terça-feira, 14 de maio de 2019

Sombras nas cavernas - Heraldo Lins


Nossa existência é marcada por experiências agradáveis que gostaríamos que fossem eternas.Mas nos vêm as amargas que influenciam e alteram nossos medos. Os inocentes não acumularam medos, por isso se deixam ficar nos braços dos outros. Evitamos braços e abraços desconhecidos depois da experiência das dores. 

Somos lapidados pelos sentimentos de perdas e ganhos.  O ganho nos dá a sensação de poder, a perda nos ensina a saber escolher. Somos guiados pelo poder de ter para dominar. Nunca almejamos algo para dividir. 

A relação afetiva também segue o mesmo padrão.  Sempre queremos algo com exclusividade. Com apego e egoísmo. É característica do animal. Demarcação de territórios.  Nem aceitamos de bom grado quando o objeto de conquista já mantém uma convivência de união. Foge da nossa capacidade de aceitar tal fato. 

Sofremos a angústia de querer mais e sempre ter menos. Nunca sofremos quando queremos pouco e  nos é dado muito. O pior é não ter consciência desse jogo dos sentimentos. Eles alimentam as ideias e seguimos achando que foram produzidas por nós. Nem nos damos contas que há algo mais forte direcionando nossos quereres.

 O próprio animal que está escondido nas etiquetas civilizatórias que, assimilados durante a convivência social, nos dita as regras. 

 Vamos caminhando na estrada da vida acreditando em nossas decisões. Mesmo sendo longe da lógica, decidimos pelo mais agradável.  Pelo bem-estar imediato. A batata é substituída pelo milk shake. A esposa, pela amiga íntima. O diferente e perigoso traz um brinde de adrenalina. Droga natural que move as ações humanas. Que faz  homens e mulheres se arriscarem para vivenciar suas fantasias.  Sem isso permaneceríamos, ainda hoje, olhando as sombras refletidas na parede da caverna de Platão.

Heraldo Lins
Natal/RN, 14.05.2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”