domingo, 21 de fevereiro de 2021

TROVAS SOBRE GATO - vários autores

 TROVAS SOBRE IMAGEM DE GATO DORMINDO - Vários autores (produzidas no grupo "Nós, os Trovadores")


1

De onde venho? Quem sou eu?

Jamais se pergunta o gato.

Basta-lhe o que comeu,

descansar, ter um bom trato.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

2

O mourão foi construído

pra segurar a porteira,

porém o gato sabido

lhe deu função prazenteira.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

3

Vocês de gato me chamam,

isso eu sou por natureza;

sei que as gatinhas me amam,

pois sou gato na beleza.

Gilberto Cardoso dos Santos PB RN

4

Sou medroso e corajoso,

posso ser presa ou perigo;

malvado, zanho ou manhoso:

tenha cuidado comigo.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

5

Luz solar, suave brisa,

estratégica visão.

Tudo que um gato precisa

após lauta refeição.

Gilberto Cardoso dos Santos PB e RN

6

Todo gatinho é  folgado 

e ao mesmo tempo, faceiro.

Dormindo todo largado 

no seu lugar costumeiro.

Regina Rinaldi

7

Eu estou estupefata ,

Mel, me explique o que ocorreu,

se eu sempre fui dele a gata

e você pensa que é seu?

  Ariete Regina

8

Como um gatinho pequeno 

pode despojar a cena?

Está tirando um soninho

na paisagem bela e plena.

Malu Bontorin

9

Aquele gato safado

não está mais no mourão,

já correu todo assustado

por causa de um gavião.

Melanialudwig- Rio Preto SP

10

Esse gato muito esperto 

 no alto do mourão descansa

sabe que ali está liberto,

e tira soneca  mansa...

Melanialudwig

11

Num dia de pasmaceira,

na maior tranquilidade,

dorme o gato na porteira,

com muita serenidade.

Melanialudwig

12

Vida sossegada eu tenho 

 e durmo em qualquer lugar,

mas no alto eu não desdenho,

há proteção a me amparar.

Andréa Lima

13

Vim ao encontro marcado

e aguardo a gata chegar,

ela demora um bocado...

Adormeci no pilar.

Márcia Jaber

14

Gosto desta liberdade!

Durmo, caço passarinhos

ás vezes, vou á cidade,

aqui, procuro os ninhos!

Dalva Saudo

15

Num cantinho, reservado.

descansa o gato, sozinho,

sonhando, mesmo acordado,

com a gata do vizinho.

Silvia 

16

Queria um gatinho assim,

louro,  bonito, amoroso!

Não o gato do jardim,

mas um cara bem charmoso!  

    Janilce

17

Ao brigar com sua amada

o gato sobe ao mourão;

de tanto levar unhada

já prefere a solidão.

(Mário Moura Marinho)

18

Sossegado, quem diria, 

nem sequer vai vigiar. 

O gato dorme de dia

pra de noite namorar...

Elias Pescador

19

Assim, cercado de paz,

até eu relaxaria !

Eta ! Vidão, hein rapaz?

 E eu aqui na correria!!

    Janilce

20

Serenamente, observo

 esta paisagem que encanta,

sem necessitar de servo

a me estender uma manta.

Maria da Glória

21

Se o gato vocês curtiram

(até eu mesmo achei lindo)

é porque nunca me viram

também deitado e dormindo.

Julimar Vieira

22

Eu de gato nada entendo,

prefiro meu belo cão

ele sempre vem correndo,

alegrar meu coração!

Gleyde Costa

23

E com sorrisos se exclama 

na mais feliz brincadeira:

o gatinho faz de cama 

grosso mourão da porteira!

Henrique Eduardo Ocara-CE







4 comentários:

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”