sexta-feira, 20 de julho de 2012

"Bulindo cum eu" na Escola Cosme Marques - Gilberto Cardoso dos Santos




Hoje, 19.07.2012, a Escola Cosme Ferreira Marques viu seu pátio encher-se de riso pela manhã e à tarde. Os palhaços Pipocão e Tutti-Frutti fizeram a alegria das crianças e adultos presentes no espetáculo "Bulindo cum Eu - Uma comédia Anti-bullying", idealizado pelo médico-psiquiatra Dr. Epitácio Andrade. A
frequência dos aplausos e o barulho das risadas de crianças e adolescentes fizeram as duas apresentações - lotadíssimas - valerem a pena.



Emocionante foi o momento em que ouvimos uma criança sussurrar para outra: "Este foi o melhor aniversário que tive na minha vida."
Na opinião de professores e alunos e das gestoras Shirley e Graça as apresentações cumpriram bem seu papel. "É pena que não tenhamos com mais frequência eventos desta natureza em nossa escola", disse-nos um professor ao término.
Tal espetáculo só foi possível graças ao empenho do médico e escritor Dr Epitácio Andrade e à contribuição de Aderson Leão, proprietário da LaboClínica Trairi. A Apoesc, em parceria com estes apologistas culturais de peso, pôde colaborar no combate a este mal chamado Bullying, tão presente em nossas instituições escolares. 
Com pequenas intervenções antes e durante a encenação, Dr Epitácio, de forma didática e descontraída, buscou conscientizar a todos sobre as consequências do Bullying e os modos de combatê-lo.
Deixemos que este nos esclareça melhor os propósitos e características deste espetáculo:

"Com o intuito de desenvolver um instrumental teórico-prático de enfrentamento ao problema representado pelo assédio de escolares na faixa etária de 07 a 14 anos, formulou-se um esquete cênico para os palhaços “Tutti-fruty” & “Pipocão”, com adaptação de textos circenses e polêmicas sobre alimentos industrializados e naturais, para que num espetáculo interativo com a platéia formada por escolares e professores, possa se realizar uma comédia anti-bullying.
“Bulindo cum eu...” é um espetáculo com duração aproximada de uma hora e os palhaços são incorporados por um arte-educador e por um artista circense, sendo registradas as observações comportamentais da platéia escolar, previamente conhecida por meio de contatos com a docência, por um médico psiquiatra e por um psicólogo. Após a realização de algumas apresentações do espetáculo cênico em diferentes cidades do Estado do Rio Grande do Norte, tem-se observado, preliminarmente, que a atividade socioterápica deixa as crianças “maravilhadas”, interativas e requisitantes de novas apresentações, ao mesmo tempo em que as professoras fazem relatos que os escolares desenvolvem o conhecimento sobre o problema do assédio escolar e melhoram no aspecto relacional com os colegas, impactando nos indicadores educacionais e de saúde escolar, inclusive com percepção da melhoria comportamental pelos genitores e familiares, constatando-se que a intervenção tem produzido efeitos de natureza cognitiva e afetiva com importantes repercussões volitivas." - Epitácio Andrade



Por fim, agradecemos à Escola Cosme Marques - aos professores, alunos e gestores -  pelo modo como os artistas foram recepcionados e tratados. Estes, voltaram para Natal com a melhor das impressões sobre nossa comunidade escolar.


De todo coração agradecemos aos artistas Alberi Silva e Aucides Bezerra por se disporem a fazer este trabalho voluntário de tão grande impacto social.


2 comentários:

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”