfação divulgamos que a poetisa Lindonete Araújo, membro da APOESC, foi classificada em Primeiro lugar no Concurso Literário Prêmio Poesia Agora - primavera 2020, promovido pela Editora Trevo, São Paulo/SP. Em destaque tem a sua poesia, “Ébria nostalgia”, na contracapa do Livro antologia Poesia Agora: primavera 2020 (Editora Trevo, SP, maio 2021), também abrindo o sumário e com todos os outros classificados do concurso no referido livro.

Lindonete Gomes de Araújo Dias Câmara, natural de Santa Cruz/RN, filha do Sr. Manoel Lucas e Dona Lindalva, casada, duas filhas, estudou no Instituto Cônego Monte, Colégio Estadual, Colégio Gentil Ferreira e IESC, todos em Santa Cruz. Graduada em Serviço Social (UEPB) e Psicologia (Unipê/PB), com Pós-Graduação em Psicologia Humanista e Abordagem Centrada na Pessoa (Unipê/PB) tem participação na antologia APOESC em Prosa e Verso (2017). É a editora e autora do livro Centelhas poéticas (João Pessoa, 2020). Atua como psicóloga em Centro de Atenção Psicossocial na Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A cultura e poesia de Santa Cruz estão bem representadas. Nossos parabéns!

 

Dica: Confira seu Instagram: diversos_no_universo

 

Em primeira mão trazemos como brinde poético a poesia vencedora.

 

Ébria nostalgia     

 

A lâmina saudade

Ardente, latente

Cortante, sem vestes

No deserto

Árido da alma

Sem aura, cansada

Rasgada pelo tempo

Ao vento

Num ar de desaforo

Que lhes devora.

 

Saudosismo que não mata

Apenas maltrata

Que perde a fala

Entala e se cala.

Lacerada pelas lágrimas

Embriagadas

Pelo sexto sentido

No ritmo do cheiro

Da presença invertida

E até do não vivido.


In: Poesia Agora: primavera 2020 – 1. Ed. São Paulo, Editora Trevo, maio 2021.




17 comentários:

  1. Não me importam a parcialidade ou ser tendecioso neste momento; o reconhecimento soa mais forte.
    Lindonete Araújo está de parabéns por essa conquista. Sua poesia não vem da Academia de Letras ou encaixada em escola literária. Seus versos são singulares e profundos, beleza agreste e nativa, flor do algodão (para quem conheceu esta linda flor brotando esperança e alegria no nordestino), flor do mandacaru e do xique-xique, como exemplos. Versos que revelam sua integridade e de quem possa se identificar com os mesmos. A autenticidade e empatia se sobressaem. Sua formação superior acrescentou a ampliação da visão social e humana em seus vários aspectos. Discreta verbalmente e em atitudes. Revela-se assim um novo talento ao universo literário e aos amantes da poesia.
    Roberto Flávio (esposo, privilegiado por conhecer e apreciar seus versos antes das publicações ☺️😄).

    ResponderExcluir
  2. Prezada amiga e poetisa Lindonete,

    não apenas você e seus familiares: O Nordeste, o RN e Santa Cruz foram bem representados por você nesse concurso e têm motivos para comemorar. Sinto-me extremamente feliz por fazer parte desse momento de alegria. Suas habilidades poéticas são inegáveis e, finalmente, recebem reconhecimento a nível nacional. Nossos mais sinceros aplausos! - Gilberto Cardoso dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Como leitora e fã fico muito feliz por mais pessoas poderem usufruir de poesias tão tocantes! Gratidão, Lindonete, por compartilhar do seu talento!

    ResponderExcluir
  4. Que bom momento vive a nossa literatura, não só com publicações, mas também com o coroamento dessa produção destacando-se em certames nacionais. Parabéns conterrânea Lindonete e avante com sua poesia!!!!

    ResponderExcluir
  5. Que bom momento vive a nossa literatura, não só com publicações, mas também com o coroamento dessa produção destacando-se em certames nacionais. Parabéns conterrânea Lindonete e avante com sua poesia!!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, minha irmã, por essa conquista e feito. Fico encantado toda vez que vejo mais um passo sendo dado no campo do conhecimento e da evolução pessoal. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. A visibilidade de nossa terrinha no mais alto lugar da cultura das letras. Isso muito nos comove e nos alegra. Motivo maior para nossos aplausos.

    ResponderExcluir
  8. O talento poético de Lindonete Araújo é notável.
    Na poesia, não tenho dúvida, existe o dom divino.
    A linda poesia, " Ébria nostalgia ", mexeu com com o sublime sentimento que se chama saudade.
    Muitas vezes, na nossa vida, sentimos como se fosse um abraço apertado por trás, viramos e não encontramos ninguém. Agora sei que é o: saudosismo que não mata/ apenas maltrata, como disse a poetisa
    Parabéns para poetisa Lindonete Araújo.
    Francisco Seraphico da Nóbrega (CHICÃO), Vice-Prefeito de Santa Luzia/PB.

    ResponderExcluir
  9. Por: Danilo P Guerra/Ceará.

    Meus queridos Robertinho (Permito-me assim chamá-lo) e Lindonete, vocês são vitoriosos! Você, um educador, digno de todo respeito e admiração. Inclusive, sabemos que em países desenvolvidos, o quanto esta qualificação é valorizada. Vide caso da Coréia do Sul, que, se não me salvo o engano, deu um salto em 25 anos, uma virada, graças ao investimento em Educação! E sua esposa, Lindonete, Psicóloga, uma profissão fantástica, que cuida da mente humana e traz alívio às dores daqueles que sofrem. Dores que a Medicina não pode curar, que são as dores da alma. E eu o/a diga. E fico muito lisonjeado em você dizer que faço parte dessa história! E mais feliz, ainda, com a vitória do casal santa-cruzense, pois mesmo sabendo que adoramos nós todos a Paraíba, eu sei do carinho que você tem por sua terra, nossa também querida Santa Cruz, que um dia, em breve, pretendo visitá-la e conhecê-la. Sendo assim, mais uma vez parabéns e um grande abraço ao casal.

    ResponderExcluir
  10. Professor Ari/João Pessoa.

    Gostaria parabenizar nossa amiga Lindonete pelo merecido primeiro lugar em concurso nacional de poesias!

    Parabéns e continue encantado e iluminando o mundo com a luz da poesia.

    ResponderExcluir
  11. Judigley Abrantes/João Pessoa.

    Parabéns, Lindonete, por esse prêmio tão merecido. Que Deus te ilumine e te dê muita inspiração para continuar nos presenteando com suas lindas poesias. E parabéns tbm pelo seu aniversário um pouco atrasado rsrs Muita paz, saúde, felicidades e muita luz no seu caminho ����������

    ResponderExcluir
  12. Márcia Henriques/João Pessoa

    Parabéns, merece demais esse reconhecimento! Que venham muitos outros prêmios e livros!

    ResponderExcluir
  13. Dvângela/João Pessoa

    Parabéns pelo trabalho de alto nível... Nós que ganhamos pela qualidade das poesias! Gratidão!!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, poetisa Lindonete Araújo.

    Primorosa poesia que nos remete aos melhores sentimentos nostálgicos.

    Realmente digna do Primeiro Lugar.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns à poetisa Lindonete Araújo, por esse primor de poesia e pelo tão merecido prêmio, que vem a orgulhar todos nós nordestinos, digno de elogios!
    É que continue e venham mais produções poéticas a encantar a todos nós!
    Um grande abraços aos amigos Lindonete e Roberto!
    Danilo.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”