domingo, 2 de abril de 2017

DICAS DE VOTAÇÃO PARA O FESTIVAL FORRÓ DE VERDADE - Gilberto Cardoso dos Santos





Está em curso a escolha de músicas que farão parte do festival Forró de Verdade, evento criado com o objetivo de “resgatar e fomentar a cultura nordestina”. Rodrigo Souza, um dos idealizadores e organizadores do evento explicou a razão principal do projeto:

“O povo está carente de músicas inspiradoras, de letras que toquem o coração, de melodias que mexam com a alma. A cultura nordestina tem seguido outros rumos em relação ao forró. Pouco a pouco, nossas raízes, e essencialmente nossa identidade, tem sido suprimidas por ritmos que não representam o forró nas festas, quadrilhas e festivais”.

A votação, destinada a revelar talentos potiguares, é feita online, através de um aplicativo criado para este objetivo. Iniciada em 01.04.2017, vai até às 23h59 do dia 28.04.2017. 



Representando Santa Cruz/RN, temos dois importantes nomes: Hélio Crisanto (poeta e vocalista do Trio Arapuá) e Camilo Henrique (maestro).

A composição de Hélio Crisanto (letra sua e melodia de Galvão Filho) pode ser vista e votada aqui: http://festivalforrodeverdade.com.br/#subscribe=38

A composição do maestro Camilo Henrique e de Leão Neto, bela e fiel aos parâmetros de um forró de verdade, acha-se neste link: 

As 30 músicas mais votadas serão avaliadas por uma comissão julgadora que selecionará 8 músicas para a grande final, em 20 de maio de 2017. Neste dia, Além da apresentação das 8 músicas campeãs, selecionadas para a grande final, shows de Waldonys, Alcymar Monteiro, Aduilio Mendes, Os Gonzagas e Confraria do Fole enriquecerão o evento.

IMPRESSÕES PESSOAIS 

Ouvi boa parte das músicas inscritas neste festival e pretendo ouvir todas. A grande maioria das que analisei fogem à proposta do concurso e outras, embora pertinentes, deixam a desejar. Umas  têm potencial de entrar para o rol de produções risíveis. Alguns vídeos dão a impressão de que o concorrente, ao se inscrever, não viu o nome FORRÓ", tampouco a locução "DE VERDADE". Todavia, há composições muito lindas. Recomendo que ouçam com atenção a música do conterrâneo Hélio Crisanto. Letra e melodia belíssimas. No link http://www.forrodeverdade.com.br/, clique em VOTE AQUI e em seguida, após clicar em MÚSICA COM LETRA, na sétima bolinha, conforme ilustrado na imagem abaixo. Aparecerá o vídeo dele. Ouça-o com atenção e se achar que merece, vote nele. 



Para encontrar a música de Camilo, clique na última bolinha:



Fora da página de votação, veja os videos concorrentes de nossos conterrâneos:





Parabéns aos organizadores Júnior Lobato e Rodrigo Souza. Vocês, com este festival, criam a possibilidade de darmos uma revitalizada na música nordestina e potiguar.
Parabéns ao maestro Camilo e a Hélio Crisanto pela qualidade das músicas inscritas. Isso sim, é forró de verdade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”