segunda-feira, 21 de maio de 2012

FRASES DE JOÃO GUIMARÃES ROSA



Medo, não, mas perdi a vontade de ter
coragem.
*****
A lógica, meu caro, é a faca com a qual
o homem ainda se matará um dia.  Só
quem supera a lógica pensa com justiça.
Refl ita pois uma vez: amor é sempre iló-
gico, mas todo crime é cometido segundo as leis da lógica.
*****
Eu quero a paz, e pago-a com um fervor
de guerra.
*****
A morte é um corisco que sempre já
veio.
*****
Só o epitáfi o é fórmula lapidar.
*****
Eu não sou revolucionário da língua. As
pessoas que afi rmam isso não têm elas
mesmas o sentido da língua, porque julgam
segundo a pura aparência. Se é preciso absolutamente
uma classificação, eu
gostaria mais de que me chamassem de
reacionário da língua.  Porque eu quero
voltar cada dia à origem da língua, ali,
onde a palavra ainda está abrigada nas
entranhas da alma, para que eu possa
dar-lhe a luz, segundo minha imagem.
*****
O que não é Deus é estado de demônio.
Deus existe mesmo quando não há. Mas
o demônio não precisa de existir para haver –
a gente sabendo que ele não existe,
aí é que ele toma conta de tudo.
*****
O sertão é do tamanho do mundo.
*****
Mesmo, o espaço é tão calado que ali
passa o sussurro da meia-noite às nove
horas.
*****

Todo buritizal é florestal – ramagem e
amar em água.
*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”